Trabalhadores da Embasa também põem barbas de molho e promovem assembleia
Foto: BJÁ |
|
Caminhões das cervejarias já abastecem camarotes no circuito Barra/Ondina |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nos corredores da Assembleia Legislativa, onde tudo se sabe e muito se ouve sem confirmações oficiais, dava-se conta de que o deputado federal Nelson Pelegrino (agora com um L só para não ter qualquer semelhança com Collor) não teria gostado da aceitação elogiosa do governador Wagner de aceite ao prefeito João Henrique, no PP, próximo dia 12, em articulação política da dupla Mário Negromonte e João Leão. O que teme Pelegrino é um fortalecimento de João e uma candidatura do PP a prefeito de Salvador, em 2012, atrapalhando sua trajetória rumo ao Tomé de Souza.
2. Diria que Pelegrino está correto embora, óbvio, não vai fazer muxoxos junto ao governador porque o deputado Nelson está mais maduro, mais escolado, entende velhas dissidências internas com Wagner pela disputa do PT, o partido, e vai tocar sua campanha com as forças que possui. E, claro, sendo Wagner do PT e consensualmente ele, Pelegrino, candidato do partido, apoio do governador.
3. Mas, já vimos esse mesmo filme em 2008 quando Wagner, em postura que considera democrática e republicana, apoiar três candidatos a prefeito em partida de primeiro tempo, com Walter Pinheiro (PT), João Henrique (PMDB) e Antonio Imbassahy (PSDB). Portanto, nada impedirá que o governador apoie Nelson Pelegrino, se este for confirmado candidato pelo PT; João Leão, já acenando como candidato do PP; e alguém do PSB ou PCdoB, se for o caso.
4. E também vimos que essa película, em 2008, por essas e outras, dizia-se que era a vez de Pelegrino e deu Pinheiro na disputa, mais uma vez com apoio do governador na disputa inicial do PT, este pendendo para Walter e deixando Nelson a ver navios. E qual foi o resultado final do pleito? Deu vitória de João Henrique, que todo mundo achava que sequer iria ao segundo turno.
5. Então é natural que Pelegrino coloque suas barbas brancas no molho porque vem tentando ser prefeito da capital desde 1996, perdeu duas eleições seguidas para Imbassahy; e uma para João, em 2004, e lá se vão 16 anos de estrada nessa pisada, em 2012, merecendo, pois, ter sua chance de governar a cidade. E, diga-se de passagem, não fosse esse movimento de João com o PP, diria que o caminho estava bem pavimentado para o PT, com Nelson, para chegar ao comando da Prefeitura.
6. Mas, essas nuvens políticas que se mexem no decorrer do processo são problemáticas e embora João Leão não tenha empatia com a população de Salvador, e mais aninda com esse complicado eleitorado, pode se tornar um novo João, o Henrique, e ir ao segundo turno. Até o nome colabora com isso: João, o coração, o apelo do marketing e toda essa história que todos conhecemos.
7. Na outra ponta, com competititivade, e Pelegrino sabe bem disso, o nome de oposição ao PT é ACM Neto. E só. Nem José Carlos Aleluia, pelo mesmo DEM (que até lá pode nem mais existir); nem Geddel Vieira Lima, pelo PMDB, seriam competitivos. E, ao que se sabe, Geddel vai trabalhar na campanha da capital, em 2012, mas, reservar-se-á para a campanha estadual de 2014.
8. Hoje, por via das dúvidas, Pelegrino colocou seu bloco no salão. E, aproveitando o Carnaval, vai colocar o seu bloco nas ruas.
**
9. A Barra no circuito carnavalesco até Ondina já está um inferno. Os camarotes estão sendo abastecidos (vide foto acima), tem vários caminhões trabalhando na rede elétrica, camarotes estão sendo finalizados e os engarrafamentos são enormes. Além do que, uma peça dessas pode cair no seu carro ou na sua cabeça. Pule fora desse espaço até depois do Carnaval.
