Vice-prefeito Edvaldo Brito na contra-mão do que diz Prefeitura sobre Carnaval
Foto: DIV |
|
Apoio de Wagner a JH mexe com sucessões em SSA, 2012, e na Bahia, 2014 |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. No grande banner que o PP instalou no ato de filiação do prefeito João Henrique ao partido havia uma frase emblemática que remete a 2014: "João agora é 11". Como para bom entendedor meia palavra basta, esse é o mote da campanha de JH a governador da Bahia, com apoio da base de Dilma/Lula, ou esta indo à reeleição; ou Lula sendo o candidato. De quebra, como Wagner deverá ser candidato a senador, em tese, também com o apoio de Wagner.
2. Ora, a ida de Wagner à filiação de JH ao PP encerra várias interpretações. A mais sintomática delas é de que a política baiana continua um samba do crioulo doido, desta feita tendo Wagner como principal protagonista, o regente. Imaginar, como disse Wagner no ato de filiação de JH que deseja deste um "Parceiro Político" é menosprezar o PT, chamado de traidor por João na campanha de 2008, e todo histórico recente de atuação política do prefeito.
3. JH é parceiro de sí próprio e do seu projeto político. Para tanto, já atropelou o PDT, PSDB, PT e PMDB e vai atropelar novamente o PT e o PP. Não tem erro. Uma pessoa não muda a personalidade de uma hora para outra, sobretudo quando se acha com poderes divinatórios, e supõe-se que o governador, com toda sua experiência política deve saber disso.
4. O gesto de Wagner com o prefeito, hoje, de certo modo afundou a candidatura Nelson Pelegrino, a prefeito pelo PT, ainda que o partido assim se manifeste e deseje. Como diz seu presidente regional (PT) Jonas Paulo, ao analisar a ida do governador ao ato do PP como um gesto apenas de simpatia, minimiza o "tsunami japonês" que representou a nova aliança Wagner/João.
5. De cara, acabou com a oposição petista ao prefeito na Câmara de Vereadores de Salvador. Mesmo que Vânia Galvão e/ou Marta Rodrigues venha a insistir nisso, referendadas por Gilmar Santiago, vereador ligado a Walter Pinheiro, só a foto de Wagner junto a João na filiação ao PP cala qualquer um deles na tribuna da Câmara. E, o pior para o PT ainda está por vir, porque se surgirem recursos como estão dizendo para a Prefeitura, novos atos deverão contar com o ministro Negromonte, Wagner e João.
6. Até agora em matéria de apoio financeiro e investimentos à Prefeitura de Salvador só conversa fiada. A única obra que está em curso para a Copa 2014 é a Arena Fonte Nova, de competência do Consórcio Odebrecht/OAS amparada no governo do Estado. O governo do Estado ainda não decidiu sobre o VLT ou o Bus Rapid, ainda que a Seplan, na época de Pinheiro, tenha optado pelo VLT. Mas, com Wagner parceiro de João pode dar o Bus Rapid, o que será um atraso para Salvador.
7. Alguns recursos do governo federal ainda da época de Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional, para a Prefeitura de Salvador estão imobilizados porque o Município está inadimplente e o dinheiro nunca saiu, caso, por exemplo, da obra da Vasco da Gama. No mais, existem promessas do PP e Ministério das Cidades, o que poderão até acontecer. Mas, com o contingenciamento de R$50 bilhões no governo federal; e R$1 bilhão no estadual duvida-se que algo prospere em 2011.
8. Uma outra questão aberta com a ida de Wagner ao encontro de João é a possibilidade real, agora, de cada partido aliado querer lançar seu próprio candidato a prefeito de Salvador: o PDT, com Marcos Medrado (já sinalizada pelo ministro Carlos Lupi); o PSB, com Lídice da Mata; o PCdoB, com Alice Portugal ou Olívia Santana; e até partidos menores.
9. O certo mesmo é que o gesto de Wagner para JH é polêmico, prejudica o PT e a candidatura Nelson Pelegrino, e da uma mexida legal na sucessão de Salvador, 2012, e até na sucessão de 2014.
**
10. Não entendi as declarações do vice-prefeito Edvaldo Brito em A Tarde dando conta de que há esgotamento no atual modelo do Carnaval de Salvador. Ora, a Prefeitura de Salvador está com um comercial na TV dizendo que foi o melhor Carnaval do Planeta, o governo do Estado idem-idem, os blocos satisfeitíssimos, os afoxés e afros amparados no Carnaval Ouro Negro, então, me parece fora de foco a tese de Brito.
11. Associação de Moradores do Conjunto Doron protocolou no último dia 25, ofício solicitando à Câmara Municipal de Vereadores espaço na agenda para utilização da Tribuna Popular.
12. Foi hilárica a transmissão da Band do Carnaval das melhores escolas de SP. Quanta babozeira.
13. Falta 1 dia para começar o ano na Bahia.
14. O Japão não foi arrasado como disseram alguns jornais de Salvador. A região Nordeste do Japão, esta, sim, sofreu bastante.
15. Com o deslocamento de PMs do interior para o Carnaval de Salvador vários municípios ficaram desemparados e os bandidos fizeram a folia.
16. O tema do Carnaval de Arembepe é queimadas.
17. Filas enormes nas agências do Banco do Brasil Aeroporto e Shopping Barra após o Carnaval e a cidade repleta de out-doors do BB apoiando o Carnaval de blocos da elite baiana, Daniela Mercury e Claudia Leitte.
18. Mais um casal morto por imprudência de motoristas de caminhonetes. Agora foi em Laje, interior da Bahia. São os donos das estradas.
19. Muita espuma política na filiação de João Henrique ao PP e promessas para Salvador. Mas, até agora, só a espuma.
20. Missa em São Paulo marcou os 10 anos de falecimento de Mário Covas.
21. ônibus de turistas bate em NY e mata 13.