Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

POVO DO JAPÃO DÁ EXEMPLO DE AMOR E SOLIDARIEDADE DIANTE DA TRAGÉDIA

Assessor da Secretaria de Articulação atuou no plenário da Alba no reajuste
14/03/2011 às 20:04
Foto: AP
Disciplinados, serenos, os japoneses enfrentam a tragédia com exemplo de cidadania
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Que belíssimo exemplo dá o povo do Japão diante da monumental tragédia, uma das mais violentas já vistas na história da humanidade com terremoto e marremoto juntos provocando uma destruição avassaladora e matando milhares de pessoas. E os japoneses firmes, serenos, disciplinados, sem choros, sem velas, sem apelar para santos, coisas sobrenaturais, descarregos e bobagens tão comuns no Brasil.
 
  2. No Japão sobram dignidade, amor ao próximo, respeito extraordinário aos velhos e uma paz celestial abraçando a natureza como ela é. Um amor a Pátria impressionante, a terra do sol nascente. Ninguém ouve falar que algum japonês tivesse anunciado que iria se mudar do país após a tragédia.

  3. Assisti pela TV BBC, de Londres, imagens de uma devastação que nunca tinha visto em minha vida. Cenas que pareciam de um filme de ficção desses que destróem New York com monstros engolindo pontes e prédios desabando. E a disciplina do povo japonês, a educação, a ordem, prevalecendo de forma harmoniosa. Uma solidariedade extraordinária. Assisti vários socorristas com velhos nas costas, carregando-os. E, entre os desabrigados, ninguém invadindo uma fila para pegar um bolinho de arroz.

  4. Outro detalhe de cidadania, de elevado respeito aos cidadãos, nenhum comerciante subiu preços nem existem filas de especuladores vendendo produtos de ocasiões a preços majorados. Sendai, com 1 milhão de habitantes, a cidade mais atingida, está há 5 dias sem água, e sem pânico, e já recuperou a eletricidade em quase toda a cidade.

  5. Não dá para fazer qualquer comparativo com o Brasil. Impossível. Nossa pobreza é infinitamente maior e faltam o básico a uma grande parcela da população, especialmente, educação. Semana passada, em Salvador, tombou um caminhão carregado de refrigerantes em Bom Juá. Em minutos, assaltaram a carga. Isso, em tese, é também pacto pela vida porque se insere no contexto da violência urbana.

  6. Também recentemente, no Carnaval carioca, foram presas 275 pessoas porque fizeram xixi nas ruas. E, a tragédia que se abateu sobre a Região Serrana do Rio, com quase 1.000 mortos pelas chuvas, até hoje, a ajuda e projetos para a área atingida só resultou em promessas. Vamos então parar por aqui e que o exemplo do Japão seja incorporado nas mentes brasileiras, especialmente das autoridades.
                                                    **
  7. O mensalão do DEM que derrubou o governador Arruda está assombrando o atual governador do DF, Agnelo Brito, PT. Sabia de muita coisa e ficou calado.

  8. Sobre a propaganda "Bom Preço, Preço Baixo Todo Dia", com Marília Gabriella, o quilo do maracujá deu um pulo de canguru para R$3.20. E o tomate um salto de vara, a R$4.20 el quilo.

  9. O Procon deveria proibir as propagandas das Insinuantes e Ricardo Eletro que falam de produtos sem juros. Isso é um desrespeito ao consumidor.

  10. O vereador Gilmar Santiago (PT) sugeriu, por meio de indicação ao governador Jaques Wagner, a realização de estudos junto às secretarias da Fazenda e Indústria e Comércio visando a diminuição da carga tributária para venda e aquisição de bicicletas e peças para sua manutenção.

  11. "Precisamos estimular o uso de bicicletas na cidade, pois este é meio de transporte de baixo custo, com forte impacto na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e melhoria da mobilidade urbana. A bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como símbolo do transporte saudável", comentou o vereador Gilmar.


  12. De toda sorte, vereador fazendo indicação a governador é estranho. Se a moda pega nos milhares de edis da Bahia, Wagner tá lenhado. 

  13. A matéria do Fantástico sobre os "Chupas Cabras" no país mostram como agem as empresas de radares. Quanta falcatrua. E, nós, consumidores bancando tudo isso.

  14. O Carnaval de Salvador já passou, estamos na pré-quaresma e o Banco do Brasil continua com seu comercial (BB Todo Seu) com Daniela Mercury e Claudia Leitte no ar. Nos banneres tem até efeitos com confetes.

  15. Um caminhão de bagulheira (assim fala a presidente Dilma sobre sub-produtos chineses importados) foi preso na Avenida Sete, em Salvador. Essses chines agem há anos.

  16. O porta-voz da Casa Branca, PJ Crowley caiu porque criticou o governo norte-americano por confinar em solitária o solado Bradley Maning, o qual vazou informações ao Wikileaks. Solitária é coisa da época de Lampião.

  17. O presidente Barack Obama vem ao Brasil nesta semana e vai fazer um discurso apologético no Rio de Janeiro. Vamos ver se ele vai tocar nesse assunto.

  18. O deputado estadual sargento Isidoro fez um discurso tão empolgado sobre as mulheres, ainda do dia internacional, 8 de março, que anunciou os 365 dias do ano todos para as mulheres. Santo pai!

  19. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) voltou a condenar o imperialismo norte-americano citando o Portal Vermelho, e defendendo alguns aspectos do governo Kadhafi, da Líbia.

  20. Pedro Alcântara é ex-deputado estadual e, como tal, tem direito a frequentar o plenário da Assembleia Legislativa. Claro, uma frequência de visitas e não como agiu nesta segunda-feira, nomeado chefe de gabinete da Secretaria das Relações Institucionais, e fazendo anotações e demorando-se muito no plenário. Soou anti-ético.
Se manca Pedrão que você não é pra esse tipo de papel.

  21. PSDB foi devagar quase parando na cobrança do assassinato do assessor de Jutahy Magalhães Jr, em Conquista. O próprio deputado deveria ser mais contundente.

  22. O deputado Carlos Geilson, PTN, foi o mais ácido crítico ao governo Wagner na cobrança de um reajuste maior para os servidores estaduais. Foi de uma ironia sem par. Até de gravata vermelha foi para provocar os petistas.
  
 23. A vereadora Terezinha Correia do município de Tapiramutá repudiou durante a sessão desta 2ª feira o projeto do executivo que propôs a redução do salário dos servidores municipais.  

  24. Em seu programa de rádio desta terça-feira (15), o governador Jaques Wagner afirma que a experiência de realizar o Carnaval, "a maior festa popular a céu aberto do mundo", atesta a capacidade de Salvador em promover a abertura da Copa do Mundo 2014.

  25. "Quem faz o Carnaval fará uma bela Copa com tranquilidade. A capital baiana é a terceira em turismo no País. Hoje, temos 24 vôos para fora do Brasil - portanto, reunimos condições". Ele informa inclusive que, no domingo da folia, conversou por telefone com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, reafirmando o interesse do Governo do Estado em trazer "um grande evento" do mundial de futebol.