10. E o que é pior: não tem PM, não tem agente de trânsito e não tem guardas municipais.
11. O procurador da Assembleia, Graciliano Bomfim, será o professor homenageado pela turma de Direito da UCSAL, noturno, Maria Tereza Pacheco. Hoy, no CCB.
12. A deputada Luiza Maia, PT, de Camaçari, está com Pelegrino mas não pode ir a sua plenária, hoje, porque participava de um protesto contra a política do governo do Estado em cercar Camaçari de pedágios.
13. Luiza Maia quer diálogo e isenções para algumas categorias de pessoas que vivem em Camaçari.
14. A presidente Dilma vai a Irecê na próxima semana, mas nada de investimentos produtivo para a Bahia. Aumentará a parcela do Bolsa Família. Ou seja, fazer política.
15. Parece piada, porém é sério. A ViaBahia que explora o pedágio na BR-324 criou o progrma fidelidade ViaMais. Ou seja: o cliente vai reunindo cupons do pagamento do pedágio e com determinado número de pontos tem 10% de descontos no Ponto do França, 10% em compras na Minilab, e 25% nos cursos de espanhol do Caballeros de Santiago.
16. Quem passa por esse pedágio recebe um folheto do ViaMais. Bacana! Vou mandar um pra deputada Luiza Maia.
17. "Dos 417 municípios da Bahia, apenas 20 estão com acesso à banda larga. Mas, esse quadro começou a mudar com o nosso Governo, que compreendeu a importância deste desafio das telecomunicações como um instrumento inovador para o desenvolvimento do Brasil, criando o Programa Nacional de Banda Larga e colocando como uma das suas prioridades".
18. Foi o que disse o senador Walter Pinheiro (PT-BA) durante o 9º Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, realizado nesta quinta-feira (24), em Brasília.
19. O programa ainda está engatinhando. Mas, Pinheiro dá uma idéia de que já está a todo vapor.
20. Nesta 2ª feira, às 13 h, será aberto o Projeto Qual sua cor? Qual sua raça? O racismo institucional na saúde - formação de profissionais da área da Saúde da Prefeitura de Lauro de Freitas para o enfrentamento do racismo institucional. O evento será realizado no Centro de Referência Afro-brasileira - Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.
21. O projeto será desenvolvido pelo CEAFRO/UFBa, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas e objetiva capacitar os profissionais da área para o enfrentamento ao racismo institucional, visando o desenvolvimento de habilidades para sua abordagem no cotidiano profissional.
22. Comerciantes situados na Avenida Luis Tarquínio, em Lauro de Freitas, amargam prejuizos com a mão única que só beneficia o Hiper GBarbosa.
23. Dom Franquito foi convidado para comer um Xambril de Bigode, em Itapuã, após o reinado de Momo.
29. O vereador Gilmar Santiago esteve presente na assembléia geral dos trabalhadores da Embasa, realizada ontem (dia 24) à tarde, no pátio da empresa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) que rejeitou, por ampla maioria, a proposta de 1,5 salários de Prêmio de Participação nos Resultados (PPR).
30. A assembléia decidiu também baixar a bandeira inicial da campanha de PPR 2 vezes o salário para 1,8 para o caso de serem cumpridas todas as metas do planejamento da empresa.
31. Gilmar comentou que a conjuntura nacional e estadual que levou a cortes nos orçamentos públicos é um dado forte, porém o "sindicato faz a luta e defende direitos dos trabalhadores, responsáveis diretos pela melhoria de inúmeros indicadores da empresa nos últimos anos, a ponto de colocá-la como segunda melhor empresa pública prestadora de serviço do país", comentou Santiago
32. Está agendada para os próximos dias reunião dos trabalhadores com a direção da empresa. A próxima assembléia será no dia 16 de março, às 9 horas, também no CAB.
33. Só hoje o líder do PT na Alba, Yulo Oiticica, mandou moção de pesar pela morte do fundador do PT, Rogério Ataíde. Acorda meu caro!
34. Fala-se que o deputado federal Luis Argolo, PP, estaria disposto a assumir a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura do Salador. Na política tudo é possível. Só lembrando, Argolo tem apenas 15 dias de deputado federal.