Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO DE SALVADOR CRIA AGENDA POSITIVA PARA TENTAR SAIR DA CRISE

Matrícula para novos alunos da rede de ensino estadual começa na segunda, 24
22/01/2011 às 20:02

Que legal! Educadores de Planaltino vão de casa em casa matricular alunos
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O prefeito João Henrique está tentando criar uma agenda positiva para sua gestão. Pelo menos vê-se esse esforço nos últimos quatro dias com divulgações de fatos que retratam esse posicionamento. A reunião sobre o Carnaval, o acordo com vigilantes, ações visando a operação chuvas e choque de ordem foram alguns exemplos.

  2. Creio que o prefeito está saindo da parte mais crítica da crise, a reprovação de suas contas e o desequilíbrio financeiro, e mais o isolamento político, para encontrar um caminho menos estressante a fim de concluir seu mandato. O prefeito gostaria de ter paz, sobretudo a partir de 2013, quando deixar a Prefeitura. E, para isso, procurar pavimentar sua trilha sem prováveis obstáculos.

  3. Há sinais do PT em ajudar. Pelo menos foi o que ficou explícito na nota do deputado Nelson Pelegrino quando comenta sobre a necessidade do prefeito apresentar um programa ou plano estratégico, em dois anos, para sanar as finanças. Tema complexo porque envolve desconfianças e jogo político, o PT de olho na Prefeitura, em 2012, como chances de vitória, e a governabilidade a partir de 2013.

  4. Evidente, também, que JH não vai entregar (como se diz no popular) o "ouro ao bandido" sem uma contrapartida política, uma vez que, de parte à parte, o prefeito não teria nenhuma segurança de que, o PT no governo a partir de 2013, o deixe em paz e não queira fazer CEIs e outras ações judiciais contra ele. 

  5. Existe precedente de que o acordo político do PT com o prefeito foi para o espaço, em 2008, deixou muitas fissuras sobretudo com o senador eleito Walter Pinheiro, chamado de triador e outros adjetivos, e recosturar essa aliança é um problema. Além do que, no colo (pelo menos em tese) do PT está o caso Neylton Souto, um crime que até hoje não foram punidas as mandantes, segundo a promotora do MP.

  6. O PSDB também liberou uma nota, hoje, dizendo que quer colaborar com a cidade e, obviamente, com o prefeito. PDT também quer colaborar. O novo bloco independente da Câmara, idem-idem. Téo Senna, que falava cobras e lagartos do prefeito, já admite ser seu líder na Casa.

  7. As condições são propícias para JH sair do buraco em que se meteu. Só depende dele. Está ao seu lado um secretário da Fazenda competente e austero. Se o prefeito segurar a onda conseguirá atravessar 2011, sem muitos sobressaltos. O IPTU está na casa do contribuinte e o Carnaval é logo alí. 

  8. JH está correto ao criar essa agenda positiva. Mas, tem que ser o primeiro a dar o exemplo,
                                                  ** 

  9. O esforço pela educação é sempre válido e o exemplo vem de Planaltino. Enquanto em Feira de Santana a matrícula na rede municipal de ensino está informatizada e os pais são avisados pelo MSN onde seus filhos vão estudar, enorme conquista, em Planaltino educadores das Escolas da sede do município e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram a matrícula 2011 de casa em casa.
 
  10. O objetivo é matricular todas as crianças em idade escolar de 4 a 17 anos, crianças de 1 a 3 anos e os jovens, adultos e idosos que ainda não concluíram os estudos.
Para isso, os Educadores irão visitar todas as casas do município. Ontem foi a vez da Rua Maracás e do Bairro Manoel José de Andrade, popularmente conhecido como Gogó da Ema. 

  11. "A Campanha de Matrícula realizada de casa em casa, tem inumeros ganhos, entre eles, a mobilização que os educadores promovem voluntariamente. A gente percebe o compromisso da grande maioria, além de ser uma possibilidade de conhecer mais de perto a realidade em que o aluno vive" pontua o secretário de Educação Renê Silva.

  12. Um veículo quebrou na Avenida Paralela e um carro da Transalvador foi dar socorro. O curioso é que o servidor da Prefeitura para sinalizar o local colocou ramos de uma folhagem.

  13. A Globo FM está insistentemente avisando que os ingressos para o show de Lenine estão esgotados e agradece ao público fazendo a propaganda do Ministério da Cultura. Depois, pede aos ouvintes que não comprem ingressos nos cambistas.

  14. PM fez blitz no Portão Azul do acesso à Vilas do Atlântico na última sexta-feira, à noite. Parabéns.

  15. Crime hediondo em Stella Mares: camarada sai com filho para jogar bola e é morto por bandidos.

  16. Estado de saúde de Chico Anysio segundo sua esposa é terminal.

  17. Será lançado na próxima quarta-feira 26/01, o livro A Face Maculada - Dilemas em torno do cárcere, do sociólogo Everaldo Carvalho. O evento acontecerá às 19h na Galeria do Livro, no Centro Cultural Unibanco que fica na Praça Castro Alves.

  18. Ele propõe um novo enquadramento do olhar sobre o sistema prisional e revela o grau de complexidade que exige a operacionalização do sistema. Everaldo Carvalho é especialista em segurança pública, foi professor da Faculdade Metropolitana de Camaçari e, atualmente, é diretor da Cadeia Pública.

  19. Começa nesta segunda-feira (24/01) e vai até quinta-feira (27/01) o período de matrículas para novos estudantes na rede estadual. Primeiro será a vez dos estudantes do ensino fundamental, que devem efetuar a matrícula na segunda (24) e terça (25). Já na quarta (26) e quinta (27), o calendário é destinado aos jovens que desejam ingressar no ensino médio e no ensino médio integrado à Educação Profissional.
           
  20. Em quatro dias de matrícula, a Secretaria da Estadual Educação da Bahia realizou mais de 132 mil matrículas. Esse número representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de matrícula em 2010.



  21. Os interessados podem efetivar a matrícula em qualquer unidade da rede escolar. A secretaria orienta que procurem a unidade mais próxima ou aquela que estiver mais vazia. Isso é possível devido à implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que garante a segurança das informações.


  22. O SGE tem se mostrado um sistema que veio para facilitar a vida dos gestores e da Secretaria. Estamos unificando vários dados em um só lugar, em tempo real", ressalta Eliana Carvalho