Assembleia Legislativa e Fundação Pedro Calmon criam prêmio Kátia Mattoso
Foto: Manu Dias |
 |
Agenda Bahia estava adormecida e foi acordada, de novo, no Pacto pela Vida |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O programa estadual Pacto pela Vida foi apresentado nesta sexta-feira (8), na Governadoria, em reunião da Agenda Bahia 2011, formada pelos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A apresentação foi feita pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que convocou cada um dos poderes a atuar com celeridade, para que o programa seja eficiente e cumpra os seus objetivos de garantir o direito à vida e reduzir a violência na Bahia.
2. Pelo exposto, salvo a instalação da Câmara Setorial de Articulação dos Poderes e da criação do Núcleo de Prisão em Flagrante da Capital, já anunciados desde o início deste mês, foi mais uma reunião midiática e para referendar compromissos assumidos em 2007, e também de apresentação do "Pacto", do que, o anúncio de novas ações dos três poderes e que possam conter o avanço da violência.
3. Na prática, nada aconteceu. Foi, digamos assim, uma reunião de boas intenções e um balanço de ações da SSP nas investidas que promoveu no Nordeste de Amaralina e no Calabar. De fato, essas duas ações, deram uma mexida na SSP e nos quadros da Polícia que estavam adormecidos. Barbosa tem o mérito, de em pouco tempo à frente da Segurança, colocar o pessoal nas ruas, prática que já vem sendo adotada há anos, decênios, em outras cidades do mundo.
4. O que se espera doravante da Agenda Bahia, também adormecida desde maio de 2007, é que funcione, que os três poderes se alinhem em projetos objetivos, práticos, e que ajudem no combate à violência. Veja que a LOJ - Lei do Ordenamento Jurídico - aprovado pela ALBA previa, salvo melhor juizo, a instalação de uma dezena de Delegacias da Mulher. E, só foi instalada, no interior, uma delas, em Conquista. Pelo menos, esta foi anunciada pelo então líder do governo, dep Waldenor Pereira (PT).
5. No Distrito de Brotas, Salvador, mês passado, foram registrados - segundo dados das Associações Comunitárias - mais de 500 agressões a mulheres. Então, a ação repressora é importantíssima, e os ânimos já arrefeceram no Calabar e no Nordeste ocupados pela Polícia em pré-UPP, mas, é preciso que haja ações complementares. Até agora, no Calabar, só a Prefeitura que mandou retirar o lixo e nada mais.
6. Veja o que disse o secretário Maurício Barbosa durante a reunião: "A segurança pública não só se faz com ações de polícia. Temos também intervenções a serem feitas dentro do sistema prisional e no próprio processo criminal como um todo, com uma melhor apuração, condução dos processos e na reabilitação dos presos, evitando que eles retornem e pratiquem novos crimes".
7. Vamos acompanhar, no dia-a-dia, o que vai acontecer.
**
8. O governador Jaques Wagner embarca nesta sexta-feira, 8, à noite, para China, a convite da presidenta Dilma Rousseff, onde cumpre agenda de atividades. O chefe do governo baiano busca estabelecer parcerias e incrementar o comércio bilateral com o país asiático.
9. Entre os projetos a serem implantados na Bahia está a de um grupo chinês que vai esmagar soja em Barreiras, no Oeste. O governador só retorna ao Brasil em 9 dias.
10. O relatório final da Polícia Federal sobre a origem do dinheiro do mensalão aponta total descontrole nos gastos do Banco do Brasil com publicidade.
11. O documento também propõe que um inquérito apure o "incrível poder discricionário" dos diretores do banco para indicar empresas que são "agraciadas com recursos públicos". O relatório confirma que recursos repassados pelo BB foram uma das principais fontes do esquema, revelado pela Folha em 2005. 12. O banco disse que "refuta a ilação" feita no relatório de que recursos foram usados no mensalão.
