Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AGORA, INÊS MORTA, TODO MUNDO QUER REVITALIZAR CIRCUITO CAMPO-GRANDE

Lemos Passos firma parceria com a Perrene para 55 mil refeições
10/03/2011 às 20:02
Foto: Mateus Pereira
Trio de Armandinho, Dodô e Osmar no circuito Centro, e a decadência do local
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Agora que passou o Carnaval, Inês morta como se diz no popular, está tudo mundo dando opiniões entre os políticos na tentativa de revitalizar o Circuito Osmar (Campo Grande ao centro da cidade com retorno pela Carlos Gomes). O assunto é recorrente, sempre que passa o evento, no calor da hora, e depois vira letra-morta porque quem manda no Carnaval são as entidades, especialmente os blocos de trios da ABT (hoje, organizados na Central do Carnaval) a elite carnavalesca, e eles ditam as normas.

  2. Pode ser que mude. Mas, só se for por decreto municipal e duvida-se que o prefeito João Henrique realizado seu último Carnaval, em 2012, em baixa na administração, vá enfrentar uma parada dessas. O prefeito, hoje, falou num provável Plano de Zoneamento para o Carnaval. Tudo conversa fiada. É só lembrar que, Benito Gama na Emtursa, cogitou-se até em criar um 4º circuito da folia na área do Comércio. E nada aconteceu.

  3. O Carnaval de Salvador se transformou numa festa de marketing de produtos, um showzão de astros e estrelas, e essa galera incluindo os "Dendês no Sangue", aqueles que só amam a cidade na época carnavalesca, vai onde está o glamour, a TV e as grandes empresas. Na época de Imbassahy prefeito ele conseguiu o "milagre" de levar Bell e a Banda Chiclete para tocar em Cajazeiras. Depois, o próprio Bell foi a Imbassahy e disse: - Prefeito, lá mais não.

  4. O Carnaval na Bahia nesse novo modelo posterior ao Jacu e blocos locais se iniciou em 1984, no governo Manoel Castro. Eliana Dumet, coordenadora do evento, montou dois palcos com apoio de Sérgio Bezerra, um na Barra; o outro em Ondina. Decorou-os com coringas. Nessa década havia um encontro do Eva + Camaleão, com venda de camisetas. No final dos anos 1980, o Olodum desfilou na Barra e a camarotização começou no esquema do marketing atual com Daniela Mercury, em 1991.

  5. Não me recordo quem deu o nome de Osmar ao circuito centro; e Dodô, ao Barra. Sei que Paulo Gaudenzi foi o idealizador do Circuito Batatinha, no Pelourinho. Sei, também, que Osmar ficou com o nome do circuito centro porque era mais animado e ele fazia aqueles memoráveis discursos na Praça Castro Alves. E Dodô, por ser uma figura menos carismática recebeu o nome do Circuito Barra.

  6. O Barra foi crescendo e se tornando mais relevante do que o Centro desde a época de Lídice prefeita (1993/1996). Foi uma evolução natural ditada pelas empresas, pelos blocos de trios da elite, pela midia e pelo glamour. E foi matando o Circuito Osmar que passou a ser quase alternativo, este ano, então, uma lástima. Buracos enormes na programação, desorganização geral. Eliana Dumet deixou um projeto pronto, em 2004, para revitalizar o Osmar. Mas, JH engavetou.

  7. Só para se ter uma idéia: a Emtursa, hoje Saltur, está caminhando para seu 8º presidente na atual gestão JH isso porque, salvo melhor juizo, Cládiio Tinoco deve abrir espaços para a turma chegante do PP.

  8. Tem como revitalizar o Centro? Tem. Mas, duvida-se que isso aconteça. A reabertura do Hotel da Bahia, fala-se em 2012, pode ajudar e muito. O tal hotel de Nizan no Prédio de A Tarde, na Castro Alves, ajudaria também. O Paláce Hotel do grupo português AA, fechado até hoje na Rua Chile e que seria um 5 estrelas também seria legal. O Hilton caveira de burro do Comércio, idem-idem.

