Sinpojud organiza greve de advertência nos cartórios com privatizações em análise
Foto: BJÁ |
|
Acesso e saídas do Salvador Shopping só com monitoramento eletrônico, sem seguranças |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O deputado federal João Leão (PP), o qual deverá assumir a Casa Civil da Prefeitura do Salvador a partir do próximo dia 12, quando o prefeito João Henrique assina sua ficha de filiação neste partido, tem razão quando diz que os vereadores do PT na Câmara têm a obrigação de apoiar o prefeito compensando a recíproca de apoio dos deputados estaduais do PP ao governo Wagner, na Assembleia Legislativa. JH, quer queiram ou não, vai integrar o bloco de alianças a Wagner/Dilma.
2. Quando digo que Leão tem razão isso o faço em tese. Porque, na prática, segundo já externou sua posição a líder do PT na Casa da Cidadania, vereadora Vânia Galvão, o PT vai continuar fazendo oposição ao prefeito, pois entende que houve um rompimento na última campanha municipal, em 2008, e não há mais confiança nesse gestor. Essa é a mesma opinião da vereadora Marta Rodrigues, PT, ligada ao deputado Nelson Pelegrino, virtual candidato desta legenda a prefeito, em 2012.
3. De toda sorte é bom ficar atento aos movimentos de Leão porque ele não está falando sozinho e sim em nome de um partido. Deu, portanto, um recado. Lá adiante, se o PT insistir na oposição a JH, o PP, em tese, também teria o direito de fazer oposição ao governo Wagner, na Assembleia Legislativa. E, assim como o PT pode causar estragos a JH; o PP pode fazer o mesmo com Wagner.
4. Pelegrino já sinalizou nos bastidores que o PT deve ter uma linha mais moderada com JH defendendo a tese de que, quem está em jogo, na atualidade, é a salvação de Salvador, cidade que está mal gerida. Mas, o PT na Câmara tem seus argumentos e alianças com PCdoB e PSB e, ao que tudo indica, vai continuar pisando nos calos de João com toda força.
5. Pelo menos em primeiro turno PT e PP não devem se alinhar nas próximas eleições de Salvador. Mas, em segundo turno, havendo essa segunda jornada e o governador Wagner mantendo a aliança estadual (e nacional) intacta, a tendência é unir-se PT + PP, salvo se houver um terremoto. O quadro, hoje, se apresenta diferente de 2008, quando se uniram PMDB (João) + DEM (ACM Neto) contra Walter Pinheiro, e tem tudo acontecer diferente.
6. Pelegrino certamente está olhando por esse ângulo e não gostaria de ter contra sí, em 2012, além do DEM + PMDB, também o PP. Seria fatal para suas pretensões de chegar ao Palácio Tomé de Souza. PP, PCdoB e PSB analisam o quadro de 2012 com muita atenção. Sabem, ademais, que o PT gosta de apoios, mas não dá apoios. Só em último caso.
7. Portanto, o recado de Leão está dado com toda clareza.
**
8. A banda Chiclete com Banana fez fama em Salvador, sua base é na capital baiana, mas, o ensaio geral aconteceu em Mata de São João. O município de Salvador perdeu essa receita de ISS. Entendem alguns técnicos que a Prefeitura pode canetar a Chiclete com Banana.
9. Aécio Neves decepcionou nos debates iniciais no Senado, caso do Salário Mínimo.
10. Espera-se que o prefeito de Irecê, Zé das Virgens, PT, mande limpar as ruas da cidade para receber Dilma. A entrada e o entorno do Hospital Municipal estão repletos de matos e ratos.
11. A Líbia do ditador Kadhafy está investindo US$1.6 bilhão de dólares no novo aeroporto de Trípoli. Aqui em Salvador, faltando 3 anos para a Copa do Mundo, o secretário de Infraestrutura do governo, Otto Alencar, foi conhecer o projeto da segunda písta. E só.
12. "A transferência da praça de pedágio da Estrada do Coco revela mais uma farsa do PT. Para ganhar as eleições da prefeitura de Camaçari e do governo do estado, os petistas criaram um desvio que permitiu a alguns não pagarem a tarifa.
13. -Depois da reeleição, a história é outra. Agora, todo o mundo vai ter que pagar. Até quem não precisava pagar antes, como aqueles que moram depois da ponte do Rio Joanes até a passarela atual", denuncia o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia. 14. Para Aleluia, a atitude do governador Jaques Wagner e do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, causou a paralisação das obras de duplicação da Estrada do Coco até a Praia do Forte. 15. Apesar do furto a uma joalheria e o intenso movimento de pessoas nessa fase do pré-Carnaval, as entradas e saídas do Salvador Shopping continuam sem seguranças mais ostensivas (vide foto acima). Os carros entram e saem sendo monitorados apenas por câmeras. Seria interessante que a direção do shopping colocasse uns seguranças com comunicação via rádio.
16. Na área interna do estacionamento do Salvador Shopping há vários seguranças com uso de motocicletas. Outro detalhe: no local onde param os ônibus dos turistas também não há seguranças.
17. A Tarde mostrou em sua edição de domingo a "casa de luxo" onde estavam escondidos os prováveis assaltantes mortos pela Polícia, no Caji, em Lauro de Freitas. Santo pai! Casa de Luxo é a de Gisele Büchen, nos Estados Unidos.
18. O Ministério Público deve por fim a essa venda casada nas formaturas. Na solenidade da turma de Direito da UCSAL tinha mais "leões de chácaras" que alunos. Um pai não podia levantar e tirar uma foto do filho no palco. É um absurdo.
19. A prefeita Moema Gramacho (PT) em pose na coluna de Therezinha Cardoso, 7 Dias, em A Tarde, a "creme le creme" da "sociedade" baiana. É isso.
20. O projeto para implantação do Porto Sul vai comer 1.800 hectares da Mata Atlântica.
21. Faltam 16 dias para começar o ano na Bahia.
22. Segundo a SECOM de Alagoinhas o município está com sobra de caixa. Que bom!
23. A Policia Rodoviária deveria intensificar fiscalizações aos donos de caminhonetes. Eles fazerm misérias nas estradas.
24. Em coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), a presidente Maria José Silva, o Diretor da Mobilização, Samuel Nonato e o Diretor de Finanças e Convênio, Jorge Cardoso debateram a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em privatizar os cartórios extrajudiciais do país.
25. Em pauta, a situação dos servidores dos cartórios que, segundo o (Sinpojud), além de sobrecarregados devido a falta de funcionários, trabalham em condições insalubres dentro da estrutura física precária dos estabelecimentos.
26. Logo em seguida o Diretor de Finanças, Samuel Nonato tomou a palavra revelando que o projeto de Lei n° 19 324/09, que versa sobre a privatização, está na Assembléia Legislativa da Bahia desde o ano passado e até então aguarda votação, condicionado a ser substituído por um novo projeto elaborado pela Presidente do TJBA, desembargadora Telma Britto.
27. Segundo Samuel "faltou serviço democrático em debates, pois não foi apresentado para os servidores e não foi debatido".
28. Para finalizar eles confirmaram que os profissionais do judiciário vão paralisar as atividades na próxima segunda- feira (28), com o intuito de chamar a atenção e mostrar para a sociedade que o problema que ocorre não é culpa do servidor e sim do sistema, além de demonstrar toda a dignidade dos trabalhadores e as dificuldades que passam para conseguirem fazer um bom serviço para a população.