Reajuste aos servidores do Estado (5.91%) não dá pra pagar aumento da Embasa (13.78%)
Foto: BJÁ |
|
Marcelo Nilo jurou sob a proteção de Ruy Barbosa, durante encontro com jornalistas |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A polêmica sobre o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa, projeto de Emenda Constitucional da deputada Luiza Maia (PT), se ampliou nesta quarta-feira diante de uma observação feita por um deputado da oposição dando com de que, há algumas espectros ainda não perfeitamente visíveis, tal o personagem shekespeareano de Hamet. Entende esse deputado que, estariam colocando um empecilho numa provável candidatura do presidente Marcelo Nilo (PDT), a um quarto mandato na ALBA.
2. Marcelo Nilo, em encontro com os jornalistas no almoço de final do ano passado, raro é conversar com o presidente com mais vagar, e neste dia foi assim, assegurou que não é mais candidato á reeleição. Não passa por sua cabeça esse projeto. Mas, não descarta. Ou seja, se o cavalo passar selado, monta. É um adágio popular com virtudes. Diria que, uma convocação dos companheiros.
3. É claro que, cada eleição tem sua própria história. Dificilmente se repete. Esta última para o terceiro mandato de Marcelo, em 2011, que parecia ser a mais difícil, resultou na mais fácil. A primeira também foi consensual e Wagner o avalizou de pronto. A segunda, esta sim, contra Elmar, este ainda que, sem chances de ganhar, foi a mais complicada. Nem diria difícil. Uma quarta, portanto, é outro enredo.
4. Na Assembleia, é fato, o deputado Zé Neto (PT) não esconde o desejo de ser presidente da Casa. E, também, de ser prefeito de Feira de Santana. A eleição municipal dá-se em 2012. Eleito prefeito, em hipótese, Zé Neto estaria descartado como candidato à presidência da ALBA. Perdendo, caso seja candidato, e o é, ainda que ache cedo falar do assunto e colocar seu bloco na rua, aí sim, tem tudo para disputar a presidência da Casa Legislativa.
5. Na tradição da ALBA, foi assim com José Amando, Clóvis Ferraz e outros, o líder da Maioria é o mais credenciado para tal pleito. Justo, pois, tal desenlace. O deputado Waldenor Pereira não foi porque candidatou-se a deputado federal e se elegeu. E, no caso de Zé Neto, um dos mais combativos deputados do PT na Casa, meritório.
6. Também em sua primeira legislatura, a deputada Luiza Maia (PT), chegou falante e com mil projetos, há de se dizer. Entre eles, também não escondeu de ninguém, uma provável candidatura a presidência da ALBA, já agora, em 2011. Então, com o seu projeto do voto secreto e o espectro de Hamelt, eis que, coloca-se uma pedra na cavalgada do provável cavalo selado com ferro de dom Marcelo.
7. Coincidências meu leitor, coincidências. Bonavena já faleceu, o grande escritor argentino. E fico eu aqui, falando de cavalos selados e outros sem sela, e cavalgadas afins. Dom Marcelo, pois, que cofie las barbas.
**
8. O pedido do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão, para que esta instituição financeira se mova para retirar o diretor presidente da Vale, Roger Agnelli, é um desserviço à democracia e as leis do mercado da iniciativa privada.
9. A pendenga de Agnelli com o governo vem desde a época do presidente Lula, quando este pediu para que a Vale instalasse siderúrgicas no país. Sem mercado à época para tal iniciativa, a Vale se negou. Agora, veio o troco, e Mantega foi o porta-voz da insatisfação. Atropela-se a lei e o bom senso.
10. Líder nacional na produção de caprinos, a Bahia marca mais uma vez presença Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, Feinco, que acontece até sexta-feira, (25), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
11. A excelente genética dos animais baianos ficou evidenciada na noite de terça-feira, (22), quando todos os lotes do leilão Dorper Buriá & Convidados, organizado pelos criadores Luiz e Eduardo Teixeira, do município de Senhor do Bonfim, foram arrematados.
12. Bacana o Prêmio Barra Mulher 2011, Shopping Barra, com dez dondocas em foco.
13. Deputados da oposição gosaram com o governo, hoje, no plenário da ALBA, dizendo que o aumento de salário para os servidores estaduais (5.91%) não vai dar para pagar o aumento da água da Embasa, em 13.8%.
14. O Rasta do Pelô tomou todas com a morte de Elizabeth Taylor. Dizia, para quem quizesse ouvir na Cantina da Lula, que era uma "mulher que nunca deveria ter morrido".
15. Pois dito, Liz Taylor morreu e não recebeu o tÍtulo de cidadã de Salvador.
16. O líder da maioria na ALBA, deputado Zé Neto (PT), teve encontro com o chefe da Agecom, Robison Almeida, para tratar de ajuda à Micareta de Feira. Garantiu ao BJÁ que a ajuda vai sair.
17. Durante a manhã de hoje, 23, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia - Sinpojud representado por sua Diretoria Executiva Maria José, Jorge Cardoso Zenildo Castro e Samuel Nonato acompanhou a sessão extraordinária mista do Tribunal Pleno, com pauta a votação de dois Mandados de Segurança de interesse da categoria do judiciário. A votação foi adiada.
