Salvador só tem uma cirurgiã cárdio em pediatria para recém nascidos
Foto: BJÁ |
|
II Meeting de Saúde do Santa Izabel aborda gestão, mas alerta sobre pediatria foi comentado |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Será realizado em Salvador no próximo mês de outubro o Congresso Brasileiro de Pediatria reunindo centenas de especialistas médicos nesse segmento. Quem assistiu recentemente uma reportagem feita pela Rede Globo (Fantástico, último dia 23) viu que a situação do atendimento pediátrico no Brasil passa por uma crise enorme, isso porque os estudantes de medicina não estão querendo mais fazer pediatria, em sua maioria, e faltam profissionais de saúde.
2. No II Meeting de Saúde da Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santa Izabel, realizado neste final de semana em Sauípe, embora o assunto não tenha sido abordado diretamente no evento, mais voltado à gestão hospitalar e seus procedimentos, o tema pediatria chegou a ser comentado nos bastidores situando que, o caso da Bahia, é muito mais grave do que mostrou o fantástico.
3. Na atualidade, em Salvador, 3 milhões de habitantes fora a população flutuante, só existem 4 hospitais com emergência em pediatria: Aliança, São Rafael, Jorge Valente e Santa Izabel. Com sorte, a média da demora no atendimento varia entre 3/5 horas.
4. E, claro, muitas crianças não são sequer atendidas porque as emergências estão saturadas devido a demanda, os postos de saúde do município são ineficientes, e, muitas vezes sobram (ous são enviados) casos para os hospitais públicos do estado, sobretudo a população mais carente.
5. Veja que o HEC (Hospital Estadual da Criança), em Feira de Santana, tem uma enorme estrutura, participa de uma PPP (Parceria Público Privada), mas, ainda assim, só está com sua capacidade plena de atendimento funcionando em 20% a 30%, porque, em essência (pode ter outros motivos politicos e administrativos) faltam pediatras.
6. Estima-se, dados não oficiais, mas de uma profissional médica pediatra que, seriam necessários, no caso da Bahia, a formação entre 20/30 pediatras/ano, durante 20 anos, pelo menos (400 a 600 profissionais) para equilibrar o mercado.
7. Hoje, sobram vagas nas residências para pediatra porque os estudantes estão preferindo outras especialidades, mais em conta do ponto-de-vista financeiro às suas futuras profissões.
8. Esse, sem dúvida, é o calcanhar de Aquiles do segmento: baixa remuneração aliada ao trempo/consulta a cada paciente. Segundo a médica que o BJÁ conversou no Meeting, o atendimento a uma criança requer mais tempo, interlocução com a família, especialmente a mãe, o acompanhamento é diuturno, e as compensações dos planos não pagam essas exigências. Daí que se ouve, desde a faculdade: "Você é louca de fazer pediatria?". Vai morrer de fome.
9. Ainda segundo essa mesma pediatra, o profissional de saúde desse segmento usa pouca tecnologia e muito diálogo, até porque a criança até 1 ano de idade não fala, de 2 a 5 anos tem compreensão muito limitada, e tudo isso dificulta o trabalho do profissional médico que se auxiliar não diretamente com os pacientes e sim com familiares.
10. "Por ser uma profissão na medicina diferenciada, deveria também ter uma remuneração diferenciada. Mas, infelizmente, é a contrário", comentou.
11. Em conversa com o provedor da Santa Casa, José Antonio Rodrigues, ele me apontou para uma médica pediátrica que estava no II Meeting e me disse: - Está vendo aquela médica alí: ela é a única cirurgiã cardiovascular da Bahia para recém nascidos e crianças menores, o que mostra a nossa carência no estado diante de algumas especialidades.
12. Então, diante de todo esse quadro acima, o Congresso Brasileiro de Pediatria, em Salvador, vai dar muito o que falar. E é uma chance enorme de alertar o país para esse drama.
**
13. Como faz há 21 anos, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) participou na manhã deste domingo (1º de Maio) das comemorações promovidas pelo Pólo Sindical de Amargosa, composto por 22 sindicatos de trabalhadores rurais da região. Este ano a festa foi em Rafael Jambeiro. 14. No final da tarde, de volta a Salvador, Pelegrino esteve presente aos dois eventos programados: o da CUT, na Praça Municipal, e o da Força Sindical, CTB e CGTB na Praça Castro Alves. 15. À noite, o deputado vai a Candeias participar dos festejos com o sindicato local da construção civil, com bandas, shows artísticos e atividades políticas durante todo o dia.
16. Antes o 1 de maio era uma festa das lutas dos trabalhadores. Agora virou festa pagodeira, sorteio de brindes e tudo mais.
17. Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e pelo diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emilio Torres, e pelo secretário de Agricultura de Sergipe, José Macêdo Sobral e o pelo presidente da Emdagro, Jeferson Feitoza.
18. O diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Bahia, Armando Sá Nascimento filho, e a diretora de Defesa Sanitária de Sergipe, Salete Dezen, assinaram como testemunhas.
19. O Vitória mata qualquer torcedor do coração. Mas, pior do que o Vitória é o Vasco da Gama que perde 3 pênaltis numa final contra o Flamengo.
20. O deputado Arthur Maia participou, nos municípios de Caetité e Guanambi, da aula inaugural do Projeto Mina de Talentos , uma parceria da Bahia Mineração (BAMIN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que visa qualificar profissionalmente 6,5 mil pessoas que residem em cidades do sudoeste e litoral sul da Bahia.
21. " Esse projeto é considerado pelo SENAI o maior programa de qualificação profissional realizado na Bahia", explica o parlamentar.
22. Com centros de formação também em Malhada, Pindaí, Ilhéus e Itabuna, o programa vai promover cursos gratuitos preparatórios, cujo objetivo primordial é formar mão-de-obra local para trabalhar no Projeto conhecido como Pedra de Ferro.
23. Como tem mendigos, bêbados e desocupados dormindo e passando a "vida" em marquises na cidade-baixa, em Salvador. São centenas de pessoas nessas situações.
24. A Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), participa nesta segunda-feira, dia 02, da aula inaugural da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, ligada ao Programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo. 655 profissionais que já atuam em hoteis, pousadas e albergues de Salvador estão matriculados nas aulas e vão ser qualificados gratuitamente dentro das empresas em que trabalham. 25. O curso é voltado para os profissionais de linha de frente dos meios de hospedagem, como Capitães-Porteiros, Mensageiros, Recepcionistas, Governantas/Camareiras e Médias Gerências, cujas funções devem ser exercidas de forma a informar bem e encantar os visitantes durante a Copa do Mundo da FIFA 2014 e a qualquer tempo.