Tá explicado porque o presidente da ALBA vai receber comenda na ABI
Foto: SECOM |
 |
Margareth Menezes apresenta projeto "Fábrica Cultural", em Itapagipe |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Diante da crescente onda de violência na Bahia, o governo do Estado retoma o programa "Agenda Bahia", lançado em ação conjunta pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em 2007, mas que pouca coisa do que foi anunciado naquela época, saiu do papel. O objetivo da reunião convocada pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira, 8, com o presidente da ALBA, deputado Marcelo Nilo, e a presidenta do TJ, Telma Brito, é o mesmo de 2007. Ou seja, ações conjuntas dos 3 poderes para conter o crime.
2. A iniciativa é louvável e os especialistas na matéria segurança sabem que, sem essa unidade, sem ações organizadas conjuntamente pelos três poderes, o crime organizado avança e o crime desorganizado também. Na Bahia, saques a caminhões com mercadorias tombadas em estradas e em vias públicas são frequentes e ninguém é punido. Tem gente até que acha graça desse clima, que reflete uma situação de pobreza, porém, de desordem.
3. O ex-secretário da SSP, César Nunes, por várias vezes falou à imprensa do seu desapontamento diante do fato da Polícia fazer a sua parte, prender marginais, e a Justiça mandar soltá-los. Diz-se que, no meio policial, é por essas e outras que a Polícia promove tantas "trocas de tiros com bandidos", os quais na maioria das vezes chegam ao HGE sem vida. Ou como se diz no jargão jornalístico: "Não resistiram aos ferimentos e morreram a caminho do hospital".
4. Em outros casos, como aconteceu em Lauro de Freitas, morrem nos locais onde se encontram. Salvo melhor juizo, em 2009, foi aprovada na ALBA a LOJ -Lei de Ornamento Jurídico- que previa a implantação de várias delegacias e outros procedimentos diversos no campo do Judiciário. Mas, faltou dinheiro e a LOJ praticamente virou lei-morta. E é uma lei boa, vida, se retomada.
5. Também salvo melhor juizo, não existe um projeto tramitando na ALBA relacionado com a área de segurança, exceto, falha a memória, um do deputado João Bacelar, hoje, secretário de educação do município, e que visa conter a venda de bebidas alcoólicas na cidade. Esta é uma questão crucial. Por que em várias partes do mundo proibe-se à venda de bebidas alcoólicas, menos em Salvador e na Bahia?
7. Diadema, SP, proibiu. Montreal, Canadá, só vende uisque o camarada apresentando carteira de identidade, endreço e tudo mais. Londres, depois de meia noite, só vende bebidas em clubes. Barcelona, os restaurantes fecham às 0h30min, nem mais uma horinha. Dirigir bêbado nos EUA é cana braba.
8. Em Salvador e RMS, áreas que concentram 22% da população baiana e onde ocorrem 20/30 homicídios nos finais de cada semana, tudo pode. Outro dia teve um pagodaço no Largo do Caranguejo, em Itinga, que foi até 5 da manhã. Em Salvador, o camarada enche nos cornos na praia e dirige na Paralela numa boa, no retorno para casa, em zig-zag. Não há um policial no final de semana nesta que é a via mais importante da cidade.
9. Então, que venha novamente a Agenda Bahia e que as medidas que foram anunciadas sejam efetivadas, cumpridas. Essa é a esperança de todos.
**
10. Continua aberto o prazo para que mais uma turma de conciliadores aprovados no processo seletivo promovido pelo Tribunal de Justiça compareça à Presidência do Tribunal de Justiça, na sala 315-Sul para tomar posse. Os conciliadores têm até o dia 15 de abril para realizarem o ato.
11. Os aprovados devem apresentar os documentos exigidos em edital, além do CPF, número de inscrição no PIS, PASEP ou NIT e realizar exames médicos.
12. Os conciliadores deverão assistir às aulas, posteriormente, do Curso de Capacitação na Universidade Corporativa (Unicorp), de acordo com a classificação no concurso. As datas são as seguintes: 25 de abril, para os colocados do 100º ao 125º lugar; 26 de abril, para os colocados do 126º ao 150º lugar; 27 de abril, para os colocados do 151º ao 175º lugar; 28 de abril, todos devem participar.
