Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SE VOTAÇÃO FOSSE HOJE, JH NÃO ARPOVARIA CONTAS, POR TASSO FRANCO

Prefeitura de Lauro de Freitas demite servidores e Depom justifica medidas
05/01/2011 às 20:01
: SECOM
João Henrique vive seu momento político mais difícil, ainda que superável
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A situação política do prefeito João Henrique (PMDB) diante da Câmara de Vereadores de Salvador ficou mais crítica com a rénúncia do vereador Alfredo Mangueira (PMDB), um dia após ser convidado e aceito para ser chefe da Casa Civil. Quando sentou-se para ocupar o cargo no lugar de João Cavalcanti, Mangueira encontrou a cadeira vazia para exercer as novas funções, e, ao mesmo tempo, uma pasta oca, sem poder.

  2. Faria o papel de Elizabet II, a rainha da Inglaterra, de ser o fiel da balanço do parlamento, porém, sem as jóias da coroa. Renunciou e ficou bravo com a atitude do prefeito JH retornando à Câmara com a cara de poucos amigos em relação ao chefe do Executivo. A um interlocutor colega do PSDB disse o seguinte: - Agora, ele saberá quem sou eu. E, de fato, logo após sua renúncia, acompanhou-o o líder do governo, Téo Senna.

  3. Na Câmara, nada é insuperável. Trata-se de casa plural com múltiplos interesses e muitos dependem da Prefeitura em seus objetivos eleitorais. Mas, há algum tempo não se via uma situação tão delicada para um prefeito, o qual teve suas contas de 2009 rejeitadas pelo TCM e se a Câmara mantiver o veredicto ficará inelegível por 8 anos. Para um político nato como JH é a morte, literalmente.

  4. Evidente que, assentada a poeira, o prefeito certamente encontrará o caminho das pedras e resolverá o problema, pois, ainda tem uma maioria apertada na Casa Legislativa e conta com o apoio de alguns vereadores dos dois blocos independentes, os quais se intitulam defensores das causas da cidade. A questão é que o prefeito precisa de 28 votos para aprovar suas contas.

  5. Hoje, contando nas pontas dos dedos, o prefeito tem, no máximo, 8 ou 9 votos favoráveis, sem a necessidade de negociações. Outros 9 são contra: a oposição (PT e PCdoB) mais Andrea Mendonça (DEM). Os ourtros 22/23 componentes da Câmara são dissidentes conversáveis. Ademais, é bom lembrar, a votação será secreta.

 6. Vê-se, portanto, a dificílima tarefa do novo líder do governo, uma vez que a pessoa que poderia desempenhar essa função, razoavelmente, seria Pedro Godinho e este está na presidência da Casa. Ou seja, Godinho certamente vai colaborar com o prefeito, mas, passou a ter a função de magistrado e tem que pisar em ovos na sua atuação.

  7. Teria Godinho que ser absolutamente discreto e sem quaisques suspeitas para que a oposição não o critique, publicamente. E Sandoval Guimarães seria uma possibilidade para novo líder? É uma hipótese. Pedrinho Pepê? É amigo de Mangueira. Everaldo Bispo? Tá zangado.

  6. Nesta quarta-feira o prefeito reuniu toda sua equipe para avaliações. A julgar pelos apontamentos ditos pelo vice-prefeito Edvaldo Brito numa recente entrevista, excluido da informação da reforma, essa peça valiosa para missões administrativas foi colocada de lado. JH, portanto, começa o ano de forma explosiva. Hoje, um interlocutor me disse o seguinte: - Só Wagner salvaria o prefeito.

  7. Bem, não sejamos radicais, mas essa é uma hipótese visível.
                                                      **
  8. A guilhotina está acionada em Lauro de Freitas e a Prefeitura está demitindo terceirizados.

  9. Segundo justifica de sua assessoria, desde que a prefeita Moema Gramacho (PT) assumiu a administração municipal já promoveu três concursos e alguns processos seletivos simplificados. 

  10. Implantou e ampliou em muito a prestação de serviços à população, além de adotar quase todos os programas federais e estaduais cujas contrapartidas são, na maioria, a mão-de-obra, dentre eles PSF, CRAS, CREAS, Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária, Segundo Tempo, Mão Amiga, Escola Aberta, Mais Educação, Restaurante Popular, PETI, Pronasci, Topa, Caps II, Caps AD, Prevenção a Anemia Falciforme, CTA-Aids, Combate à Dengue.

