Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JH DEVERIA SE LIVRAR DOS TRENS DO SUBÚRBIO E DO METRÔ PARA RESPIRAR

SAC ainda continua fornecendo carteira de identidade das antigas
08/01/2011 às 19:08

Foto: Rick Wilking
CEO Ford Motor, Allan Mulally, mostra Ford Focus Electric na Consumer Electronics Show (CES)
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O transporte ferroviário entre a Calçada e o subúrbuio de Salvador, área densamente povoada da cidade e com população predominante de baixa renda, a qual deveria, em tese, ser atendida prioritariamente pelos governos, municipal, estadual e federal, é um desses micos bem cabeludos. Está falido, os equipamentos são obsoletos, os trabalhadores estão há 60 dias sem salários, e a crise se prolonga a perder de vista, sem solução.

  2. A paralisação dos trens administrados pela Companhia de Transportes de Salvador (CTS) chega ao 38º dia neste sábado, 8. Informações do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Bahia e Sergipe (Sindiferro), revela  que os servidores trabalham nos escritórios e oficinas, mas os trens continuam parados porque os terceirizados que trabalham com limpeza e segurança estão com salário em atraso.
  3. Os trens do subúsbio que ajudaram no marketing político do prefeito JH, no primeiro mandato, até que começaram a descarrilar, literalmente dos trilhos, e também por falta de recursos de sua manutenção nunca deveriam ser gerenciados pela Prefeitura porque são equipamentos caros, de difícil manutenção, e o município não tem recursos para isso. Falta para o essencial, imaginem para sistema ferroviário.

  4. Em todo mundo, sistema ferroviária ou é vinculado a governos federais, até porque quase todos são deficitários e precisam de subsídios, ou administrados pela iniciativa privada, a qual prefere trechos que operam com cargas e não com passageiros. Agora mesmo, a obra que está sendo considerada emblemática para os governos Wagner é a construção da FIOL - a Ferrovia Oeste Leste, com recursos federais.
 
  5. O mais prudente para o prefeito JH é devolver esses trens do Subúrbio e tudo mais - estações, equipamentos, passivos, etc - para quem pode operar um modelo dessa natureza, que é a União. A Prefeitura já tem o pepino do Metrô para resolver, que é outra questão complexa, porque sem subsídios não vai funcionar, e a iniciativa privada não entra em canoa furada, deve, portanto, livrar-se dos trens do Subúrbio e também do Metrô.

  6. Sem esses dois pepinos em mãos, o prefeito fica mais livre para cuidar de sua vida administrativa (e até política) com mais desenvoltura e sem essas pressões que só lhe trazem enormes desgastes.
                                                    **
  7. Assufba abre inscrições para cursos de línguas nessa segunda feira, 10.

  8. A água mineral com gás da Schin praticamente dobrou de preço. Ficou insuportável ao bolso do consumidor.

  9. Nota mambembe do PSDB sobre a crise política e administrativa da Prefeitura de Salvador.

  10. O prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio, começou até bem. Mas, teria caído nas mãos de agiotas e degringolou. O camarada é do PCdoB.

  11. MP/BA está em recesso desde a semana de Natal. É bom demais trabalhar no Poder Judiciário.

  12. Informes não confirmados apontam para Carlos Muniz, como novo provável líder do governo municipal de Salvador na Câmara de Vereadores.

  13. Feliz da vida, roupa esportiva, o presidente da Assembleia circulava pelo Salvador Shopping numa boa.

  14. A carteira de identidade nova anunciada pelo governo ainda não chegou a Bahia. Por enquanto, o SAC só emite a carteira do modelo velho.

  15. Melhora estado de saúde do humorista Chico Anízio.

  16. Os secretários da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia, respectivamente Nei Viana Costa Pinto e André Luis Guimarães Godinho receberam, resposta do Secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia, César Fernandes Nunes, ao ofício encaminhado dia 28/12 em que repudiam a ação de Policiais Civis contra um Procurador do Estado.


  17. O titular da pasta da Segurança Pública baiana, César Nunes, tranquiliza a diretoria da Ordem, informando que "as circunstâncias da abordagem policial ao veículo do Advogado e Procurador do Estado, Sílvio Avelino Pires Britto Junior, estão sendo apuradas no âmbito da Polícia Civil, com acompanhamento pessoal deste Secretário, cuja conclusão será informada a essa Seccional".


  18. O Rasta do Pelô já está frequentando a Cantina da Lua depois de ter participado da festa pela posse da presidenta Dilma Rousseff.

  19. PF diz que pedirá terceira prorrogação do Caso Erenice.

  20. A Ford apresentou em Las Vegas o Focus Eletric. A indústria automobilística avança para se livrar do petróleo nos próximos 20 anos. Mas, como a tecnologia tem avançado muito rápido esse tempo pode encurtar. É só olhar o que aconteceu com os celulares.

  21. Os 14 mil habitantes de Itagi, localizado na região Sudoeste da Bahia, receberam moção de congratulações pela passagem do 50º aniversário de emancipação política do município, proposta pelo deputado Sandro Regis (PR).

  22. Com uma área de 302 quilômetros quadrados, tem como principais atividades produtivas o comércio, a agricultura, com destaque para produção de cacau, e a pecuária de corte e leite.


  23. Xangai, número 1 em teste escolar mundial. Pela primeira vez uma cidade chinesa conseguiu o primeiro lugar no mais reconhecido exame padronizado mundial para estudantes de 15 anos, o teste Pisa, administrado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

  24. No teste de compreensão de leitura, a Coreia do Sul ocupou o 2º lugar, Estados Unidos 17º; Chile 44º, Uruguai 47º, México 48º, Brasil 53º, Argentina 58º e Peru 63º. Em matemática, Cingapura ficou em segundo lugar, os Estados Unidos em 31º, Uruguai 48º, Chile 49º, México 51º e Argentina em 55º.

  25. Numa economia global baseada em conhecimento, o teste PISA é considerado peça chave para determinar quais países estão mais avançados na criação de cientistas e tecnólogos que poderão desenvolver produtos cada vez mais sofisticados.

  26. Apesar do teste Pisa ter avaliado apenas "uma" China, a elevada pontuação dos jovens de Xangai parece confirmar a ideia de que a China está formando novas gerações altamente qualificadas que poderiam desafiar a supremacia científica do Ocidente.

  27. Em Salvador, tem gente propondo colocar no curriculo escolar estudo da história da África. 

  28. O Censo 2010 confirmou que o Brasil está passando por profunda transformação demográfica. Em 1990, a taxa de fecundidade era de 2,8 filhos por mulher, mas, em 2010, havia caído para 1,9.  Já a taxa de crescimento populacional passou de 1,8% em 1990 para só 0,9% em 2010.

  29. O que chama a atenção não é a convergência da fertilidade para padrões de países desenvolvidos, mas a rapidez com que essa transformação está se dando. De fato, a taxa de fertilidade caiu de 3 para 2 filhos por mulher em apenas 18 anos (entre 1988 e 2005).

  30. Taí um camarada que deveria ganhar o título de cidadão de Salvador: o diretor da empresa do ferry-boat.