SANAVE tem revisão meia boca para carros novos até 10 mil km
Foto: DIV |
|
Trivela da Praia do Forte com Asa de Águia, dia 15 próximo, a partir das 15h |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O mundo político de Salvador sabe da aflição do Prefeito João Henrique (PMDB) para evitar, em votação da Câmara de Vereadores, a prevalência do parecer do TCM pela rejeição das contas do exercício de 2009. JH pode contar, no entanto, com uma manobra adotada pelos ex-prefeitos e prefeitos para continuar indefinidamente "ficha- limpa": protelar sempre a votação do parecer do TCM, que precisa de 2/3 dos vereadores para ser derrubado e quase nenhum ex ou gestor possui essa maioria qualificada. 2. Tem prefeito que deixou o mandato em 2008, concorreu a cargo eletivo em 2010 e está pendente de posicionamento das Câmaras quanto a pareceres pela desaprovação de contas, tendo argumentado, para obter registro eleitoral, que o parecer do Tribunal, embora de colegiado, é apenas opinativo, não prevalecendo como julgamento definitivo. 3. É notório, nos anais da ALBA, o caso único das contas do ano de 1986 da gestão de João Durval, que foram aprovadas por decurso de prazo porque, como determinava a Constituição de 1967, não foram apreciadas durante o ano legislativo de 1987, embora setores da bancada da situação de então, formada pelo PMDB, PC do B e PT, estivessem ávidos para rejeitá-las, mas nunca conseguiu colocar em votação. 4. O prazo para julgamento das contas de prefeitos depende de cada Lei Orgânica Municipal/Regimento Interno das Casas Legislativas, tendo casos onde é totalmente omissa quanto a matéria, ficando ao sabor do jogo politico do momento a colocação da matéria em votação. A decisão de colocar uma matéria em votação depende da Mesa, de negociações e do presidente da Casa. Na próxima legislatura, a partir de 1º de fevereiro, Pedro Godinho, alinhado com o prefeito, será presidente entre 2011/2012.
5. Em 2012, tem-se eleições municipais. Como JH já foi reeleito não pode mais concorrer. Em 2013, muda a Mesa Diretora da Câmara e o seu presidente. Ou seja: para JH cada dia será uma agonia porque se a Mesa for de oposição, em 2013, e até lá não acontecer a votação do parecer do TCM, as coisas se complicam de vez para o prefeito. Em breve, ademais, o TCM dará parecer sobre as contas de 2010. E tem mais duas adiante: 2011 e 2012.
6. O prefeito tem muito o que trabalhar político e administrativamente. Na SEFAZ, agora colocou um camarada bom de contas e de controle, o secretário Joaquim Batista. Mas, óbvio que JH tem que fazer a sua parte, guardar a caneta no bolso. E, o que parece mais difícil (mas, nada impossível) fazer o sucessor.
** 7. O Prefeito de Mata de São João, João Gualberto, está extrapolando a sua função de gestor municipal: proibiu que uma equipe médica de conceituado urologista de Salvador, devidamente montada em Praia do Forte, realizasse, gratuitamente e sem busca de qualquer retorno, exames rotineiros de próstata nos pescadores da comunidade e desse o devido encaminhamento para possíveis tratamentos.
8. A argumentação utilizada, por incrível que pareça, foi de que este tipo de atendimento só poderia ser feito sob os auspícios da Prefeitura, dando mostras de que desconhece e não valoriza o trabalho filantrópico humanitário ou está com receio de algum possível prejuízo politico-eleitoral. 9. De vez em quando surgem queixas da vizinhança de grandes equipamentos da Cidade de Salvador sobre o barulho gerado pelas atividades ali desenvolvidas, dando a entender que deveriam ser transferidas para áreas desertas, proporcionando melhor conforto aos reclamantes. É o caso da concha acústica do TCA, hoje, cercada por inúmeros edifícios.
10. Outro caso diz respeito ao Aeroporto Internacional de Salvador, Luis Eduardo Magalhães, que foi construído na década de 1940, e está sendo cercado por edifícios e conjuntos de casas numa grande velocidade impressionando, assemelhando-se ao que aconteceu com Congonhas em São Paulo.