13. Os jornalistas do BJÁ agradecem as mensagens enviadas em congratulações ao Dia do Jornalista.
14. Cadê o MP/BA! Não vai agir diante dos aumentos da energia e da água?
15. Presidentes de todos os tribunais brasileiros e diretores das escolas judiciais reúnem-se, no dia 15 de abril, com o Conselho Nacional de Justiça para definir diretrizes nacionais para os cursos de capacitação de magistrados e servidores do Poder Judiciário.
16. Atualmente, o Judiciário brasileiro dispõe de 88 escolas, que passarão a trabalhar de forma articulada, como prevê o Plano Nacional de Capacitação do Judiciário, instituído pela Resolução 126 do CNJ, de fevereiro de 2011.
17. O conselheiro Ives Gandra Martins Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, lembra que a Resolução 126 determinou a integração das 88 escolas ao Sistema Nacional de Capacitação Judicial, coordenado pelo CNJ. O Encontro Nacional do Judiciário sobre Capacitação de Magistrados e Servidores vai auxiliar as escolas judiciais brasileiras a colocar em prática a Resolução 126.
18. O Encontro Nacional, que será realizado em Florianópolis (SC), vai estabelecer parâmetros nacionais para a formação de magistrados.
19. Meu querido Portugal quebrou.
20. Domingo tem mais um transtorno no Circuito Barra-Ondina com interdição do trânsito para que aconteça a Walk-Runing, uma corrida de rua. Por que não faz no CAB que não atrapalha ninguém?
21. O prefeito João Henrique e a cantora Margareth Menezes avançaram nas discussões sobre a implantação da projeto social Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira, idealizado pela artista com o objetivo de levar esporte, cultura e lazer a jovens em situação de vulnerabilidade social.
22. Durante o encontro, realizado na manhã desta quinta-feira, 07, no gabinete do prefeito, no Palácio Thomé de Souza, foram estudadas áreas para a implantação da Fábrica Cultural, no entorno da antiga Barreto de Araujo, e formas de captação de recursos.
22. Participaram da reunião os secretários da Casa Civil, João Leão, e de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), Paulo Damasceno, o superintendente de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município (Sucom), Paulo Damasceno, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Ipojucã Cabral e o presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB).
23. A idéia é boa desde que não seja com o dinheiro da "viúva".
24. Comemorando o Dia Mundial da Saúde foi realizado hoje em Brasília um ato solene reunindo o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, parlamentares e diversas entidades públicas e privadas na defesa do SUS e na melhoria da qualidade de vida da população.
25. Após o ato, o ministro conversou com o deputado federal Antônio Brito, presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, sobre o programa de gestão e mais recursos para a saúde.
26. Assumiu neste mês de abrila Assessoria de Comunicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia - Fetag-Bahia, a jornalista Kardé Mourão.
27. Está explicado porque o deputado Marcelo Nilo vai ganhar uma medalha ao mérito da ABI. A ALBA entrou com uma boa grana para recuperar a biblioteca Jorge Calmon.
28. Alguém precisa avisar a Marcos, lateral direito do Bahia, que jogador de bola só tem, no máximo 2 metros. O camarada só cruza bola acima de 4 metros.
29. O governador Wagner deixou claro na TV Aratu que, seu candidato a prefeito de Salvador, é o deputado Nelson Pelegrino.
30. O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) apresentou hoje moção de congratulações pelos 48 anos de emancipação politica e administrativa da cidade de Cafarnaum, que foram comemorados hoje, 07 de abril.
31. O deputado federal Nelson Pelegrino ressaltou nesta quinta-feira (7), em sessão especial na Assembleia Legislativa, a importância do lema da Campanha da Fraternidade 2011, lançada pela igreja católica abordando a vida e as questões ambientais.
32. Em seu pronunciamento, Pelegrino salientou a atualidade do tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao lembrar que o consumo dos recursos naturais por parte da humanidade é duas vezes e meia maior do que o recomendável.