Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PSB, PCdoB e PTB ENSAIAM ALIANÇA PARA PEITAR PELEGRINO NA SUCESSÃO SSA

Conselho de Comunicação da futura Secom é marca marcada no baralho
15/04/2011 às 20:05
Foto: DIV
Prato requentado para debater futuro de Salvador e prato real visando 2012
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Onde há fogo; tem fumaça. O deputado Nelson Pelegrino (PT); pois, que ponha os bombeiros em campo para não ser queimado, em 2012. Um almoço regrado a vinho reuniu a senadora Lídice da Mata (PSB), os deputados federais Antônio Brito (PTB) e Daniel Almeida (PCdoB), e o vice-prefeito da capital baiana Edvaldo Brito (PTB), no Barbacoa, área de boa visibilidade, para tratar das eleições do próximo ano.

  2. Cuidadosos, em nota à imprensa, disseram que são aliados da presidenta Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, mas, por alguma razão de agenda, se supõe, esqueceram de convidar o deputado Pelegrino, já sinalizado por Wagner num programa de TV, como o candidato do PT à sucessão do prefeito João Henrique.

  3. O "prato principal", segundo a nota, foi discutir a cidade do Salvador e o seu futuro que pode ser construído, sendo firmado o compromisso de ser criada uma agenda comum dos três partidos para debater a capital baiana nos mais diversos temas, como saúde e assistência social, educação, mobilidade, economia e habitação, entre outros.

  4. Assunto por demais manjado ou "prato requentado", pois, a cidade de Salvador está esgotada de tantos debates. Que futuro então? Já estamos no século XXI fazem 11 anos e, se a capital baiana ficar esperando esse "futuro", chega ao século XXII em debates.

  5. "Os três partidos têm experiências diversificadas, têm colaboração a dar para pensar Salvador sob o olhar daqueles que buscam representar os trabalhadores e os de menor renda. Não há entre nós compromisso eleitoral agora e sim a intenção de reunir forças na intervenção sobre os destinos das políticas públicas de Salvador", declarou a senadora Lídice da Mata.



  6. Todos foram unânimes sobre o momento que a capital baiana vive, encerrando um ciclo político. Segundo Daniel Almeida, "isso permite um diálogo mais amplo das forças políticas sobre projetos futuros. A próxima eleição pode determinar o destino de Salvador para as próximas décadas, porque a realização da Copa e das Olimpíadas favorece o tratamento de problemas crônicos e não podemos perder essa oportunidade".


  7. Outros partidos que queiram se associar ao projeto serão bem vindos. "Essa mobilização reflete a importância do que estamos construindo em Brasília, e aqui há a idéia de um projeto claro para a cidade, pois essas presenças estão legitimadas para propor algo novo, diferente e viável para o futuro da nossa cidade", disse o deputado Antônio Brito, vice-líder do bloco parlamentar formado por PTB/PSB/PCdoB.


  8. O vice-prefeito Edvaldo Brito quer colaborar com a sua experiência de jurista, secretário de estado e ex-prefeito durante os 26 anos em que está no PTB: "Quando me associei a um projeto de administração de Salvador, deixei clara minha opção pelo social. Vejo agora que posso ajudar no planejamento que os três partidos aqui reunidos começam a traçar para de fato contribuirmos para as gerações futuras de Salvador".
 
  9. Em resumo: um encontro com muita conversa bonita, cujo principal objetivo é ferrar Pelegrino e o PT. A senadora Lídice da Mata disse, recentemente, que o PSB lançaria um candidato étnico, mas, óbvio que ela é o nome; o PCdoB, através da deputada Alice Portugal também deseja ser candidata; e Edvaldo Brito, do PTB, idem-idem.

  10. Em política, tudo é possível. Se vão peitar mesmo o governador Wagner, aí é outra história.
                                                  **

  11. O PRP apresentou suas metas na TV em programa no horário nobre e disse que pretende construir o "Brasil Responsável". Ô! está havendo Brasil "irresponsável"?

  12. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) deu entrada, nesta sexta-feira (15), em projeto de lei (
PLS nº 172/2011) no Senado Federal para proibir a terceirização de atividades de natureza permanente da administração pública direta e indireta.
 
  13. "Em grande parte dos casos, as empresas prestadoras de serviços e as cooperativas de trabalho são entidades de fachada, verdadeiras arapucas cujo único fim é o de garantir a contratação pelos entes da Administração Pública", denunciou Pinheiro no Plenário da Casa.

  13. Os leitores do BJÁ acertaram a enquete em 29.63% em Tasso da Silveira como poeta e jornalista (29.63%). Na verdade, Tasso exerceu as duas atividades. Ainda assim, 22.22% disseram que era médico; 14.81%, advogado; e 3.7% engenheiro.