  11. Apesar dos vários concursos, diante da necessidade de prestação de tais serviços, ainda foi necessário fazer contratos temporários, conforme lei municipal nº. 771/93, que se extinguiram no dia 31/12/2010, o que é de conhecimento e acordo de todos os contratados.


  12. O que está acontecendo neste momento é a transição entre as contratações emergenciais e a preparação do concurso, cujo edital deverá ser publicado ainda em janeiro, visando resolver definitivamente a questão, conforme orientação do TCM e do Ministério Público. Nestr


  13. Ao enviar sua carta de demissão ao prefeito, o vereador Alfredo Mangueira, PMDB, escreveu o seguinte: - Tomo essa decisão por entender que, a inexistência de autonomia para o titular do cargo, impede o exercício pleno, tramsparente e competente, marcas que tem pautado meus 33 anos de vida pública.

  14. Nesta primeira edição de 2011,J&Cia traz como principais notícias os preparativos para o início, no próximo dia 21 de janeiro, das celebrações do ano que marca o sesquicentenário de nascimento do padre Roberto Landell de Moura, verdadeiro inventor do rádio;
 
  15. A reportagem de Eliane Brum em Época desta semana, sobre a vida de uma família da periferia de São Paulo, uma das integrantes da chamada "nova classe média", que ela acompanhou por nove anos; Milton Gamez e Clayton Netz assumem o comando da IstoÉ Dinheiro, em substituição a, respectivamente, Joaquim Castanheira e Leonardo Attuch, que deixaram a revista em dezembro;

  16. E Lucas Ferraz, repórter da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília, que no próximo dia 18 assume como correspondente do jornal em Buenos Aires, no lugar de Gustavo Hennemann, que retorna ao País.

  17. Outros destaques são a versão brasileira da revista masculina norte-americana GQ, um dos primeiros projetos da joint-venture Editora Globo-Condé Nast, que já começou a formar equipe para circular em abril; estrela do jornalismo digital, Arianna Huffington fala da experiência de seu Huffington Post a colegas brasileiros; e as diversas manifestações de solidariedade que os irmãos Bocchini têm recebido, inclusive do exterior, por causa do processo que a Folha de S.Paulo move contra eles pelo blog Falha de S.Paulo.

  18. As máscaras de Dilma Rousseff vão bombar no próximo Carnaval.

  19. A Polícia Civil designou o coordenador de polícia do interior em Teixeira de Freitas, delegado Marcos Vinicius Almeida Costa, para investigar o furto na residência e ateliê do artista plástico Franz Krajcberg, em Nova Viçosa, extremo sul da Bahia.

  20. As imagens do circuito interno de tevê, que estão sendo analisadas, mostram três homens encapuzados deixando o local levando uma sacola. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (3).

  21. O "Jornal Nacional" (Globo) fechou 2010 com a pior audiência de sua história. Segundo pesquisa do Ibope, o noticiário registrou em 2000 média de 39,2 pontos, com 56% de share (participação entre TVs ligadas). (Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP).

  22. Encerrou 2010 com média 29,8 pontos e 49,3% de share, uma queda de 24% de audiência em relação a 2000: perdendo um de cada quatro telespectadores. Também pela primeira vez, o "JN" ficou abaixo dos 50% de share. Seu ápice na década foi em 2004, em que alcançou média de 39,4 pontos e 61,9% de share.
 
  23.  Programa Pelourinho Cultural recebeu 168 propostas de atrações para os festejos carnavalescos deste ano, a serem promovidos entre os dias 03 e 08 de março próximo. O número de inscritos configura um crescimento de 12% em relação ao ano passado, quando foram recebidas 150 propostas.

  24. A inscrição de propostas, encerada no mês de dezembro passado, visa a seleção dos projetos que irão integrar a programação artística do Carnaval de 2011 no Centro Histórico de Salvador (CHS). O resultado da seleção será divulgado em fevereiro de 2011.

  25. Os projetos e artistas selecionados vão se apresentar nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água, do Pelourinho e na Praça do Reggae. Estão previstas duas atrações por noite, distribuídas por todo o Centro Histórico, contabilizando um total de 50 shows ao final dos cinco dias de folia.