Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOM SENSO DEVE MANTER BAIANAS NAS PRAIAS COM TRADIÇÃO E SEM BEBIDAS

A queda de energia em Lauro de Freitas (Vilas), o papa e a Coelba
20/02/2011 às 20:49
Foto: BJÁ
Final de linha ônibus em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. Falta de respeito total.
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A decisão da Superintendente do Patrimônio da União (SUP), Ana Vilas Boas, de regularizar o comércio de venda de acarajés nas praias, se for o caso até proibir esse tipo de comércio, tem sentido, ainda que mexa com um íncone, um símbolo da cultura baiana. Mas, até por isso mesmo, é preciso ter alguma organização nesse comércio, não colocando as baianas acima da lei, nem fora da lei. E a superintendente já acenou a uma solicitação do prefeito JH, que o entendimento é o melhor caminho.

  2. Agora, isso é público e notório, algumas baianas agregam aos seus tabuleiros, de forma direta e/ou indireta (parentes, amigos, etc) à venda de bebidas alcoólicas e refrigerantes, o que não condiz com a tradição secular das baianas. Evidente que, o acarajé chama a cerveja e vice-versa. Tanto que, onde tem ponto de baiana, na praia ou nas ruas, existem próximos pontos de vendas de bebidas.

  3. Outro detalhe: as baianas de acarajés não estão nas praias há séculos como se dizem. Na realidade, as praias em Salvador só começaram a ser frequentadas como áreas de lazer (antes era de cura à doenças), a partir de 1910, portanto, há apenas 1 século. E, ainda assim, com pioneirismo na Barra, não havia quituteiras de acarajés nas praias (na areia e proximidades).

  4. Só a partir dos anos 1960/1970 é que as praias começaram a ser mais frequentadas pelos baianos e aí se incorporaram as baianas do acarajé, na Barra, Ribeira, São Tomé, Terceira Ponte, Itapuã e outras. As baianas nas ruas são outra história e as quituteiras remontam à época da Colônia.

  5. O que a superintendente da SUP deseja, é assim que se entende a medida adotada pela autoridade federal, é não permitir que, o comércio de apoio às baianas se torne uma situação incontrolável, como de fato já existe, e não venha a encher a praia de penduricalhos como até recentemente acontecia.

  6. Agora, retirar as baianas de uma canetada, sem diálogo, sem levar em consideração a tradição e a representatividade das baianas seria um ato que traria um grande prejuízio à imagem da Bahia, especialmente a Salvador.
                                                 **

  7. O final do ponto de ônibus em Vilas do Atlântico, bairro classe média de Lauro de Freias também frequentado por turistas e visitantes de outras cidades da Bahia, continua uma vergonha. (Veja foto acima). Lixo, buracos, vendas de propdutos alimentícios sem fiscalização, falta de policiamento e ausência do poder público municipal que permite uma situação dessa natureza.

  8. Agora, felizmente, colocaram dois sanitários químicos à beira do Rio Sapato para os profissionais das empresas de ônibus que trabalham no local e os usuários do sistema. Na foto acima, a vasilha azul, é o bebedouro dos motoristas, também eventualmente usado pelos servidores da SESP da Prefeitura. 

  9. E onde estão a Delegacia do Trabalho e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Lauro de Freitas? Ao que tudo indica fecham os olhos para tal situação.

  10. Com 200 homens a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura
(Setin), realizou as ações da Operação "Ordem na Casa" no final de semana, nas estações de transbordo da Lapa e Pirajá.

  11. As ações Tiveram inicio com a retirada de 4,2 toneladas de lixo da estação da Lapa, lavagem geral da estação, reparos e troca de equipamentos danificados, colocação de placas de concreto e reposição de 11 torneiras, três vasos sanitários e pintura nas Plataformas para retirar as pichações.

  12. Quanta imaturidade no time do Vitória! Até jogadores considerados experientes perderam a cabeça no BAVI.

  13. Forte de Santo Antonio Além do Carmo sedia encontro de capoeiristas mulheres.

  14. Só na semana entre 13 e 20 de fevereiro 2011 aconteceram quatro quedas de energia em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, deixando centenas de pessoas no prejuízo sem uma explicação justificável da Coelba. No último sábado, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e outras a queda de energia foi entre 18h (app) até 23h (app).

  15. Resultado: muitas famílias sem TV, sem ar condicionado, sem freezeres, etc. Aí um vizinho meu ligou e falou dizendo que já tinha telefonado para a Coelba três vezes, com grande dificuldade para ser atendido, e nada resolvido. Sugeri, então, que se qeixasse ao Papa Bento XVI. Ele achou a idéia boa e ligou para o Vaticano. Falou com o cardeal Fontenle e depois com o próprio Bento XVI.