  9. Agora, só na base da conversa, das marquises da Avenida Sete, de encontro de trios sem midia, não vai a lugar algum.
                                                                         **
    10. Sinpojud convoca titulares dos cartórios extrajudiciais para uma mobilização na Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira, 15, 10h. O sindicato defende uma privatização dos cartórios com dignidade. O projeto está na ALBA desde o ano passado e é bastante polêmico.

  11. O Sinpojud, inclusive, não concorda com a minuta apresentada pelo TJ à Casa Legislativa e gostaria de impor mudanças. Mas, a presidente do TJ, Telma Brito, não dá sinais nessa direção.

   12. Orquestração: os releases das Prefeituras do interior falando nos carnavais de suas cidades todos falam em tranquilidade.

   13. Na nossa jornada cívica carnavalesca o BJÁ apresenta, hoje, na lista dos melhores em Salvador: Melhor bloco de paulistas o Asa de Águia; Melhor Música "Emoções" do anúncio da Nestlé; Musa Saradona, Viviane Trípode; Dendê Revelação, Preta Gil.

   14. Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, em 27 de março, o SESC BAHIA, através do Teatro SESC SENAC Pelourinho, e em parceria com a Cooperativa Baiana de Teatro desenvolverá a partir da próxima segunda-feira, dia 14 de março, o projeto VIVA TEATRO! VIVA O CIRCO!.

  15. O trem bala Rio de Janeiro/São Paulo vai sair primeiro do que o Metrosal até Pirajá.

  16. A entrevista com Walter William nas Páginas Amarelas de Veja é imperdível. O negão economista e professor de universidade nos EUA diz que Obama vai ser um fracasso para os negros, condena as cotas para negros no Brasil, o salário mínimo e as políticas afirmativas.

  17. Na campanha do Ford (o carro) folia o vocalista Bell Marques continua de barba. Ou agência não teve agilidade para trocar a foto ou achou melhor Bell barbudo.

  18. A greve na indústria da construção civil em Salvador caminha para 30 dias. Prejuízos incalculáveis.

   19. A Lemos Passos firma parceria com a Perrene para fornecimento de 55.000 refeições/mês. A Perrene é reconhecida como a empresa nacional que mais investe em novas tecnologias de água e efluentes. Está presente em obras importantes para indústrias de papel e celulose, automobilística, suco-alcooleira, alimentícia, farmacêutica, no Brasil, América Latina e África.

   20. Esse Ademar Lemos não é brincadeira.

   21. Figura marcante durante a campanha eleitoral do deputado petista Marcelino Galo, a atriz Tânia Tôko esteve no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa para apresentar projetos em que é a diretora teatral, na tarde desta quinta-feira (10). 
 
  22. A artista, que participou do longa metragem "Ó Paí Ó", da cineasta Monique Gardenberg, representando a "Neusão", comentou sua admiração pelo deputado estadual e ressaltou que tanto Marcelino como Valmir Assunção - hoje deputado federal - já fazem parte dos parceiros de trabalho da trupe de teatro.

  23. O deputado ACM Neto, em entrevista a Playboy, defendeu o nome do senador mineiro Aécio Neves como candidato à Presidência pela oposição em 2014 e falou sobre a saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM.

  24. O Lobisomem de Serrinha rejeitou uma proposta milionária para retirar sua barba.

  25. A edição de J&Cia traz em destaque as notícias de que Luiz Fernando Rila e a esposa, Viviane Kulczynski, ficam no Estadão só até o dia 15 de março, pois estão de mudança para Brasília, onde ele será diretor-executivo da FSB; que Adriana Wilner deixou Pequenas Empresas & Grandes Negócios;

  26. Que a Ejesa descontinuou a edição paulista do Meia Hora, tendo desligado 14 jornalistas; que será lançado na próxima semana o jornal Brasil 247, exclusivo para iPad, dirigido por Joaquim Castanheira e Leonardo Attuch; e que o Grupo RBS vai atuar em educação e eventos empresariais.

  27. Outras manchetes da edição ficam para a nova equipe de Comunicação do Sebrae Nacional; a homenagem de médicos gaúchos a Moacyr Scliar, recentemente falecido, dando seu nome a um prêmio de jornalismo; a estreia de Maurício Menezes no programa de tevê Observatório da Imprensa, no próximo dia 15/3; e o blog sobre resistência à ditadura que Paulo Markun pôs na rede.