13. A bancada de Oposição na Assembleia está se mobilizando para dificultar a aprovação da reforma administrativa do governo do Estado. Para o deputado Paulo Azi (DEM), além da criação dos vários cargos comissionados para "atender aos companheiros", as alterações nas atribuições da CEPRAM são inaceitáveis.
14. "O Conselho, composto por representantes do governo, trabalhadores, empresários e entidades ligadas ao meio ambiente, só é responsável pelo licenciamento de grandes obras com comprovados impactos negativos ao meio ambiente e que apenas representa algo em torno de 2% do total dos licenciamentos.
15. Tornar essa atribuição exclusiva do governo do Estado é um retrocesso que nem os regimes autoritários tiveram coragem de fazer. É triste ver o governo do PT, abandonar uma bandeira histórica de defesa do meio ambiente para atender os interesses do grande capital", disparou Azi.
16. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciou nesta sexta-feira (8) o cancelamento do benefício do programa Bolsa Família para 40.383 grupos familiares no país. O motivo da invalidação foi a baixa frequência escolar e o não cumprimento da agenda de saúde.
17. Deste total, 24.764 famílias perderam o total de recursos recebidos e 15.619, somente a parcela referente aos adolescentes de 16 e 17 anos. De acordo com dados da pasta, 36 mil grupos tiveram os recursos do programa suspensos.
18. O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) apresentou moção de pesar pela morte do radialista, cinegrafista, diretor de TV e emresário Manoel Pousada Groba Neto, na última quarta-feira, um dos pioneiros na divulgação da axé music
19. O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN) apresentou hoje moção de pesar às famílias dos estudantes da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.
20. Está um rolo que não tem mais tamanho a distribuição dos cargos de segundo e terceiro escalões do governo no interior do Estado. E as insatisfações de deputados da base do governo já chegaram aos corredores da ALBA. A base tem 14 deputados do PT e 28 de outros partidos, num total de 42 parlamentares. Só que, pelas contas de alguns deputados, 52% dos cargos já foram ocupados por indicações dos petistas.
21. E mais: as 22 Direc (Diretorias Regionais de Educaçã) estão todas com os petistas. Há uma chiadeira enorme dos 28 da base, ainda que nem todos reclamem.
22. Outra coisa é o seguinte: foi estabelecido critério para reuniões na Secretaria de Relações Institucionais que exclui os deputados. Cada partido tem três representantes na Câmara de Negociações, o que, também gera descontentamento. Digamos, os 3 do PDT discutem os pleitos dos 4 deputados do PDT, os quais têm posições em comum com o governo, porém, em suas bases são, eventualmente, divergentes.
23. Além do mais argui um deputado ao BJÁ: - Esses representantes não têm a mesma força que nós, deputados.
24. O programa eleitoral do PTN no horário do JN, ontem, foi interessante para conhecer melhor este partido, o 19. Usaram como marca a vassoura de Jânio Quadros.
Santo pai!
25. O Papa Bento XVI enviou condolências ao Rio pelo massacre das crianças. Deu 1 a 0 na CNBB e nos bispos brasileiros.
26. É um exagero de alguns órgãos de imprensa dizer que a tragédia do Rio chocou o mundo. Só lembrando, recentemente, no Japão morreram mais de 13 mil num tsunami. E, aqui na Bahia, não houve essa comoção toda.
27. Wagner diz que o negócio é agregar e agregou Clóvis Ferraz. Fala-se em mais gente, nas abas da ALBA. Geddel, diz que está havendo uma "suruba" no Estado.
28. O IOF saltou de 1.5% para 3%. Pau na classe média.
29. A sessão especial na Assembleia em homenagem a historiadora Kátia Mattoso foi bastante concorrida, nesta sexta-feira. O ex-governador Waldir Pires, amigo de Kátia e contemporâneo em Paris, fez uma belíssima oração.
30. Decidiu-se pela criação de um Prêmio Anual Kátia Mattoso a ser conferido pela Fundação Pedro Calmon, com apoio da ALBA, no valor de R$50 mil, para um bom trabalho (o melhor) na área da história.