Endinheirados do Centro-Oeste do Brasil mudam perfil de Guarajuba
Foto: Agnaldo Silva |
|
Caetano aproveita campanha da UPB e faz pré-campanha de governador |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na série de entrevistas que a Globo News exibiu com os últimos presidentes da República (José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e FHC), uma das coisas que marcou foi a declaração do último sobre o sentimento vivido pela necessidade de demitir pessoas consideradas competentes, na avaliação do próprio governante, na condução do cargo para dar lugar aos nomes originários das composições políticas.
2. É isso: estamos vivendo esse momento na República e alguns casos são notórios no MInc, Turismo, Cidades e outros. Paciência. Wagner já amargou uma situação dessas quando teve que ceder o Ministério do Trabalho ficando na CDES até ser nomeado ministro das Relações Institucionais. Há sinais nessa direção no governo baiano, de retirar nomes testados administrativamente, para colocar pessoas por indicações partidárias.
3. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, deflagrou uma campanha publicitária através de out-door digna de candidato a cargo majoritário estadual, embora esteja concorrendo a presidência da UPB praticamente como candidato único. Sinal de que está aproveitando o momento para massificar o seu nome em todos os rincões da Bahia.
4. Caetano está certo. A disputa interna no PT para a escolha do candidato a governador, em 2014, será grande. E as coisas não caem do céu, repetidamente, como aconteceu com Dilma Rousseff. Ou seja, aquele que não criar as condições políticas sobra. E é exatamente isso que Caetano está fazendo. Organizando seu meio de campo para quando chegar o momento oportuno colocar o bloco na rua.
5. O mesmo está acontecendo com o presidente da Assembleia Leguislativa, deputado Marcelo Nilo, "criando condições" para sua reeleição, pois, já viu que o PT quer seu lugar e o governador deixa o barco navegar ao sabor dos ventos. Daí que, ou cria as "tais condições" ou sobra.
6. O gargalo em que se tornou o trânsito em Lauro de Freitas neste verão está acontecendo pela falta de cuidado e providências perfeitamente factíveis, como a colocação de passarelas no lugar das sinaleiras existentes no trecho da Estrada do Coco entre a loja da Insinuante e Portão e a proibição de parada de caminhões em frente ao estacionamento da citada loja.
7. Além disso, a mão única na Av. Luis Tarquinio, sentido Vilas do Atlântico-Centro, impede o escape dos carros que demandam ao litoral Norte e as praias do municipio como meio de evitar a Estrada do Coco, tornando-se inadiável a construção, a médio prazo, de uma nova ligação exclusiva de Vilas para o centro com saída pelo portão lateral, permitindo assim que a Luis Tarquínio volte a ser mão dupla ou única no sentido inverso do atual.
8. Outra coisa: a Prefeitura de Lauro de Freitas faz de conta que não é com ela. Se alguém encontrar um agente de trânsito nesses locais (exceto a Luis Tarquínio) ganha um brinde do BJÁ.
9. O verão está bombando como nunca em Guarajuba e adjacências, com a invasão inimaginável do pessoal do centro-oeste brasileiro, principalmente de Goias, Tocantins e Mato Grosso do Sul, constituído de grupos de famílias afins ou parentes vindos até da divisa de Brasil com a Bolivia, os quais chegam para veranear devidamente abonados, comprando e consumindo tudo que vêem pela frente. 10. Os aluguéis das casas estão com preços estratosféricos, chegando ao patamar de R$ 1,8 mil a diária de imóvel com piscina a frente do mar, sem falar os preços cobrados pelas barracas que se assemelham aos restaurantes de alto luxo, sendo as mesas disputadas a tapa pelos veranistas abonados, com pequena presença dos baianos.
11. Calcula-se que o contigente de pessoas empregadas entre Guarajuba e Monte Gordo, por conta desse "boom", chegue a 20 mil pessoas, todos nativos da região.Essa verdadeira invasão trouxe também uma febre de usar quadriciclos para se locomover, inclusive trafegando na areia das praias e colocando em risco a vida das pessoas, principalmente crianças, procedimento que deveria ser coibido por quem de direito.