11. Se o uso do solo na capital baiana continuar a ser feito sem considerar as mais elementares necessidades de zoneamento, vai ocorrer uma verdadeira inversão de valores, com as atividades que podem ser desenvolvidas em vários locais vindo a inviabilizar a existência de equipamentos imprescindíveis para a cidade. Imagine, neste caos urbano de hoje, onde caberia um novo TCA ou novo Aeroporto. 12. Camarada comprou um Fox na Sanave e foi fazer a revisão dos primeiros 10 mil km. Constatou que a empresa apenas trocou o óleo do carro, o filtro da gasolina e outro do motor, cobrando R$227,00. Legal! A propaganda da Volks diz que a primeira revisão é gratuita.
13. Tá certo: a explicação do atendente da Sanave é que a revisão, de fato, é gratuita. Agora, o óleo e o filtro são pagos. A revisão de 10km é, em tese, conferir se o carro está todo ok num passar de olhos. Mais legal!
14. Salvador Norte Shopping tem redução de 20% a 70% em peças selecionadas, ideal para quem quer aproveitar a oportunidade e renovar o guarda-roupa. Situado próximo à Rótula do Aeroporto, o mais novo centro de compras da cidade está na rota de quem vai curtir as praias do Litoral Norte nesse verão, ofecendo 2.500 vagas de estacionamento, praça de alimentação e cinemas.
15. Estima-se que 80 milhões de brasileiros estão fora do sistema bancário. Hoje, os bancos já atendem mal, imaginem se se essa galerona toda abrisse contas nos bancos. Ia ser um horror. O Banco do Brasil, por exemplo, é campeão de mal atendimento aos clientes. Quem quiser experimentar é só ir na agência do Shopping Itaigara.
16. Antes, para os clientes prime, o BB dava um calendário. Neste 2011, nem isso.
17. O Rasta do Pelô diz que vai a Lavagem do Bonfim a pé desfilando no bloco independente da Câmara de Salvador. Esse Rasta é dose! Vai com Alcindo Anunciação.
18. PT escolhe Humberto Costa para líder no Senado. Até nisso Pernambuco bate a Bahia. Que sina!
19. Cia Lançamentos Imobiliários, com 13 anos de atuação no mercado nacional e que está entre as cinco maiores empresas do segmento, virou franquia imobiliária RE/MAX, a maior rede de franquias imobiliárias do mundo em transações comerciais.
20. O sócio-proprietário, Renato Teixeira, e também presidente da master franquia RE/MAX Brasil, declara que o potencial do trabalho em rede e a perspectiva de expandir para o mercado internacional motivaram a conversão da imobiliária em franquia.
21. Nesta sexta-feira, em Salvador, teremos sessões do filme Zeitgeist: Moving Forward, o novo documentário da série Zeitgeist que irá estrear em aproximadamente 50 países e 270 sessões. As sessões acontecem na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 - Barris), nos dias 15, 16, 17, 18 e 20 de janeiro, às 19h. A entrada também é franca.
22. O filme foi simultaneamente traduzido para quase 30 idiomas diferentes, pelos diversos chapters do Movimento Zeitgeist no mundo, em um esforço técnico e logístico possivelmente sem precedentes, que envolveu centenas de pessoas trabalhando voluntariamente para traduzir e adaptar um longo e complexo documentário em menos de três semanas.
23. O Movimento Zeitgeist tem como objetivo lançar um alerta sobre a questão social e ambiental dentro da nossa sociedade, com sugestões e perspectiva de um novo remodelamento de sociedade.
24. Ô Dr Abelardo: até na residência do Lobisomem de Serrinha está faltando água. Assim não dá pra cozinhar seus cabritinhos.
24. O Bradesco do Shopping Barra precisa tomar uma providência para respeitar seus clientes. São 5 caixas eletrônicos ao lado do SAC com máquinas velhas, engolindo cartões, algumas sem papel, uma vergonha. Tanto lucro; tanto descaso.
25. O Audi A8L W12 apresentado hoje no salão de Detroit, EUA, é de cair o queixo.
26. Pé de pato mangalô 3 vezes: que essas chuvas de SP e MG não caiam em Salvador.
27. Saltur avisa que vale jegue no Bonfim. Bira do Jegue/Zebra e outros estão autorizados a desfilar sendo puxados por carroças como manda a tradição. Ao que se sabe, nunca houve um jeguesídio nesses desfiles.
28. O PT além de participar do núcleo decisório do governo Wagner, o chamado pessoal da Casa (ou de Ondina) estaria querendo mais 4 secretárias: Seplan, Sedes, Sepromi e Secult.
29. Para o Planejamento, o nome que circulou no meio político foi do deputado Zezéu Ribeiro.