Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO DA BAHIA APRESENTA METAS AMBICIOSAS PARA EDUCAÇÃO ATÉ 2014

Médico diz no II Meeting de Saúde que 4º milagre de Fátima é juntar anestesitas
30/04/2011 às 19:01
Foto: BJÁ
Mesa redonda no II Meeting de Saúde com autoridades médicas do Brasil, em Sauípe
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Depois de quase cinco anos de governo e ter perdido tempo com Adeum Sauer, secretário que não disse pra que veio, a Secretaria de Educação do Estado lança (pra usar uma exppressão midiática da moaa governamental) um Pacto pela Educação com um programa de metas bastante ambicioso.

   2. Mas, é bom que seja assim porque motivam os técnicos e os políticos em prol da educação, uma área que sofre atraso secular na Bahia.



   3. Nessa linha, o primeiro ponto do pacto é, até 2014, alfabetizar as crianças até 8 anos de idade e extinguir o analfabetismo escolar. Duvida-se que o Estado, com a Bahia do tamanho da França e 2/3 no semiárido que a SEC consiga, como diz em seu programa, "consolidar a alfabetização, do letramento e da alfabetização matemática para todos os estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.


   4. E mais, só nesse item: "Fortalecimento de aprendizagens prioritárias (incluindo alfabetização científica e tecnológica) para todos os estudantes das séries finais dos ensinos fundamental e médio.


   5. Ampliações: de ações de respeito à diversidade na educação básica incluindo orientação sexual e necessidades educativas especiais; do acesso à educação da população do campo, dos povos indígenas e quilombolas.

   6. Construção, ampliação e manutenção de escolas. E, implementação da Lei 11.645/2008 que inclui o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no curriculo da educação básica.

  7. Esse último item é uma incógnita, pois, a cultura brasileira é tão vasta, imagine-se misturar com a cultura africana, continente mais diversificado do que o Brasil porque engloba vários países, a maioria ditaduras.



  8. No intem 3 do pacto, a SEC promete consolidar a educação integral com ampliação dos espaços e tempo de permanência dos estudantes nas escolas; ampliar o programa mais educação; consolidar o ensino médio inovador no semiárido; e implantar Centros Juvenis de Ciência e Cultura.


   9. No item 4, combater a repetência e o abandono escolar com intervenção pedagógica nas escolas, no sentido de corrigir dificuldades dos alunos; fortalecimento de práticas de avaliação; e implementação do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar - Gestar II, língua portuguesa e matemática.


   10. Assegurar a alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos em idade regular (Topa), no item 5.

   11. No item 6, valorização dos profissionais. Promete-se: ingresso de mais 3.200 professores concursados, implantação do programa saúde do professor, ampliação do SAC educação para o interior, realização de concurso público para professor (educação profissional e educação indígena), consolidação do processo de avaliação de desempenho e formação de gestores da rede.



   12. O item 7 relaciona-se com fortalecimento da gestão democrática e participativa na rede de ensino com eleições para dirigentes escolares. No item 8, inovação e diversificação dos curriculos escolares, promovendo acessio dos estudantes ao conhecimento científico, às artes e á cultura.


   13. No item 9, estimular as inovações e usos das tecnologias com instrumentos pedagógicos e da gestão escolar com ampliação do ensino médio com intermediação tecnológica (EMITec) para garantir acesso da população do campo, desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, consolidação do Portal da Educação com serviços e conteúdos educacionais para utilização por estudantes e professores, consolidação do Projeto Escola 10, e do Sistema de Gestão Escolar (SGE).


   14. Por fim, no intem 10, garantir o desenvolvimento de jovens para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho em três segmentos: Ensino médio;ensino superior; e educação profissional.

   15. A SEC anuncia, ainda, o "fortalecimento das universidades estaduais como centros de excelência em pesquisa e na formação de profissionais de nível superior"; e na educação profissional, ampliação do atendimento para 84 mil estudantes.



  16. Bem é tarefa gigantesca. Se o secretário Osvaldo Barreto conseguir tal façanha, sem dúvida, insere-se no contexto político para 2014.

