Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA OSCILA ENTRE CRESCIMENTO/QUEDA. ETANOL CAI.

Juiza já intimou o radialista Raimundo Varela que tem 10 dias para se defender
09/02/2011 às 20:00

Foto: BJÁ
No início da noite, jornalistas de A Tarde começaram a retornar à redação
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A juiza Maria Fausta Cajaíba Costa já notificou o radialista da TV Itapoan, Raimundo Varela, para que se manifeste no prazo de dez dias sobre a interpelação feita pelo deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, que considera ter sido caluniado e injuriado pelo apresentador da televisão. A juiza também determinou que fosse cientificado o caso ao Ministério Público Estadual.

  2. O governador Jaques Wagner vai ler sua mensagem anual na Assembleia Legislativa no próximo dia 15. A partir desse momento, em tese, começa o ano legislativo e após realizada a 3ª sessão, as comissões temáticas devem estar constituidas, segundo o regimento da Casa. Nos bastidores, no entanto, as articulações políticas já começaram.

  3. A Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, que era presidida pelo deputado Zé Neto (PT) deverá ser ocupada por outro deputado, uma vez que Zé Neto foi escolhido líder do governo. É provável, também, que haja mudanças nas cabeças das principais comissões - Saúde, Educação, Finanças.

  4. Paralelamente, após o dia 15, a Casa Civil do governo deve enviar a ALBA, o projeto de Reforma Administrativa. Até agora, o que se sabe é, oficialmente, a transformação da Agecom em Secom. Fala-se, ainda, numa secretaria Prisional e numa Extraordinária de Assuntos Internacionais.

  5. É possível que no bojo da reforma, como é de praxe, aconteçam mudanças em estruturas da gestão, em autarquias, empresas e secretarias.

  6. A escalada do preço do etanol, nesta fase de entressafra, provocou uma queda de consumo que reverteu à tendência de crescimento do consumo do produto na Bahia.

   7. Segundo dados estatísticos fornecidos pela Agencia Nacional de Petróleo - ANP, desde 2007, o consumo do etanol vinha crescendo significativamente, passando de 174 milhões de litros para 541 milhões, em 2009, enquanto que, no ano passado, as vendas decresceram 8,2% até o mês de novembro.

  8. Isto ocorre porque a relação de preço do etanol x gasolina rompeu a barreira de 70%, em virtude do valor do combustível derivado de petróleo está estabilizado e do bicombustível vir subindo seguidamente com aumento médio de 30%, nos últimos tempos.


  9. Por sua vez, a gasolina que vinha com o consumo praticamente estabilizado, nos últimos três anos, em torno de um bilhão de litros, voltou a crescer em media 22,5% até o mês de novembro.


  10. Significa que devido ao ganho financeiro o mercado opta pelo consumo de combustível mais poluente em detrimento do proveniente de fonte renovável, totalmente na contramão do que o mundo almeja.


  11. Da serie "ditados populares baianos": Chutando tampilha na porta do elevador: define uma pessoa que está desocupada, sem o que fazer.

  12. Apanhou mais do que mala velha no caminho da Lapa: define o fato de alguém ter sido agredido fisicamente, relacionando-a o tratamento dado as malas nas viagens penosas para a romaria em Bom Jesus da Lapa , em cima de caminhões paus de arara.

  13. O ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o governador Jaques Wagner fazem nesta sexta-feira (11), às 8h30min, visita técnica às obras de construção da Arena Fonte Nova. A visita será acompanhada pelo presidente da Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira e dos secretários estaduais, Nilton Vasconcelos (Trabalho, Esporte, Emprego e Renda) e Ney Campelo (Extraordinário da Copa).


  14. Quando estiver concluída, a Arena Fonte Nova terá  50 mil assentos cobertos, 70 camarotes e duas mil vagas internas de estacionamento. Além disso, haverá sala de imprensa, restaurante panorâmico, museu de Futebol, centro comercial e salões de convenções.

  15. Circulou nos corredores da ALBA o valor que o deputado Marcelo Nilo deve estipular na ação movida contra Varela: R$500 mil.

  16. A comissão de vereadores que esteve em Brasília no SOS Salvador obteve mais ganhos políticos e de midia, do que resultados concretos. Mas, o périplo foi positivo. Se os vereadores não se mobilizados seriam criticados pela inércia. Pelo menos agiram e desempenharam seus papéis.