18. Na Assembleia, o projeto de privatização dos cartórios está em sono profundo.
19. A deputada Maria del Carmen parabenizou a Caixa pela implantação da 4ª Superintendência, desta vez na região oeste do estado, durante seu discurso hoje (23) no plenário da Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito na última sexta-feira, durante a Sessão Especial em homenagem aos 150 anos da Instituição pela presidenta da Caixa, Maria Fernanda.
20. Essa conquista foi uma luta do Governador Jaques Wagner e da própria Caixa, que vem ampliando sua atuação no estado. Maria destacou a importância desse crescimento para os baianos.
21. Curioso foi que a UPB soltou uma nota à imprensa dizendo que foi uma vitória de Luiz Caetano, seu presidente, e do municipalismo.
22. DataFranco: Até agora, nesta legislatura, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB) não repetiu gravata.
23. O deputado federal Arthur Oliveira Maia (PMDB-BA) reuniu-se tarde de hoje na VALEC, empresa encarregada da construção da ferrovia Oeste/Leste, com o seu presidente, José Francisco das Neves, para tratar do andamento da construção e da Frente Parlamentar que está constituindo na Câmara Federal sobre a ferrovia e o Porto-Sul.
24. O presidente afirmou que a obra da ferrovia está dentro do prazo previsto para a sua conclusão e a meta da VALEC é que seu principal trecho, entre Ilhéus-Caetité, esteja concluído até dezembro de 2012.
25. O deputado federal Nelson Pelegrino reuniu-se, nesta quarta-feira (23), em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para discutir projetos do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci) e reivindicou que a Bahia seja piloto de dois novos modelos de instituições prisionais, aprovados no governo Lula: unidades para jovens e adultos, na faixa de 18 a 29 anos, e para mulheres, dentro de uma moderna concepção que inclui berçários, creches, escolas e locais para trabalho.
26. Durante a reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia da Legislativa da Bahia (Alba), na manhã de terça-feira (23), o deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelino Galo, enfatizou a ação movida pelo promotor João Alves Neto, do Ministério Público da Bahia (MP/BA) do município de Eunápolis, que denunciou uma empresa de celulose por lavagem de dinheiro e corrupção.
27. Galo sugeriu que a comissão parlamentar ouvisse o promotor para maiores esclarecimentos.
28. O deputado sargento Isidoro pediu SOS para Candeias.
29. Em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara Federal, na tarde de hoje (23), com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), questionou sobre a criação de novas vagas de ensino superior, reforçando a solicitação que havia feito através de duas indicações para a criação de universidades federais nas regiões baianas do Sudoeste e Serra Geral, nos municípios de Vitória da Conquista e Caetité, respectivamente.
30. Os políticos fichas sujos estão rindo à toa.
31. Nesta quarta (23), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou uma diligência de deputados federais aos municípios baianos de Pau Brasil, Camacan e Itajú do Colônia para a averiguação da situação de conflito e desrespeito aos direitos humanos do povo indígena Pataxó Hã Hã Hãe.
32. "O que esta comunidade reivindica é a nulidade de títulos da terra concedidos a fazendeiros que ocupam seu território. A área ocupada pelos indígenas já é regularizada pela FUNAI. A ida da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados é fundamental para que possamos evitar um massacre iminente", explica o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).
33. A possibilidade de um surto da dengue tipo 4, que já infectou dois pacientes em Salvador, vem causando apreensão ao vereador David Rios (PTB), sobretudo "porque a população não está imune a esta variação da doença".
34. Médico e responsável por várias campanhas de prevenção da dengue nos bairros carentes da cidade, Rios disse que é preciso que as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde ajam rápido e em consonância, pois a tendência é da enfermidade se agravar com o período de chuvas.
35. "Já conhecemos os tipos 1,2 e 3 da dengue, mas a população não desenvolveu anticorpos para o tipo 4, que pode provocar a dengue hemorrágica no caso do paciente que contraia novamente a doença", alertou David Rios.
36. A construção civil de espigões avança no Morro Ipiranga, Barra. Mais um casarão está sendo demolido.
37. Os temas mobilidade urbana e Copa do Mundo serão debatidos na segunda-feira (28), às 9h, em sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Salvador. Intitulada "Mobilidade urbana e infraestrutura para a Copa de 2014".
38. A sessão é uma iniciativa da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais, presidida pelo vereador Jorge Jambeiro (PSDB), em conjunto com a Comissão de Acompanhamento da Copa de 2014 da Câmara, que é liderada pelo vereador Sandoval Guimarães (PMDB).
39. O evento contará com a apresentação de quatro painéis, oportunidade em que serão discutidos os planos de infraestrutura e melhoramentos urbanos previstos para a cidade. Nomes importantes na área, das esferas municipal e estadual, foram convidados a participar do encontro.
40. O deputado Carlos Geilson (PTN) disse no plenário da ALBA que Camaçari virou uma ilha cercada de pedágios por todos os lados. Tem pedágio em trecho de apenas 9km.