  17. Só lembrando que as universidades estaduais da Bahia estão em greve, no momento, e a SEC cortou os salários dos professores.
                                                **



   18. Em audiência na Caixa Econômica Federal, com o presidente Jorge Hereda,   para a acompanhamento de Indicação para criação da Superintendência Regional da CEF no município de Vitória da Conquista, o deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) reforçou a esperança do atendimento do pleito.  

  19.  "O presidente Jorge Hereda disse ter autorizado a realização de estudos de viabilidade e que   envidará esforços para  atender à nossa reivindicação, ele que é um amigo das lideranças do nosso município", afirmou Waldenor.



   20. A Embasa gastou R$300 mil na Micareta de Feira e vai gastar mais uma "baba" no show de Daniela Mercury na festa dos 40 anos da empresa. Tá podendo!

  21. Em Lauro de Freitas, até o dia 14 de maio, incluindo os sábados, os interessados em participar do processo eleitoral para o Conselho Municipal de Cultura podem realizar as inscrições. Os candidatos devem se deslocar a própria Secretaria de Cultura, no Terminal Turístico de Portão, ou na biblioteca municipal, Centro. Os conselheiros eleitos cumprirão mandato de dois anos.


  22. O domingo, 1º de maio, dos moradores do Parque Santa Rita será animado com a VII edição da Lavagem, em Itinga. O evento vai começar às 10h e já conta com seis bandas locais confirmadas para animar a festa. O tradicional cortejo vai desfilar pelas principais ruas da localidade com baianas, fanfarras e grupos de percussão e capoeira. 

  23. Uma mesa redonda entre os médicos Ricardo Almeida, diretor Médico do Santa Izabel; Marcelo Britto, presidente da Associação de Hospitais da Bahia (ASDEB); Antonio Carlos Vieira, da Associação Baiana de Medicina; Gonzalo Vecina, diretor do Hospital Sírio Libanês (SP); Ruy Beviláquia, diretor do Hospital São Luiz (SP); Camila Sardenberg, do Hospital Alberto Einstein; e Alberto Kaemmerer, diretor do Hospital Mãe de Deus (POA) agitou o II Meeting de Saúde da Santa Casa de Misericórdia, em Costa do Sauipe.

  24. Vários "cases" foram apresentados e se depreende que há um esforço enorme dessas instituições em investimentos nos vários segmentos de suas casas, desde pessoal a equipamentos. Todos acreditam que esta é a década da saúde, o Brasil passa por imensas transformações e quem bobear dança.

  26. Alberto Kaemmerer disse que o quarto milagre de Fátima é juntar anestesistas
.

  27. O deputado estadual Zé Raimundo (PT) apresentou Indicação ao governador do Jaques Wagner, para que ele determine à Secretaria de Infra-Estrutura, a liberação de recursos financeiros para a pavimentação asfáltica da BA -156.

  28. Ele se refere a 54 quilômetros da rodovia estadual, no trecho que liga a sede de Licínio de Almeida aos municípios de Jacaraci e Mortugaba, devido ao estado de precariedade desse importante corredor rodoviário do Sudoeste baiano, que faz fronteira e ligação entre Minas Gerais e a Serra Geral da Bahia.

  29.  Nota de Jonas Paulo, presidente do PT: "O Brasil e a Bahia passam por um momento privilegiado de mudanças democráticas, seja pela luta dos trabalhadores, seja na força dos movimentos sociais, a sua origem é a fonte de sustentação embalada pela ferramenta transformadora que é o Partido dos Trabalhadores.

  30. - Construímos lideranças dos trabalhadores; homens e mulheres que se tornaram vereadores, prefeitos, deputados, senado, governadores e, até, presidente da República; mas muito temos que conquistar, fazendo a reforma política; a jornada de 40 horas semanais; a igualdade de direitos das trabalhadoras; o combate ao trabalho infantil degradante e os direitos previdenciários.
 
  31. A classe trabalhadora no mundo dirige seus olhos esperançosos para as mudanças no Brasil. No 1° de maio vamos demonstrar a vitalidade do nosso projeto de mudanças!