  17. A questão da Prefeitura de Salvador, independente da ajuda do governo federal, o que é sempre importante, é mais de gestão interna. Agora, o prefeito JH colocou um secretário da Fazenda, Joaquim Bahia, que entende do riscado. Se JH não extrapolar na política, ajusta a Casa.

  18. Começaram as feijoadas caça-níqueis do Carnaval de Salvador. Até o Rasta do Pelô tá pensando em fazer uma dessas festas.

  19. Agências do Banco do Brasil que estão sendo assaltadas no interior da Bahia deveriam contratar seguranças. Esse BB gasta tanto dinheiro com bobagens, até tipo de volei de praia, que a grana será melhor empregada em segurança.

  20. O Bloco Os Mascarados, entidade carnavalesca que realizará nos dias 10, 17 e 24 de fevereiro o Baile dos Mascarados, comunica que os eventos estão mantidos. Paralelamente, as exigências estabelecidas pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) ao Clube Fantoches, local dos bailes, serão cumpridas.

  21. O espaço sofreu adequações e vistorias necessárias para garantir a realização dos eventos e a segurança do público. Isso é o que diz a organização do evento.

  22. Agora, de dar pena está o Clube Palmeiras da Barra, de saudosa memória, de belos carnavais e festas dançantes coladinho em você. Ainda assim, em área nobre da cidade, tem uma placa afirmando que a obra está a caminho. 

  23. Um deputado da oposição confidenciava na ALBA que o corte de R$50 bilhões no OGU é a "herança maldita" que Lula deixou para Dilma.

  24. O bate-boca entre os deputados Zé Neto (PT), líder do governo x o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), arrefeceu. Bom para Wagner.

  25. Escolhido como um dos membros do grupo do PT que vai discutir a crise político-administrativa da prefeitura de Salvador, o deputado Yulo Oiticica propõe a formação de um núcleo suprapartidário responsável pela execução de ações emergenciais para a prefeitura, e a formação de um fórum de discussão com a participação das três esferas governamentais, além de entidades da sociedade civil, para elaboração de um programa de curto, médio e longo prazo. 

  26. Ô meu caro Yulo, até essa sua proposta se concretizar já chegou o ano 2022, bicentenário da Independência da Bahia.

  27. Até agora, a Agecom não explicou direito o que Wagner foi fazer na França, salvo a homenagem esportiva.

  28. Estou no jornalismo baiano há 43 anos, no batente, e nunca presenciei um movimento grevista em A Tarde como o que está acontecendo no quase centenário jornal fundado por Simões Filho. 

  29. Hoje, muitos jornalistas sentiram saudades de Jorge Calmon.

  30. Falar em jornalistas, a edição desta semana de J&Cia traz entre suas principais notícias que o primeiro jornal brasileiro criado para iPad, de Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira, monta equipe e inicia testes;

  31. Edson Rossi assume Direção de Conteúdo da Elemídia; Jornalismo também entra no corte da TV Cultura; concessão de título a Landell fica para 30 de março; e a preocupação com o estado de saúde de Marcos Sá Corrêa, que foi operado do cérebro após sofrer um acidente doméstico no Rio.

  32. Outros destaques da edição ficam para a escolha de José Marques de Melo como Personalidade da Comunicação em 2011, homenagem que ele receberá durante o 14° Congresso Mega Brasil de Comunicação, em maio; os principais nomes da Comunicação do Governo do Distrito Federal; e a Ejesa anuncia redação integrada para seus títulos a partir de Brasília.

  33. No ano de 2010, a produção industrial da Bahia cresceu 7,1%, em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com os resultados da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

  34. O acréscimo de 7,1% no ano foi influenciado pelo incremento em sete dos oito segmentos da indústria de transformação baiana, com destaque para o setor de refino de petróleo e produção de álcool (22,6%), alimentos e bebidas (8,0%); metalurgia básica (9,3%). Sendo observada a única taxa negativa em produtos químicos (-2,5%), pressionada, sobretudo pelos produtos de polietileno de alta densidade e etileno.


  35. Já o resultado da produção industrial baiana do mês de dezembro de 2010, na comparação com o mês imediatamente anterior, novembro, foi de queda de 3,9%. Na comparação com dezembro de 2009, a redução foi de 10,8%.