  14. O atraso de Alagoas é tal que estão recomendando as mulheres com algum risco na gravidez se deslocarem para Recife ou João Pessoa.

  15. Os hotéis de São Paulo estão lotados 100% e a cidade terá, só em 2011, 90 mil eventos entre feiras, exposições e outras. Hoje, SP é o principal portão de entrada do turismo no país, ainda capengando com 5.2 milhões de visitantes ao ano, e com a infra-estrutura alquebrada.

  16. Outro detalhe: a cidade de SP vai construir, em 2011, 28 mil novas vagas em hotéis. Aí é que a gente vê o atraso de Salvador. É de dar pena. Agora mesmo, SP recebeu o U2 e Salvador faz um pagodão neste final de semana com Parangolé e mais 7 bandas. Fecha o pano rápido.

  17. A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), apoia, neste domingo, a ação "Ganbare Nippon! Unidos em um só tom!", uma homenagem nacional às vítimas do tsunami e dos terremotos que afligiram o Japão no último mês.



  18. Pela primeira vez, grupos de taiko (espécie de tambor japonês) de todas as regiões do país tocam juntos, ao mesmo tempo, cada um em sua cidade, formando uma corrente harmoniosa. O evento será no Dique do Tororó.


  19. O projeto de Lei que cria a SECOM (Secretaria de Comunicação do Estado) já publicado no Diário Oficial da Justiça e que deverá ser votado na próxima semana, na Assembleia Legislativa, institui um Conselho Estadual de Comunicação, com o objetivo de formular a Política de Comunicação Social do Estado.

  20. No artigo 40, há 18 itens com as competências do Conselho, bem detalhadas. Até aí, tudo bem. Agora, o Conselho será constituito pelo secretário, que o presidirá, e mais 6 representantes do Poder Público, e 18 representantes da sociedade civil, numa carta marcada impressionante. Desses 18 representantes da sociedade civil, 11 têm ligações com o governo.

  21. Serão eles, a saber: 1 representante de entidade profissional de classe; 1 representante de universidades públicas (é sociedade civil?); 1 representantes de produtoras de audiovisual ou serviço de comunicação; 1 representante de entidade de classe dos trabalhadores; 1 representante dos veículos de comunicação comunitários ou alternativos; 3 de ONGs ou entidades civis vinculadas à comunicação; 2 de entidades de movimentos sociais organizados; 1 de movimentos sociais de comunicação.

  22. A minoria: 1 representante do segmento de TV aberta e por assinatura; 1 representante do segmento rádio comercial; 1 representantes de empresas de jornais e revistas; 1 representante das agências de publicidade; 1 representante das empresas de telecomunicações; 1 representante de empresas de midia exterior.

  23. As ONGs vão ter mais poder no Conselho do que as TV Bahia, Itapoan, Bandeirante e Record. Nem precisa dizer mais nada.

  24. Começam neste sábado a serem cobrados os pedágios entre Salvador/Camaçari até Pojuca. Cada praça o motorista de carro pequeno (gol, astra, pálio, etc) pagará R$2,60.

  25. Adiada por mais 90 dias a intervenção no Confere - Conselho Federal de Represemtantes Comerciais da Bahia.

  25. Adiada "sine-die" (sem data prevista) o julgamento da EBAL.

  26. Bahiatursa avisa que abriu licitação para serviços de copa e cozinha. Legal!

  27. A Prefeitura está anunciando um Parque Aquático na antiga sede do Esporte Clube bahia, pasmem, para 2012! O governo do Estado já anunciou faz tempo, e nada saiu do papel, um Parque Aquático em Pituaçu. Sem querer tomar o slogan de Marcos Medrado, unindo forças, não seria o caso de unir essas duas forças e fazer um só parque?

  28. Ora, a Prefeitura passa dificuldades de caixa; o estado, idem, fez um baita contingenciamento de R$1 bilhão, então, unam forças.

  29. Impressionante! Nenhum deputado comentou o balanço da Embasa publicado na imprensa. É! a oposição, realmente, tá capenga demais na Bahia. Wagner pode ficar na China 30 dias que ninguém vai falar na Assembleia.

  30. O fiel amigo de muitos anos, Victor Gradim, está desligado do Conselho de Administração da Odebrecht S/A. É o velho ditado: negócios, negócios; amigos, à parte.

  31. A deputada Luiza Maia (PT) tem projeto de resolução para implantar a tribuna popular na Assembleia, às quintas-feiras, pela manhã.

  32. O projeto da Tecnovia volta aos debates na Câmara na próxima semana, depois do "tsunami" Leão.