Lobisomem de Serrinha fará visita ao frei Ruy Lopes em seu retiro espiritual
Foto: BJÁ |
|
Líder Maioria, deputado Zé Neto, diz: novos projetos chegam a ALBA semana que vem |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O líder da Maioria na Assembleia, deputado Zé Neto, PT, confidenciou ao BJÁ que o chefe do Poder Executivo vai encaminhar na próxima semana dois novos projetos de lei à Casa Legislativa e que espera votá-los, de preferência através de acordos de lideranças e com dispensas de formalidades. Ou seja, diante da premência do Governo, analisar nas comissões em plenário e votações.
2. O deputado não quis adiantar quais são os projetos, nem quis comentar se seria a mini-reforma administrativa com a modificação da Agecom em Secom, transformando a Agência de Comunicação do Governo em Secretaria de Estado, e a criação da Secretaraia de Assuntos Penitenciários, a ser preenchiada pelo ex-deputado Nestor Duarte Neto.
3. Zé Neto acrescentou ainda ao BJÁ que, no bojo de criação das duas novas secretarias vem mudanças em algumas áreas da administração estadual, o que pode representar o fim de alguns órgãos, a fusão de outros, a criação de segmentos mais antenados com a contemporaneidade e assim por diante. Ou seja, vem muito mais coisa do que se supõe.
4. Cauteloso, Zé Neto diz que primeiro vai conversar com os líderes dos partidos para depois anunciar. Ao que se sabe, pelo menos oficialmente na ALBA, já existem dois projetos que altera o Conselho Agro-Indutrial da Bahia e outro sobre a normatização da venda produtos animais e vegetais. Mas, vem coisas novas por aí.
**
5. Nesta historia de criação do PDB, com o intuito escancarado de burlar o instituto da fidelidade partidária, está faltando, na opinião de conhecedores da legislação eleitoral, um capitulo muito importante: existe uma resolução do TSE, baixada logo após a aprovação do entendimento de que os mandatos pertencem aos partidos e não ao titular, que condiciona à criação de novo partida político a aquiescência de todos os outros existentes no País. 6. Dá para acreditar que todos os partidos vão permitir o surgimento de uma legenda auxiliar do Governo petista, o qual vai promover o esvaziamento de siglas da oposição e da situação. Só na cabeça de quem não conhece a briga de foice existente em Brasília por maior poder, em decorrência do tamanho da bancada. 7. Na recente onda de ser um destino turístico chiquérrimo da vez, a rede hoteleira da cidade de Florianópolis está cobrando extorsivamente 10% sobre diárias e extras como taxa de serviços, alem de ISS no valor de 2%, bem superiores aos cobrados pelos melhores hotéis de Nova Iorque. 8. Ademais, os preços dos espaços, de bebidas e comidas nos balneários fechados são de deixar o queixo caído dos pobres mortais, como para ocupar um conjunto de sofás custar R$ 5 mil ou garrafão de champagne francesa por R$ 15 mil, somente accessíveis aos produtores de grãos do centro oeste ou vendedores de livros didáticos ao setor público. 9. Por falar em Santa Catarina, chama atenção pela condição peculiar o fato da histórica residência oficial do Governador, situada na Avenida Beira Mar, ter como vizinhos os modernos prédios da Policia Federal e Justiça Federal e um pouco adiante a Penitenciária Estadual. Se este modelo for adotado pelo Brasil afora.... 10. Tem um grupo baiano da área de comunicação social buscando o comando de um partido político em pleno funcionamento na Bahia, tendo feito uma investida sobre o PT do B, que foi prontamente rechaçada com a ajuda de hostes do PT estadual. Agora, estão buscando um novo alvo..... 11. Uma coisa que na Bahia quase ninguém sabe mas, em Pernambuco, é comentada abertament e com naturalidade por todos: o governador Eduardo Campos seria filho do compositor Chico Buarque.
12. O anúncio do Pacto Pela Vida pelo governador Wagner está completando um mês. Até agora, pelo que se sabe, nada saiu do papel do discurso de S.Exa. na Assembleia.
13. A capa do Correio desta quarta-feira, 16, é inovadora demais. Parece coisa de intelectual e não de jornalista.
14. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, seria o "bode expiatório" de plantão. Estaria na frigideira em banho-Maria.
15. O deputado Carlos Geilson (PTN) e a deputada Luiza Maia (PT) estão ganhando folgado de Álvaro Gomes, PCdoB, até então o campeão de discursos na ALBA.
16. Alguém me disse, em segredo, que alguma coisa está acontecendo com Álvaro, pois, o dito, não defende tanto o governo Wagner, como em 2010.
17. Vai ser letra morta as reivindicações da UPB ao governador, na próxima sexta. Fala-se até na divisão de royallties do pré-sal.
