Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNADOR EXALTA ALEGRIA DOS INVESTIDORES E BOA SEGURANÇA NO CARNAVAL

Bloco de Itapuã Malê Debalê faz melhor desfile dos afro no Campo Grande
06/03/2011 às 18:27

Foto: Manu Dias
Governador Wagner e ministro Padilha (Saúde) na coletiva à imprensa
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Em coletiva concedida neste domingo de Carnaval (6), no Centro de Apoio à Imprensa, no Campo Grande, o governador Jaques Wagner fez um positivo dos três primeiros dias de festa. Ele também falou sobre os aspectos da segurança e da organização da festa.

  2. "Quero transmitir uma impressão que é generalizada. Fui ao Olodum, ao Ilê, estive nos três circuitos e em alguns camarotes. A alegria dos investidores e a admiração dos visitantes é espetacular, e eu queria dividir com quem está no trabalho do dia a dia proporcionando a festa. Até agora posso dizer que o balanço é extremamente positivo, lembrando que ainda temos três dias pela frente".

   3. Ao falar da segurança, o governador ressaltou a experiência da polícia baiana neste tipo de festa e lembrou a estrutura montada. "Essa ação é conhecida como a maior operação militar fora de tempos de guerra. Quem faz o que fazemos, não terá dificuldade para realizar a Copa do Mundo, já que o número de turistas é menor e o formato do evento diferente". 

   4. Outro aspecto destacado foi "a contribuição dos artistas, inclusive com a participação gratuita em campanhas de conscientização, além, é claro, da própria consciência do folião, que sabe que não vale a pena se meter em confusão. Isso tem garantido a queda na violência", disse o governador.



  5. Jaques Wagner também falou sobre a concentração de atrações no circuito Barra-Ondina. De acordo com ele, há uma preocupação por parte do Governo da Bahia, que tem atuado para equilibrar as atrações nos circuitos.

   6. "A organização não cabe exatamente ao Governo do Estado, mas nós sabemos que a concentração traz problemas para a festa. Temos que fazer esse debate com a prefeitura e os responsáveis pelos trios. De nossa parte, oferecemos Carnaval em seis bairros, trios para o folião pipoca e o Carnaval do Pelourinho. Então, temos nos esforçado".

  7. Além do governador, participaram da coletiva o vice-governador, Otto Alencar, os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do Turismo, Domingos Leonelli, de Cultura, Albino Rubim, da Saúde, Jorge Solla, e o assessor-geral de Comunicação, Robinson Almeida.



  8. Também esteve presente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que falou sobre as ações de saúde no Carnaval. "A Bahia está de parabéns. Me impressionou essa ação articulada entre governo e prefeitura. Isso dá uma capacidade de planejamento muito grande. Percorri os postos de saúde, são 14, mais 47 ambulâncias da Samu, tudo funcionando de forma articulada, o que permite atendimento de qualidade à população".

   9. Não se pode negar que a segurança no Carnaval tem melhorado ano após ano. A Polícia baiana tem know-how de longo tempo desse evento, mas, ainda está longe de ser uma polícia cidadã. Bate demais e sem necessidades nas pessoas mais pobres, os PPPs - Pretos, Pobres e da Periferia. Enquanto o governador dava entrevista o Portal Terra exibia um vídeo mostrando cenas de barbárie da PM.

  10. Há muita violência sem registro oficial. A SSP, evidente, trabalha com números de registros oficiais, aqueles que os cidadãos prestam. Mas, a quantidade de gente que é furtada e agredida e sequer vai numa delegacia de plantão é muito grande. No circuito Barra/Ondina, então, vários cantores já pararam os trios para acalmar porradas generalizadas.
                                                         **

   11. O IPAC diz que o Pelourinho vai receber 500 mil pessoas no Carnaval. Daqui a pouco passa o Circuito Osmar.

   12. Devido a problemas na central 199 da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o serviço de solicitação de emergência pode ser feito temporariamente através do número (71) 3176-8600, também durante 24 horas. Técnicos já estão realizando os reparos na central 199 para que o serviço volte a funcionar o quanto antes. Essa Prefeitura não tem jeito.

   13. Os modelitos de Bell da banda Chiclete com Banana são encontrados com facilidade em qualquer loja do Shopping Barra.

  14. Eliana puxando trio tudo bem. Agora, transmitindo Carnaval de Salvador pelo SBT é uma lástima. A moça não conhece nada da festa.

   15. A gulodice da Band Folia não permite que ela faça boa cobertura do Carnaval de Salvador porque divide com Recife e SP. É um colcha de retalhos mal alinhavada. Mas, o faturamento comercial é generoso.

    16. Trechinco poético da música do Parangolé: - Pra frente, pra frente, pra frente. Outra música do mesmo Parangolé, uma pérola: - Vamos correr, vamos correr, vamos correr... Santo pai.

   17. Faltam 9 dias para começar o ano na Bahia.

   18. O Banco do Brasil optou pela elite e patrocinou dois blocos: o Crocodilo, com Daniela Mercury; e o Papa, com Cláudia Leitte. É ação social para os mais ricos, Faz parte.

   19. Essa saída do Ilê no Curuzu está se tornando uma chatura.

   20. Um acidente com poste, três pontos com falta de energia - sendo dois na Barra (um alimentador desarmado e um transformador estourado ambos da Coelba) e um no Relógio de São Pedro- quatro pedidos de ligação e 26 solicitações de manutenção foram as principais ocorrências registradas neste domingo (6) pela Sesp, através da Coordenação de Iluminação, porém todas já devidamente sanadas.



  21. A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vistoriou 163 estabelecimentos e 22 camarotes, verificando em alguns deles falta de condições de higiene e de informações em produtos, não fixação de preço e de data de validade e o não-cumprimento da Lei Municipal 7651/09, que proíbe o fumo em ambientes fechados ou parcialmente fechados.


  22. A vistoria resultou em três notificações por falta de preço, informação e mau acondicionamento dos produtos, quatro autuações por validade vencida e dois pela falta de higiene.


  23. Em relação à fiscalização dos ambulantes, a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) realizou 358 apreensões.

   24. As dançarinas do Léo Santana estão fazendo o maior sucesso.

  25. O Malê Debalê que maravilha de desfile no Campo Grande. Foi o melhor dos afros até agora. Taí bem lembrado o Malê na abertura da Copa do Mundo 2014.

 



 
voltar