Vem aí a campanha Devolva meu Vitória para renovar a cartolagem
Foto: Blog do Latinha |
|
Conteineres com possível material raidativo nas dependências do BPM/Guanambi |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. No momento em que segmentos da comunidade internacional se preocupam (e muito) com as questões radiativas, e o vazamento no Complexo Nuclear de Fukushima, no Japão, atingido por um tsunami e maremoto, colocou o debate em pauta com muita intensidade, causa apreeensão, de fato, este caso do lixo radiativo que seria destinado a Caetité e se encontra no 17º BPM de Guanambi. O temor é ainda maior porque há uma generalizada falta de informações.
2. Já seria o caso do governo do Estado, uma vez que os conteineres estão custodiados numa área militar da PM, emitir uma nota pública informando o que se passa de real, se os conteineres contém materiais radiativos que possam prejudicar a população, para que as pessoas se tranquilizem. Os deputados federais da Bahia também deveriam se pronunciar, exigir explicações dos órgãos federais que cuidam dessa matéria, e assim por diante.
3. As informações preliminares que se têm são de lideranças comunitárias de Caetité, as quais se mobilizaram com a população deste município e impediram, na tarde/noite de domingo, que a carga (seriam 13 caminhões com conteineres) entrasse na área urbana e também industrial, onde operam empresas que processam materiais radiativos. E, como nessa matéria, a população de Caetité sabe o que faz, é de se supor que as cargas são explosivas.
4. E o que se fez como medida paliativa! Uma válvula de escape. Conduziu-se as cargas (como se um preso fosse) para uma área do 17º Batalhão de Guanambi, município que é sede da microrregião nesse enclave do Sudoeste do Estado. O prefeito não foi avisado, os deputados e a Câmara de Vereadores também não, e, nesta segunda-feira, quando a população de Guanambi acordou estava com a "bomba" no seu território.
5. Matéria tão relevante, pois, exige explicações das empresas envolvidas e do governo do Estado, até para que possam noticiar o que se fato em periculosidade está acontecendo, e não se proliferar um ambiente de temor como estão acontecendo nessas duas comunidades.
**
6. A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desª Telma Britto divulgou na última sexta- feira (13) a Carta de Salvador, durante o 87º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. O documento reúne o posicionamento do Colégio no que se refere aos temas discutidos durante todo o evento.
7. O Vitória é uma miragem.
8. Ser empregado público virou uma obsessão. Trabalha-se pouco e ganha-se bem. É a tese. Para o concurso dos Correios 1.200.000 brasis concorreram.
9. A Embasa faturou mais com o Bahia de Feira do que, com Daniela e Margareth juntas.
10. Um compadre meu que tem um sitio em Monte Gordo diz que vai vender a área. A violência é tal que não dá nem mais pra criar galinhas.
11. Os tempos mudaram tanto que, maio, mês das noivas, minguou com esse epíteto.
12. Bembé de Cachoeira foi a única manifestação à Lei Áurea.
13. Caso raríssimo: prefeito de Planaltino foi acordado por grupo de professoras com flores por pagar o piso nacional à categoria em seu município.
14. Curioso: o secretário Zezéu Ribeiro, do Planejamento, levou à Assembleia a LDO na quinta-feira última. Na sexta, através ofício, pediu o projeto de volta ao presidente Marcelo Nilo. E, na sexta, à tardinha, devolveu de novo.
15. Na Assembleia Legislativa o projeto mais antigo contra cobrança de pedágios nas estradas é do deputado Álvaro Gomes (PCdoB). Agora, com a proliferação de pedágios em várias estradas da Bahia, as deputadas Luiza Maia (PT) e Maria Luiza Laudano (PTdoB) também fizeram projetos, limitando em 4h e 12h, o trânsito de veículos.
15. Ou seja, se o motorista pagar a ida e retornar em 4h e/ou 12h não paga a volta. Álvaro, recentemente, enviou ofício à mesa pedindo para desarquivar o seu projeto, o mais antigo, e condensar tudo (o dele e o das duas deputadas) num único projeto.
16. Essa foi de um motorista de táxi: o Vitória comeu a sardinha (Bahia) e se engasgou com a pititinga (Bahia de Feira).
17. A deputada Luiza Maia (PT) comanda na quinta-feira sessão especial pelos 200 anos da imprensa na Bahia.
18. O líder da oposição, Reinaldo Braga (PR), diz que no decorrer desta semana entra com as ações na justiça contestando o projeto da reforma administrativa do estado que criou 4 secretárias e conferiu outras providências.
19. O deputado Sargento Isidório derrubou a sessão na Alba. Pediu verificação de quórum e só tinha 13 parlamentares no plenário.
20. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus diz que a Comuna vai montar uma mega-estrutura para a festa. "Nadando em dinheiro hem!Fernandinho!)
21. Já a Prefeitura de Serrinha acabou o Carnaval, acabou o São João e promete um "Pedrinho".
22. Agecom diz que Força Tarefa da SSP já desarticulou dez quadrilhas de assaltantes a bancos no interior da Bahia.
23. O Hospital Prado Valadares (público) instala serviço de infectologia.
24. Vem aí a campanha "Devolva meu Vitória".
25. Orlando Silva fratura tornozelo e fica imobilizado por 45 dias. Copa do Mundo 2014: Agora vai.
26. Deputada Alice Portugal (PCdoB) quer apurar a invasão da UFBA pela PM, em 2001. Será que vai convocar o comandante geral da PT, o atual?
26. Serra diz que fusão proposta por Aécio vem "fora de hora". Esses tucanos não se bicam nunca.
27. Tudo indica que o esquema desvendado, em Sergipe, sobre a manipulação dos leilões, na área da justiça trabalhista, tem provável similar na Bahia: um grupo vem arrematando os melhores bens por lances de baixíssimos valores, atuando em todos os rincões do Estado.
28. Consegue abranger desde hospitais a hotéis, passando por fábricas, fazendas, galpões e coisas que o valam, jactando-se que investiram em pouco tempo cerca de R$ 30 milhões nos arremates, quando o valor venal é de R$ 100 milhões.
29. A Petrobras comprou 49% das ações de uma extratora de óleos vegetais, com sede em Feira de Santana, para suprir as suas plantas de fabricação de biodiesel. Resultado: foi publicado, há pouco, o balanço anual da empresa apresentando um baita prejuízo, sem que a justificativa dos gestores fosse muito convincente.
30. Alega os altos custos das matérias primas (mamona, caroço de algodão, soja) como responsáveis pelos resultados, além das expressivas despesas financeiras, o que já sinaliza com a necessidade de aporte de novos recursos pelos sócios.
31. Alexi Portela pede empenho aos jogadores do Vitória. Deve ser pra não cair à 3ª Divisão.