  16. Depois, me telefonou relatando que foi mais fácil falar com o papa do que com a Coelba. E então perguntei o resultado de sua conversa com o santo padre: - Ah! quando soube que o problema era com a Coelba mandou que eu relaxasse, rezasse um terço e fosse dormir. - E o que fazes agora? - inquiri. - Bem: estou rezando um terço para Nossa Senhora do Rosário.

  17. Na terça-feira (22 de fevereiro) não haverá show da banda Olodum na Praça Tereza Batista - Pelourinho. A tradicional ‘Terça da Benção' - sucesso entre baianos e turistas será realizada somente no dia 01 de março - véspera do carnaval. A noite que vai marcar o fim dos ensaios de verão de 2011, será cheia de surpresas e participações especiais. 

  18. No dia 23 de fevereiro (próxima quarta-feira), às 20 horas, o nutricionista professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Conselheiro do CRN-5, Fábio Rodrigo dos Santos, facilitará um chat sobre a relação entre a alimentação e cultura. O encontro online é aberto a nutricionistas e aos demais interessados no assunto. Para participar, basta acessar o site do Conselho (
http://www.crn5.org.br/) no dia e horário marcados.


  19. A deputada Graça Pimenta (PR) vai propor na primeira reunião envolvendo as 11 parlamentares baianas mais atenção à saúde da mulher. A reunião está programada para a próxima terça-feira (22), em Salvador.
  20. Entre as ações que deverão ser propostas pela deputada Graça Pimenta, estão o reaparelhamento de maternidades públicas, aumento do número de leitos para parturientes, além de maior atenção a gravidez de alto risco.


  21. Esta será a primeira agenda conjunta das 11 deputadas estaduais baianas. As parlamentares querem organizar, ainda, uma série de atividades especiais para o mês de março - período dedicado à luta por igualdade de gêneros.


  22. "O Estado tem deficiência na prestação de serviços à saúde da mulher. É preciso repensar o modelo atual e, se for preciso, criar políticas públicas mais eficientes para esse público", ressalta a deputada estadual Graça Pimenta.  

  23.  (UOL, 17)  Só 16% dos internautas brasileiros produzem conteúdo em mídia social. Maioria destes são mulheres na faixa etária que compreende 18 e 24 anos.   22% criticam ou reproduzem conteúdo, enquanto outros 36% observam, participam ou fazem contatos. 

  24.  Os 26% restantes são fortes consumidores on-line, além de consumirem mídia social relacionada com marcas, produtos e serviços. Dos que acessam sites de empresas, 24% dos internautas buscam notícias, enquanto 20% desejam aprender novos conteúdos.
            
  25. (Ex-Blog, 18)  Os 22% que criticam ou reproduzem são os polos fundamentais da multiplicação de opinião.

  26. (El País, 18) Empresas norte-americanas decidiram não empregar aqueles que fumem. E não bastará dizer que não fuma. Haverá exame de sangue, urina e saliva. Há uma lógica empresarial nessa decisão.

  27. Quem não fuma tem menos saídas do posto de trabalho para dar uma fumadinha; tem mais produtividade; há menos gastos em seguros médicos e baixas médicas. A Clínica Cleveland, uma das mais prestigiosas do país, foi pioneira e não contrata fumantes desde 2007.

  28. Ditadura: O Tribunal Constitucional de Quito aprovou ontem as 10 preguntas da consulta, que possivelmente se celebrará a fins de abril. Esse plebiscito encontrou um férreo rechaço da oposição, que critica o afã de Correa em controlar o Sistema de Justiça, ademais de restringir a liberdade de imprensa no país através de um Conselho de Regulação dos meios de comunicação.

  29. A Tarde on-line colocou mais um sistema de segurança para ter acesso ao seu site.

  30. O STF está prestes a decidir contra as leis que dão direito a governadores de diversos estados, de receber como proventos/pensão, a remuneração que recebiam como governadores. A questão básica para essa decisão é que não pode haver pensão sem contribuição que lhe dê origem.
            
  31. Mas haverá um desdobramento dessa votação: todas as despesas com as pessoas (idosos, etc.) da Previdência Social que não tiveram contribuições das mesmas como origem, deverão sair de gasto da Previdência e passar a ser gasto Social do Poder Executivo. As contas de alguns analistas têm mostrado que, sendo assim, termina o déficit da Previdência Social.

  32. (La Nacion, 16) 1. Cerca de 44 millones de personas han sido arrastradas bajo el umbral de pobreza por el aumento de los precios de los alimentos, que se encuentran en "niveles peligrosos", alertó ayer en un informe el Banco Mundial (BM).

  33. El presidente de la entidad, Robert Zoellick, calificó la situación de "peligrosa" y urgió a los líderes del G-20, que se reunirán dentro de unos días en París, a que consideren la cuestión de los alimentos como un tema "fundamental" de la agenda.