12. Tem casa que possui uma verdadeira frota de três ou quatro veículos deste tipo.Alias, quem chegou em Guarajuba há 30 anos, no começo da ocupação do loteamento Canto do Mar, cuja garota propaganda foi a inesquecível Clara Nunes, pode constatar, hoje, a mudança de gerações de veranistas.
13. Inicialmente, foram os próprios baianos de classe média alta que construíram suas casas de veraneio de materiais simples, com poucos residindo na área. Depois vieram os diversos europeus, cacifados com a moeda forte de lá de fora e começaram a comprar as casas de alguns pioneiros para simplesmente utilizarem o terreno, edificando casas sofisticadas.
14. Agora, com o real forte, é a fase dos brasileiros do interior chegarem para se apoderarem do pedaço, sendo que dos desbravadores restam poucos, já que a maioria foi tragada pela "força da grana que destrói coisas belas."
15. Enquanto isso, persiste o velho problema da duplicação da Estrada do Coco, no trecho entre Guarajuba e Praia do Forte, com a total paralisação das obras, colocando cada vez mais em risco a vida das pessoas, principalmente nos dias das grandes festas.
16. No último fim de semana, ocorreu a tradicional festa da Trivela, com a banda Asa de Águia, onde compareceram 16 mil pagantes, provocando um movimento de de tráfego de veículos de arrepiar, com todo mundo temendo a ocorrência de acidentes no trecho de pista única. 17. Devido a uma recomendação em um laudo técnico provido pela Diretoria de Patrimônio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) interditou, na sexta-feira (14), a passarela que dá acesso à parte inferior do Parque das Esculturas.
18. Empreendida com o intuito de assegurar uma estadia segura aos visitantes do museu, a interdição deve ser apenas temporária, até que a manutenção, que deve trocar os cabos de aço, peças de ferro e do piso de madeira, seja finalizada.
19. O MAM ainda não tem previsão da conclusão dos trabalhos e liberação do equipamento. 20. O Salvador Norte Shopping está com a exposição de 400 peças de papercraft - miniaturas tridimensionais de super heróis, personagens de filmes e desenhos feitos a partir do corte e da colagem de papeis - do artista baiano Djacir Pereira.
21. O público pode conferir a coleção, que pode em breve entrar para o livro dos recordes brasileiro, o Rank Brasil, no centro de serviços do shopping, no piso G. Além disso, durante todo o período o artista estará no local mostrando aos visitantes como confecciona as peças.
22. Entre os destaques estão personagens de games como Mario Bros, Homem Aranha, e também da saga Star Wars. A exposição fica até o dia 23/1.
23. O secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, acaba de dar um autêntico "presente de grego" à comunidade do subúrbio de Salvador. A partir deste ano, os alunos do primário à 8ª série verão fechar as portas das duas mais tradicionais escolas estaduais da região: a Cleto Araponga e a Antonio Carlos Magalhães.
24. Segundo informações preliminares, essas crianças e jovens serão transferidos para o Colégio Estadual Praia Grande, situado no bairro de mesmo nome, no Subúrbio Ferroviário. No espaço em que atualmente estudam cerca de 2.800 alunos funcionará, a partir de fevereiro, a Universidade Aberta do governo. Os pais ainda não foram comunicados da decisão, que teoricamente só virá a público na próxima sexta-feira (21).
25. João Henrique pode ser questionado a dar explicações sobre a campanha de 2008.
26. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, comunica que a produtora cultural Ivanna Soutto se desligou da Diretoria de Ações Culturais que coordena o programa Pelourinho Cultural.
27. O desligamento foi realizado em comum acordo com o Secretário de Cultura, coincidindo com o encerramento do primeiro mandato do Governo. Assumiu a direção, Simone Reis, que já respondia pela Gerência de Produção Artística do Pelourinho Cultural desde 2007.
28. Continuam a ser realizadas normalmente as programações artísticas nos largos do Pelourinho, contratos e editais relacionados às ações do Pelourinho Cultural, assim como, as parcerias já acordadas. Outras informações sobre o programa Pelourinho Cultural são disponibilizadas através do Tel. (71) 3117-1509 e estão no site http://www.pelourinho.ba.gov.br/.