Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAPOEIRA REGIONAL DO MESTES DELEI KAÇULA FAZ SUCESSO EM LIMA, PERU

Pelo andar da carruagem esse técnico da Bahia não vai durar muito tempo
30/01/2011 às 19:18

Foto: BJÁ
Apresentação do grupo de capoeira Abolição do mestre Delei, em Lima, Peru
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Neste domingo à tarde, em Lima, Peru, na esquina da Avenida Diagonal do Parque Central, assisti uma apresentação da capoeira regional de mestre Bimba na apresentação do grupo da Escola Nacional de Capoeira do mestre Delei Kaçula, com peruanos dando um show e mostrando que a capoeira é a única manifestação da cultura popular baiana que está difundida em várias partes do mundo, sem apoio de mecanismos governamentais.

  2. A Capoeira Abolicao is an International Brazilian Martial Arts school and Online Capoeira Store que dinfunde essa cultura no México, Colômbia, Peru e outros países andinos, e a população adora as apresentações de rua com muitas pessoas na roda e em volta do espetáculo.

  3. Além da capoeira, os parques de Lima são  lotados nos finais de semana (a praia é pedregosa e a água do mar muito fria) e em todos existem apresentações culturais, de grupos privados e/ou apresentações das áreas oficiais de cultura. Em duas praças existem feiras de arte com vendas de quadros e produtos antigos, e mais livros e objetos de arte.

   4. Nessas praças existem também muitos restaurantes e cafés à moda parisiense com mesas nas calças e áreas privês com vidros a meia altura. Não há pedintes ou pessoas vendendo produtos avulsos - amendoinas, castanhas, etc - nesses locais. O turista se sente tranquilo e à vontade para lanchar ou almoço, ou apenas tomar um café e/ou um choppinho.

  5. E olhe que Lima é uma cidade com 8 milhões de habitantes e repleta de favelas na sua periferia. Impressionante o respeito que as pessoas têm com os outros, às familias fazendo pic-nic nos parques, numa harmonia invejável para o Brasil (e a Bahia em particular) com tanta violência. No sábado, segundo o jornal Nuevo Ojo, que é um dos jornais populares daqui (tipo Massa) só dois assassinatos aconteceram em Lima.

  6. Num deles, uma mulher embriagada matou o marido. E outro um descendente de chinês brigou com o tio e deu dois balaços no parente. Em Salvador, com 30 homicídios em cada final de semana, não há termos de comparação. 
                                            **

  7. O presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Salvador, Hamilton Assis, e o membro da executiva estadual, Hilton Coelho, afirmaram que Salvador está sem comando do ponto de vista administrativo e que a crise que hoje é política está a um passo de se tornar institucional e isso é danosa para a população.

  8. Eles propõem que a Câmara Municipal realize uma audiência pública para debater o tema o mais breve possível. "Sou funcionário da prefeitura e trabalho como coordenador pedagógico. Estou acompanhando todo o processo de degradação de nossa cidade, em especial na área de educação.

  9. Creio ser fundamental uma ação imediata da população para que a cidade não continue paralisada. As escolas estão sem segurança, os postos de saúde estão destruídos ou fechados, como é o caso do Conjunto Doron que há quase dois anos está sem a unidade funcionar. Nem mesmo remédio para diabéticos está sendo distribuído na rede público e nada se faz. Será preciso uma vítima fatal para alguma coisa ser feita?", questiona Hamilton Assis.

  10. Hilton Coelho, vice presidente do PSOL estadual, afirma ser patente "a incapacidade de gestão, falta de transparências na utilização de recursos públicos, falta de prestação de contas das relações de Transcons que lotearam em especial a orla de Salvador, compras e contratações no mínimo questionáveis porque feitas sem licitações, e o troca troca de secretários e quadros do primeiro escalão demonstram a falta de rumo da atual administração.
 
  11. O chefe da Procuradoria Jurídica da ALBA, Graciliano Bomfim, representou o presidente Marcelo Nilo no encerramento do novenário da Basílica do Bonfim, em missa solene que aconteceu neste domingo.

  12. A Assembleia era a patrona do novenário deste domingo e o monsenhor Ademar, em sua homilia pediu ao Senhor do Bonfim para iluminar os novos legisladores baianos que tomam posse neste início de fevereiro.

  13. Enquanto o Prefeito João Henrique inaugura ciclovia pela orla de Salvador, os terceirizados da Prefeitura que recebem pela FAPES até hoje não receberam o salário de Dezembro do ano passado e nem o 13º salário.

  14. Quando o poder público, a sociedade civil e a comunidade se unem, todos saem ganhando. A população do bairro de Canabrava vai ter acesso gratuito à internet sem fio (WI FI). A boa notícia é o resultado da parceria da Prefeitura de Salvador, por intermédio da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), com a ONG Pangea, que executa o Programa Cata Ação na localidade.

  15. Financiado pela Fundação Avina, BID e outros parceiros privados, o Cata Ação tem como objetivo melhorar as condições de vida dos catadores de materiais recicláveis. Em Salvador, o programa apóia a cooperativa Cooperbrava, em Canabrava, e desenvolve ações de estímulo ao desenvolvimento local.

  16. Canabrava concentra cerca de 60 mil habitantes, cuja grande maioria é de baixa renda.

  17. O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) está selecionando estudante de nutrição matriculado a partir do 4º semestre para atuar no setor de fiscalização. É necessário ter disponibilidade para o turno vespertino. A carga horária semanal é de 30 horas semanais.

  18. Os benefícios são bolsa auxílio e vale transporte. Interessados devem enviar currículo até o dia 11 de fevereiro para o e-mail
fiscalizacao@crn5.org.br. Mais informações pelo telefone (71) 3237-5652 (falar com Mariluze Bahia).

  19. Pelo andar da carruagem esse técnico do Bahia não resiste a mais dois jogos se continuar perdendo.

  20. Procon prestará atendimento intinerante na Ribeira a partir desta segunda-feira.

  21. Como prevenir a dengue


  • Colocar areia nos vasos de plantas;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo SLU;
  • Manter tonéis, barris e caixa d'água fechados;
  • Não deixar água da chuva acumulada sobre a laje;
  • Evitar água parada em plantas tipo bromélias;
  • Remover folhas e galhos das calhas.
   22. Nem tudo que se ouve sobre a dengue é verdade
  • A ingestão de Vitamina B não afasta o mosquito;
  • Não é toda picada do mosquito que transmite o vírus. A doença se desenvolve apenas se o Aedes Aegypti estiver contaminado
  • O uso de ar condicionado e ventiladores não matam o mosquito, apenas inibem a presença dele;
  • Uso de repelentes não é fundamental para o combate a dengue, seu efeito é temporário