No apagar das luzes presidente Lula cria mais uma estatal
Foto: João Raimundo |
|
Desfile de baianas no cortejo realizado na festa a Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Durante as comemorações da festa do padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, a prefeita Moema Gramacho (PT), manifestou o desejo de promover um plebiscito no município para que a população opine de deseja retornar o nome original da freguesia. Ora, como a prefeita é hegemônica no município em termos de liderança política e partindo dela e não das comunidades esse desejo, parece óbvio que obterá sucesso em sua empreitada.
2. É um tema bastante polêmico e que pode ensejar ações judiciais. A história do município de Lauro de Freitas se inicia no
século XVI, quando
Garcia d'Ávila recebeu de
Tomé de Sousa (
1552), lotes de terra no litoral baiano. Ali foi instalada uma
missão jesuíta que deu origem a
freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, em
1758, com apoio da família d'Ávila, proprietária da
Casa da Torre.
3. A região era habitada por
indígenas do Morro dos Pirambás. Por situar-se numa zona próxima ao mar, que favorecia o
escoamento da
produção agrícola, vieram os
engenhos de açúcar e com eles os
negros que influenciaram fortemente a
cultura local. Ainda hoje se pode encontrar
descendentes de famílias
escravas, guardiãs dos costumes
afros, praticantes do
candomblé.
4. No
século XVII a história da cidade é marcada por um surto de
cólera, que dizimou parcela considerável da população, e pela construção da
matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade. A matriz se constituiu na construção mais representativa desse
período colonial no Brasil.
5. Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a
Salvador, até que em
1880 passou a
distrito de
Montenegro, atual
Camaçari. Em
1932 retornou a Salvador, até que em
31 de julho de
1962, por sugestão do vereador Paulo Moreira de Souza, foi transformado em
município. Onze anos depois passou a integrar a
Região Metropolitana de Salvador.
6. É um município rico, densamente povoado (159 mil habtantes em 59km2) e que vem sendo administrado pelo PT desde 2005. Vez por outra se fala nesse plebiscito. Agora, na festa do padroeiro, a prefeita voltou a comentar sobre o assunto e, ao que tudo indica, vai criar as bases para promover o plebidcito, em 2011.
7. Neste domingo aconteceu em Lauro o ultimo dia de homenagens ao seu padroeiro, Santo Amaro de Ipitanga. O Cortejo Cultural reuniu 16 grupos das mais diversas expressões populares. Entre eles samba de roda, capoeira, dança, fanfarra, terno de reis, além de capoeiristas, baianas e pernas-de-pau.
8. A mistura de cores e sons se espalhou pelas principais ruas da cidade, lotadas de artistas, foliões e curiosos. A festa foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e faz parte de uma tradição de mais de quatro séculos. Os festejos do padroeiro começaram dia 6, com a novena preparatória.
9. O desfile saiu do final de linha da Avenida Mário Epinghaus, no Centro, e seguiu até a igreja Matriz, onde as escadarias e devotos foram lavadas com água de cheiro e, depois, pelo carro-pipa. Muitos aproveitaram para se purificar com a água das baianas, como a moradora de Areia Branca, Damiana dos Santos Melo.
10. Durante o evento de hoje, a prefeita Moema Gramacho voltou a propor o plebiscito e disse que a "a festa é lindíssima porque valoriza nossa cultura, nossas raízes. Estas manifestações são riquíssimas e não podemos perder. Além do mais, é a história viva do nosso município" - ressaltou.
11. Caso seja feito esse precedente, abre-se a oportunidade para plebiscitos assemelhados em Luis Eduardo Magalhães, Simões Filho, governador Mangabeira, Lomanto Júnior e outros. De repente, Camaçari pode também querer voltar a ser Montenegro.
**
12. ILhéus continua recebendo turistas através do porto com a chegada dos transatlânticos da temporada 2010/2011. Esta semana (12 e 13), dois navios voltaram a aportar no município trazendo cerca de 4.500 visitantes: Costa Serena e MSC Orchestra.
13. Na próxima semana, o comércio, os restaurantes e as cabanas de praia de Ilhéus, além dos inúmeros prestadores locais de serviços serão beneficiados pela parada de quatro navios: Grand Mistral (16), MSC Orchestra (17), Costa Serena (19) e MSC Musica (20).
14. Com 12 paradas contabilizadas até o momento, num total de 42, a temporada de navios tem aquecido a economia ilheense. Na temporada passada, mais de 100 mil turistas chegaram a Ilhéus através do Porto Internacional. Oriundos de várias partes do país, os cruzeiristas que descem dos navios para conhecer ou para visitar novamente a cidade gastam, em média, US$ 50.00.
15. Após 25 anos no exílio ditador Baby Doc volta ao Haiti.
16. "Nós somos irmãos e precisamos avançar nos negócios. O objetivo da Bahia é a agroindustrialização, e isso passa pelo Banco de Desenvolvimento da China", (BDO), afirma o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao apresentar ao vice-diretor geral do BDO, Wenjiang Cao, as oportunidades de investimentos na Bahia no setor agropecuário.
17. Lembrou que a Bahia e a província chinesa de Shandong são estados irmãos e tem muitas características em comum. O encontro aconteceu no Terminal Portuário de Cotegipe, em Aratu, do Grupo M. Dias Branco, e contou com as presenças do secretário Extraordinário da Copa, Secopa, Ney Campelo, e
do chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e dos Portos, Adary Oliveira. O gerente sênior Guoxi Tang e a gerente Naiji Dong fizeram parte da comitiva do BDO.
18. O Presidente Lula, no último dia de governo, em edição especial do diário oficial, criou por Medida Provisória, mais uma Empresa Estatal. Dessa vez o dinheiro público vai financiar a criação de uma empresa de "gestão hospitalar".
19. Incrível Empresa Estatal de Gestão Hospitalar - EBSERH. Por que não Ghospibrás. É uma medida esdrúxula, pois nem respeita a gestão de cada hospital público, nem atende aqueles que preferem um modelo descentralizado.
20. O IBGE mede o crescimento em 13 Estados de nossa federação. Entre janeiro e novembro a Indústria cresceu mais nos Estados do Espírito Santo (+24,9%), Amazonas (+16,9%), Goiás (+16,8%), Minas Gerais (+15,8%), Paraná (+15,6%). No bloco intermediário, a indústria de Pernambuco cresceu (+11,2%), a de S. Paulo (+10,9%), a do Ceará (+10,8%), a da Bahia (+9%) e Pará (+9%). O crescimento da Indústria no Nordeste todo foi de (+9,6%).
21. Finalmente, um pouco mais atrás vêm os Estados em que a Indústria cresceu menos: Estado do Rio (+8,8%), Rio Grande do Sul (+7,5%), e Santa Catarina (+6,6%).
22. Ficaram 10% ou mais, abaixo da média nacional, os Estados de Bahia, Pará, Estado do Rio, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.