Essa candidatura de Marcos Medrado a prefeito de Salvador é puro "balão de ensaio"
Foto: Manu Dias |
|
Governador Wagner com integrantes do Olodum entre papiros e twitter |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Neste Carnaval, o governador Jaques Wagner mostra que amadureceu em atitudes durante a folia. Ao contráriko de 2007, quando apareceu na TV Band dando uma entrevista cheio de goró, Wagner, distante do deslumbramento do poder assim que se elegeu governador, se apresenta, em 2011, mais maduro, mais consciente e com postura carnavalesca mais moderada. Aliás, como recomenda a função de um governador de estado.
2. O governo do Estado se comporta como parceiro da Prefeitura de Salvador na organização da festa, em termos, cada qual com seu espaço. Ou seja, diz que ajuda a cidade e contribui de forma decisiva com a segurança e saúde da população, mas, cada qual em seu lugar. Tanto que a Secom da Prefeitura montou seu sitio de comunicação para difundir suas ações; e a Agecom, a agência do governo do estado, instalou o seu para falar sobre os seus feitos.
3. Essas ações deveriam ser conjuntas. Mas, infelizmente, não são. E, cada qual diz o que realizou, embora, no caso da Segurança ninguém acredita nos números que são divulgados pela SSP. O Carnaval é violento, todo mundo sabe e presencia isso, mas, aos olhos da SSP é um mundo de paz, ainda que a PM bata e muito nos PPPs, os pretos, pobres e da periferia. Você não vê um PM batendo num "mauricinho", mas, em negão é comum.
4. A verdade é que a cultura da PM, tanto agora; quanto antes do governo Wagner é de bater, sentar à pua nos mais pobres e isso não alterou no governo atual. Uma mudança nessa direção demora anos, décadas, e exige um trabalho persistente de conscientização.
5. Através da Rede Band Recife o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, PSB, de forma deselegante disse que o Rio tem um grande Carnaval, que a Bahia tem um grande Carnaval, mas, bom mesmo é em Pernambuco, "Carnaval sem cordas e diferente". Por cima, ainda deu outra alfinetada na Bahia, nem entendi porque, disse que Pernambuco vive momento de grandeza com maior PIB do Nordeste.
6. Ora, esse governador esteve aqui em 2008 junto com Sérgio Cabral, no primeiro ano do governo Wagner, e, durante o Carnaval, Wagner usando aquele chapéu estilizado de cangaceiro de PE, ficaram de fazer uma parceria para bom relacionamento entre os carnavais do Rio/Salvador/Recife.
7. Isso virou letra morta. Nada aconteceu. Nem vai acontecer porque são culturas diferentes e que se degladiam entre si num salve-se quem puder. E o que não deve é um governador incentivar esse tipo de discórdia como fez Eduardo Campos. Se a baianada já não gosta da pernambucada, agora pior ainda.
8. Num troco involuntário, certamente sem saber desse episódio, Daniela Mercury cancelou sua apresentação no Galo da Madrugada.
**
9. O ministro Carlos Lupi, do Trabalho, em visita a Salvador no Carnaval soltou um "balão de ensaio" afirmando que o PDT, seu partido, vai trabalhar a candidatura do deputado Marcos Medrado a prefeito de Salvador, em 2012. Digo "balão de ensaio" porque Lupi não conhece a realidade de Salvador e Marcos Medrado é um político experiente, profissional da política, e não vai colocar sua mão (e cabeça) numa cumbuca dessa natureza.
10. Por mais que o PDT queira, e não existe a menor união entre os deputados deste partido em relação a esse objetivo, com parte de sua direção e deputados na estrutura do governo Wagner, inclusive em secretarias, não conseguirá tal objetivo. Como "balão de ensaio", marola e o que mais seja, tudo bem, faz parte do processo. Agora, como algo sério e competitivo não existe.
11. Marcos Medrado não é menino. Só conta como aliado dos mais fieis o vereador Alcindo Anunciação, PSL, e teve que se socorrer no interior, na última eleição, para eleger-se deputado federal. Até pensou, antes disso, em ser candidato a prefeito de São Francisco do Conde, mas, desistiu porque não conseguiu viabilizar as alianças que pretendia.
12. Agora, imaginem isso em Salvador. Só na cabeça de Lupi.
13. O pai de Neymar não deu trégua ao craque da seleção brasileira. Tá certo.
14. Bell, sem barba, tá parecendo um duende.
15. Faltam 9 dias para começar o ano na Bahia.
16. Ivete de gansa foi uma beleza. Mas, o pássaro do sábado parecia um urubu.
17. Faltou luz em trechos de Ondina na noite da sexta-feira por 25 minutos. Foi um sufoco. Mas, a Coelba agiu rápido.
18. O pessoal da Band Folia chamou a dupla do camarote e disse o seguinte: - Agora, vamos ver uma coisa bem curiosa e mostrou Tony Garrido. Santo pai!
19. Jammil cantando a música salve Salvador é de chorar. E a dupla Saulo + Gilmelândia é de chorar ainda mais.
20. A Limpurb já recolheu 496 toneladas de resíduos sólidos neste Carnaval.