Ministro dos Esportes, Orlando Silva, gosa com os baianos e os mineiros
Foto: BJÁ |
|
Isso é certo? A Petrobras, uma multi, instala propaganda em postes para Carnaval! |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1.
O processo de elaboração dos Orçamentos da União e Estados foi montado pela Constituição de 1988, prevendo uma Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, que seria aprovada até julho, e o Orçamento Anual, aprovado até final do ano. Para garantir a obediência foi colocada como penalidade a invasão dos períodos de recesso pelos trabalhos legislativos, coisa que parlamentar detesta porque perde o gozo de férias e impede uma possível convocação extraordinária.
2,. Acontece que, no momento, os prazos estão sendo totalmente ignorados, com a LDO aprovada no fim do ano depois do envio da proposta orçamentária pelo Executivo, cuja tramitação invadiu o ano atual e encontra-se ainda sem perspectiva de data de votação.
3. Deduz-se então que não se precisa de diretrizes para elaborar a proposta ou a certeza de que o projeto voltará para sanção sem qualquer alteração e que o Estado pode muito bem começar a gastar sem a peça orçamentária.
4. Com essas ilações, vêm à tona os fatos ocorridos no inicio de 1991, quando ACM na condição de governador eleito obstruiu a aprovação do Orçamento enviado pelo que estava no exercício, Nilo Coelho, evitando que o mesmo tivesse base legal para gastar a parcela destinada a obras.
5. A queda de braço terminou com a famosa cena de abertura da matriz do BANEB, após o expediente bancário, para pagamento dos cheques emitidos pela Secretaria da Fazenda.
6. Hoje, o governador Wagner anunciou na ALBA um corte de R$1.1 bilhão no Orçamento 2011. Como pouca gente na Casa legislativa conhece a peça orçamentária fica-se sem saber onde vão ocorrer os cortes. Ao que se sabe, nos bastidores é de esses cortes já estariam acontecendo desde o início de 2011.
**
7. Depois de lida a mensagem do governador prevê-se para esta quarta-feira, 16, a primeira sessão ordinária na Assembleia com a análise inicial da mensagem da Casa Civil sobre o reajuste salarial do funcionalismo em 5,93%, retroativo a janeiro, o que deverá ser aplicado, também, aos servidores do Legislativo.
8. Com a ida do governador a Assembleia o que teve de PMs na Avenida Paralela, no CAB e adjacências não está no gibi. Até um carro da Transalvador estava estacionado na Balança do CAB. Agora, todos os domingos, no retorno das praias do Litoral Norte não se vê um PM ou um GM nem de lupa.
9. Seria uma boa que o gov fosse a praia todos os domingos. Mas, sem usar o helicóptero para ir ao LN.
10. E o sargento PM Renier! Está se tornando um especialista em tocar o hino nacional da abertura dos trabalhos legislativos.
11. Bem humorado, o governador tratou os jornalistas no "cercadinho" da ALBA de companheiros.
12. No critério dos aliados, o deputado Targino Machaco, diz que seu bloco quer duas presidências de comissões na ALBA: Ângela Souza, na Agricultura; e coronel Santana, na Saúde. Segundo Targino, a Saúde da Bahia como se encontra só resolve com um coronel.
13. Sobre a área da Segurança, o governador, em improviso disse o seguinte: "Eu não fujo do problema. Mas, sozinho não chegaremos a lugar nenhum".
14. "Precisamos retomar a Agenda Bahia com o foco no tema segurança. Não se trata aqui nem de dividir responsabilidade nem de apontar culpados, mas deve haver uma sinergia entre Ministério Público, a Assembleia, a Defensoria e o Tribunal de Justiça para evitar que aqueles que nem denunciados tenham sido continuem dentro das delegacias", sugeriu.
15. Pois é: a Agenda Bahia foi criada em 2007 e pouca coisa saiu do que está escrito do documento original, assinado por Wagner, Marcelo Nilo e Sílvia Zarif.
16. Segundo disse o governador, a presidenta Dilma estará na Bahia em junho para dar mais um start na FIOL, a Ferroviária Oeste Leste.
17. Espera-se que a presidenta não faça como Lula que, ao ser eleito pela primeira vez presidente, passou um ano para vir a Salvador.
18. Minha convicção de democrata não alterará de posição, arrematou Wagner em seu discurso.
19. No final da solenidade, a banda da PM tocou o Hino ao 2 de Julho, e poucos souberam cantar a letra em sua totalidade.
20. O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, na saudação a Wagner no final da solenidade, fez uma previsão, respaldado, segundo ele, em 21 anos de experiência na Casa: "Vossa excelência terá aqui uma base consolidada para aprovar seus projetos, mas também uma oposição aguerrida para aperfeiçoá-los".
21. Camarada otimista esse Marcelo Nilo, o qual anunciou uma sala especial para as 11 deputadas da ALBA, já apelidada de Clube da Luluzinha.
22. - E aí secretário Edmon Lucas já saiu sua nomeação? - perguntei. - Já, respondeu. - Estou falando da outra. - Nada a declarar.
23. Nos bastidores o que se fala é Fernando Scmidt na Sudene, em Recife; e Edmon no lugar de Scmidt.
24. Um hacker fez um arraso no site de A Tarde. Que maré de azedume passa o velho e querido jornal.
25. Esse ministro dos Esportes, Orlando Silva, é um gosador. Esteve em Salvador e disse que as obras para a Copa 2014 na cidade da Bahia eram as mais avançadas do país. Depois foi a Belo Horizonte e disse o mesmo sobre a capital mineira.
26. Os secretários da Fazenda do Estado, Carlos Martins, da Administração, Manoel Vitório e do Planejamento, Zezéu Ribeiro, participarão nesta quarta-feira (16), às 14h, de entrevista coletiva sobre a redução nos gastos públicos do Estado da Bahia. A entrevista acontecerá no prédio sede da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
27. Vão detalhar o contingenciamento dos R$1.1 bilhão anunciado por Wagner.
28. O presidente Barack Obama confere a medalha da Liberdade, ao ex-presidente George Bush. É tudo igual meu caro.
29. Lama: chefe da Polícia Civil do Rio deixa o cargo após operação da Polícia Federal.
30. Deputado Carlos Geilson, de Feira de Santana, diz que vai acompanhar até o fim resultado da barbaridade cometida por dois PMs contra um menor de 15 anos e motociclista. Exige punição rigorosa.
31. TV canadense faz gravação com Olodum.
32. Os profissionais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) aguardam a resposta, para esta quarta-feira (16-02), do titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gilberto José. Durante encontro no dia 8 de fevereiro, foi entregue um documento onde lista as dificuldades e a necessidade de medidas urgentes.
33. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) lembra que os 18 CAPs e as residências terapêuticas do município estão funcionando de forma precária.