18. O deputado Reinaldo Braga (PR), considerado o decano da Assembleia, diz que todo deputado inexperiente que chega ao CAB fala em acabar a caixa parlamentar e por fim ao voto secreto. Recado direto na veia de Luiza Maia (PT).
19. O deputado Temóteo (PMDB) defendeu a instalação de uma Universidade Federal no Extremo Sul da Bahia.
20. Caro Tasso: Daqui do Centro Santa Tereza (bairro Novo Horizonte-antigo matadouro) conduzo o retiro espiritual dos padres da diocese de Serrinha.
Apesar de um lugar ermo e tranquilo não encontrei ainda com o famosissimo "Lobisomen de Serrinha". Talvez o mesmo se acanhe com o numeroso grupo de sacerdotes. Abraço fraterno, frei Ruy Lopes.
21. Caro frei Ruy: Já telefonei para o Lobisomem de Serrinha lhe fazer uma visita ainda esta semana. Fique tranquilo. Abraço fraterno, tf.
22. Representantes de órgãos governamentais das três esferas de governo e técnicos especialistas em transporte discutiram propostas de sistemas para fazer a integração do metrô com as linhas convencionais de ônibus.
23. O metrô de Salvador terá um custo operacional mensal estimado em cerca de 400 mil reais, com 231 funcionários, no mínimo. As obras da linha Lapa/Acesso Norte estão em fase final, com instalação de elevadores, escadas rolantes, sistema de ventilação, rede aérea de tração e sistema de sinalização. 24. Participaram da reunião o vice-prefeito, Edvaldo Brito, o secretário estadual da Fazenda Carlos Martins, o secretário municipal de Transporte e Infraestrutura Marcelo Abreu, o presidente da Conder Milton Villas-Bôas, o presidente da CTS Hebert Motta, e Graça Torreão, superintendente de planejamento da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano na Bahia), além de representante da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).
25. Conclusões do encontro: nenhuma.
26. O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) participou na tarde de hoje (16) de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial do Magistério, que tem como principal objetivo acompanhar a votação da Ação de Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 4167, que está em pauta para votação no Supremo Tribunal Federal.
27. Os deputados Adolfo Viana (PSDB) e Reinaldo Braga (PR) lembraram no plenário da ALBA da morte do deputado Luis Eduardo Magalhães, hoje, completando 13 anos.
28. Mais de 60 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estão prontas, estocadas, esperando que seus donos as resgatem nas unidades do SineBahia. O cidadão que fez o pedido, mas ainda não pegou o documento, deve se dirigir à unidade onde deu entrada na solicitação, munido do protocolo de atendimento ou documento de identificação.
29. Somente nesta terça-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, 254 consumidores foram atendidos pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos nos oito postos localizados na capital e no interior do Estado.
30. Deste total de atendimentos, apenas 66 resultaram em processos administrativos, o que significa dizer, que os 188 casos restantes foram resolvidos de imediato pelos profissionais de atendimento do órgão, em contato direto com os fornecedores reclamados.
31. Governador Wagner entrando na turma da terceira idade.
32. Zé Alencar, o ex-vice presidente, recebeu alta no hospital Sírio.
33. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (16), no Salão Nobre da Câmara Municipal, os vereadores definiram a composição das dez comissões permanentes da Casa para o 3º Período Legislativo da 16ª Legislatura. 34. Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final - Presidente, Everaldo Bispo (PMDB). Vice-presidente, Odiosvaldo Vigas (PDT); 35. Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais - Presidente, Jorge Jambeiro (PSDB). Vice-presidente, Adriano Meireles (PSC); 36. Comissão dos Direitos do Cidadão - Presidente, Aladilce Souza (PCdoB). Vice-presidente, Dr. Giovanni Nascimento (PT); 37. Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Presidente, Andréa Mendonça (DEM). Vice-presidente, Geraldo Júnior (PTN); 38. Comissão de Reparação - Presidente, Dr. Giovanni Nascimento (PT). Vice-presidente, Odiosvaldo Vigas (PDT); 39. Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização - Presidente, Sandoval Guimarães (PMDB). Vice-presidente, Marta Rodrigues (PT); 40. Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente - Presidente, Gilmar Santiago (PT). Vice-presidente, Paulo Magalhães Júnior (PSC); 41. Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Presidente, Heber Santana (PSC). Vice-presidente, Henrique Carballal (PT); 42. Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social - Presidente, José Carlos Pitangueira (PRB). Vice-presidente, Aladilce Souza (PCdoB); 43. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - Presidente, Eron Vasconcelos (DEM). Vice-presidente, Vânia Galvão (PT).
44. O deputado sargento Isidoro chorou tanto em seu pronunciamento em plenário que não deu pra escutar o que falava (ou chorava).