E comete gafe ao trocar Colombo por Cabral na descoberta do Brasil/Bahia
Foto: BJÁ |
 |
Ademir Ismerim apresenta desembargador Cintra ao governador Marconi Perillo, no Iatch |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O advogado Ademir Ismerim, o qual é amigo pessoal e assessor na área jurídico eleitoral do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), afirmou ao BJÁ que o chefe do Executivo goiano deixou Salvador no final da tarde desta quinta-feira, 26, muito feliz com a homenagem prestada na Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Baiano e com o almoço no Iatch Club da Bahia, com a presença de lideranças baianas e goianas.
2. De fato, Perillo mostrou simpatia com todos, sem sapato alto com a imprensa, atencioso, e não se furtou a responder perguntas desde a convenção do PSDB nacional, próximo dia 28, à divisão do Estado da Bahia, sobre o que falou que é preciso ter maturidade, consenso e "um debate sem paixões". E deu exemplo de como o Tocantins avançou depois da divisão territorial de Goiás.
3. Sem conhecer com detalhes a história da Bahia cometeu algumas pequenas gafes como chamar o presidente do TCM, Paulo Maracajá, de Paulo maracujá (a tempo pediu desculpas) e as embarcações Santa Maria, Pinta e Niña que teriam aportado acá, no descobrimento do Brasil, quando essas naus foram pilotadas por Cristovão Colombo ao descobrir a América. Faz parte!
4. O governador Jaques Wagner foi representado pelo chefe de Gabinete, Edmon Lucas, e o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), disse que o chefe do Executivo baiano não pode comparecer porque já tinha agendado outro compromisso. Também faz parte!
5. Ao que se falou em bastidores, Wagner não teria ido temendo o discurso do deputado Elmar Nascimento (PR), um dos autores da indicação do título a Perillo juntamente com o deputado Ângelo Coronel (PP), o qual "bateu" forte no chefe do Executivo baiano. Há quem achasse deselegante a atitude de Elmar.
6. Elmar disse, entre outras coisas, que a Bahia é a atual campeã da miséria nacional, que as taxas de violência e criminalidade assustam qualquer cristão, e que Wagner deveria, no mínimo de espelhar em Goiás. Tava bravo! Frisou que, enquanto Goiás cresceu em sua economia acima dos indicadores nacionais, a Bahia afunda.
7. E mais: ao saudar o governador Perillo lembrou "nosso inesquecível ACM, aqui representado pelo seu filho, ex-senador ACM Jr, e pelo deputado federal ACM Neto".
8. O deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia, recebeu o governador goiano na rampa do Palácio Luis Eduardo Magalhães e levou-o até o salão nobre. Em lá chegando, estavam Paulo Souto, César Borges, Antonio Imbassahy e ACM Jr. De repente, o governador falou assim: - Vamos fazer uma foto. Clic! Só que, a essa altura, Marcelo já tinha ido para seu gabinete.
9. Meu amigo! A comitiva de Perillo teve que seguir de ônibus: 30 deputados, 3 senadores, presidente da OAB, presidente da Federação das Indústrias, presidente dos tribunais, secretários de estado, assessores, jornalistas, radialistas, que deu pra encher metade do plenário da ALBA.
10. O cerimonial da ALBA colocou Will Carvalho para cantar o Hino ao Senhor do Bonfim e a "goianada" ficou de pé, perfilada. Mas, como não sabia cantar nem o refrão, comum aos baianos, escutou atenciosa.
11. A ALBA deu uma lição de maturidade. Tinha deputados de todos os partidos, até do PT.
12. Em sua fala, Ângelo Coronel (PP), lembrou a "liderança nacional de ACM Neto" e mais disse que, se Perillo não fosse político seria artista e integraria a dupla sertaneja "Marconi & Perillo". Teve um jornalista ao meu lado que entendeu "Marrone e Perillo".
13. Já o governador Perillo encheu a bola de César Borges, Paulo Souto e Imbassahy e lembrou que aprendeu muito na política com o ex-deputado Luis Eduardo Magalhães, "por sua tolerância, carinho, respeito a todos". E também encheu a bola de ACM Neto.
14. Sobre o advogado Ademir Ismerim só fez elogios e disse o quanto ele o ensinou a entender a vida, a generosidade. E também a culinária baiana.
15. Perillo também disse da generosidade da Bahia que acolhe a todos: Pierre Verger (francês), Carybé (argentino), Wagner (carioca) e ele (goiano). Faz parte!
16. E Sêo Barriga passou por mim e perguntei se não ia à festança goiana: - Não. Vou tomar um cafezinho na cantina.
17. Já no Iatch Club da Bahia, no almoço, chega o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB) e cumprimenta o deputado ACM Neto: - Como vai a candidatura a prefeito (de Salvador) deputado? - Só depende de você, responde Neto.
18. O pessoal da Bamor, convidado de Ismerim, que é Bahia doente (como se diz) estava cercando Túlio Maravilha, vereador em Goiânia e presente ao evento, para uma conversa. Seria interessante: Ricardinho e Túlio.
19. Aí um camarada me confidenciou no Iatch que estariam a exigir R$7 milhões para que o projeto do Shopping Aero Plaza, a caveira de burro da Boca do Rio, ande sem problemas. É grana!
20. E Paulo Azi, deputado do DEM, disse ao BJÁ que ficou assustado com o "despreparo" do presidente da Embasa ao falar na Comissão de Consumo da ALBA. Teme pelo pior na empresa!
21. O deputado Carlos Geilson, PTN, presente no Iatch, disse que Perillo é ecumênico pois conseguiu reunir a todos na ALBA.
**
22. O deputado federal Antônio Brito (PTB-BA) foi indicado relator da Subcomissão Especial que vai analisar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), seis anos após a sua criação, fazendo uma radiografia de como ele vem sendo implantado no país, em especial nas grandes regiões metropolitanas.
23. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 25, o PTN e o PTC lançaram a pré-candidatura de Maurício Bacelar à prefeitura de Camaçari em 2012. Maurício Bacelar é engenheiro civil, foi diretor do COPEC, ocupou o cargo de secretário de Habitação e de
Infra-estrutura de Camaçari e atualmente é presidente do PTN na cidade.
24. Chic! Criaram uma Associação de Transparência Municipal (ATM) já conferindo prêmios.
25. Leitor diz que Manoel Vitório conhece muito bem o que significa URV porque ele foi do IPRAJ.
26. Lula desembarcou em Brasília não foi pra tomar um chopinho. Nem pra acompanhar o naufrágio do barco no Paranoá. É outro barco da política que está dando água.
27. O deputado Angelo Coronel me disse que estava de licença médica, mas, já voltou a Assembleia.
28. Zé Ronaldo, ex-prefeito de Feira, disse que iria mandar uma resposta ao BJÁ sobre um provável "caso de improbidade" envolvendo sua administração, mas, até agora, nada!
29. Já que o senador Pinheiro pediu para readmitir os grevistas dos Correios, vamos ver se pede para o governo da Bahia pagar o salário dos professores das universidades estaduais em greve.
30. O deputado José de Arimatéia (PRB), o qual esteve adoentado (passou muito mal em Brasília) está de volta à Assembleia na segunda-feira próxima, 30.
31. A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) participa na próxima segunda-feira(30) às 15h juntamente com entidades de defesa da Criança e do Adolescente da "Audiência Pública Fundação Cidade Mãe - Não deixe este projeto acabar", no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador .
32. Requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a audiência tem por objetivo frear o processo de sucateamento do programa criado durante a gestão de Lídice como prefeita e sensibilizar a atual administração municipal a reabrir as unidades fechadas e restabelecer o padrão de atendimento original.
33. O deputado Arthur Maia esteve em audiência com o reitor do Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA), professor Sebastião Edson Moura, ocasião em que foi informado que a licitação para conclusão das obras do campus de Bom Jesus da Lapa será lançada até o final do mês e a previsão de sua conclusão é de 12 meses.
34. Pelo 19º ano consecutivo, o Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (MovPaz) promove neste domingo, 29 de maio, a Caminhada pela Paz 2011, com concentração na Avenida Getúlio Vargas, na proximidade do viaduto da Avenida João Durval Carneiro, às 16 horas.
35. Morre em Serrinha, Pedro Baleiro, uma das figuras populares mais queridas. Era baleiro e virou comerciante de armarinho.
36. As meninas do cerimonial da ALBA vão pedir reajuste salarial. Depois da sessão especial a Perillo ainda teve mais uma sessão, à tarde, sobre o Dia da África.