Até quando Michel Temer vai segurar eleição no PMDB nacional
Foto: Manu Dias |
|
Governador Jaques Wagner na posse do novo ministro Afonso Florence, no MDA |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1.A expectativa a partir desta terça-feira, 4, quando o governador Jaques Wagner retorna de Brasília após a transmissão de cargos dos novos ministros de Dilma Rousseff, é o anúncio que será feito pelo chefe do Executivo de prováveis mudanças que acontecerão na sua equipe de governo. Por enquanto, de acordo com seu pronunciamento na Assembleia, o governador só deu ênfase a uma das suas bases governamentais, a continuidade. Fica a dever sobre a criatividade, a inovação.
2. Isso não significa dizer que novos que cheguem para o primeiro escalão do governo venham imbuidos desse espírito inovador. E também há de entender que aqueles representantes da continuidade podem (e até devem) melhorar suas performaneces adicionando a projetos considerados vitoriosos, mais dinamismo. São os casos da Sefaz, Sesab e Educação linhas de frente do governo.
3. A Educação, sobretudo, necessita de um sopro de criatividade e adoção de programas que são exemplares em outros estados, sobre os quais a Bahia ainda permanece distante, como a valorização do professor por mérito na qualidade do ensino, e a melhoria da educação do segundo grau.
4. Além disso, necessita-se como disse o governador, dar suporte ao ensino fundamental para que o aluno que completa esse ciclo possa chegar à responsabilidade do estado com uma razoável qualificação. Algumas prefeituras baianas prestam um péssimo serviço nesse item, quer porque suas estruturas são deficitárias; quer porque os gestores descuidam desse segmento.
5. Há projetos interessantes no Estado como o Educavale que reúne os gestores de educação do Vale do Jiquiriçá. Um modelo bastante criativo e com associativismo produtivo, metas a serem cumpridas e assim por diante. O trabalho que a Fundação Odebrecht promove no Baixo Sul é outro bom exemplo, mesclando educação, cooperativismo e cidadania.
6. O governador deverá analisar as questões de natureza política para contemplar os partidos da sua coalização (PSB, PCdoB, PP, PDT e outros). Fala-se muita coisa por aí. Mas, o melhor mesmo é aguardar a decisão do governador.
**
6. O novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, defendeu a estabilidade do poder de compra da moeda e a redução da meta de inflação fixada pelo governo, que hoje é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. 7. As afirmações foram feitas durante cerimônia de transmissão do cargo, na sede do BC, em Brasília. Sai nesta sexta-feira a inflação acumulada no ano passado. A expectativa do mercado é que o índice em 12 meses fique em 5,90%, acima, portanto, do centro da meta da inflação. Reduzir essa taxa estará entre as principais preocupações do novo governo e do Banco Central nos primeiros meses de 2011. 8. "A consolidação dessa política macroeconômica, combinada com o aperfeiçoamento do marco legal e regulatório brasileiro, propiciará as condições necessárias para no futuro discutirmos a convergência da nossa meta de inflação para patamares mais baixos, semelhante aos observados nas principais economias emergentes. Esse é um processo que devemos ter a ambição de perseguir no futuro", disse Tombini. 9. O presidente do BC afirmou também que o crescimento do crédito ao consumo deve ser menor a partir de agora e que o crédito imobiliário deve ganhar importância. "Essa mudança é salutar para o sistema financeiro nacional e para o mercado de capitais brasileiro, mas principalmente para as famílias. Contudo, é importante que esse crescimento ocorra com qualidade e não se transforme em uma bolha de crédito, como em outros países."
10. Na cerimônia de troca de comando no Banco Central, coube ao ex-presidente da instituição, Henrique Meirelles, reforçar a expectativa de aumento da taxa básica de juros ainda neste mês.
11. Ficou a desejar a fala da nova ministra Luiza Bairros, da Igualdade Racial. Falou o que já é do conhecimento público.
12. O deputado federal e presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy chama atenção para o fato de uma das primeiras medidas a serem baixadas pela presidenta Dilma Roussef ser a privatização de aeroportos, conforme noticiado nesta segunda-feira, 2, pela mídia nacional.
13. Ele observa que durante toda a campanha eleitoral a então candidata do PT criticou as privatizações realizadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que resultaram em melhorias para a população brasileira. No entendimento de Imbassahy, "ou Dilma não foi sincera durante a campanha, ou mudou muito rápido de opinião".
14. Nenhum surpresa. Essa é uma velha máxima do PT: Diz uma coisa; pratica outra.
15. O Rasta do Pelô está votando de ônibus de Brasília após a posse de Dilma.
16. Claudia Leitte adora Ivete Sangalo: saiu voando no show do réveillon da Marina. Parecido com o voo de Ivete em NY.
17. Para evitar um disputa interna muito forte no PMDB neste início de ano, Michel Temer pediu licença temporária da presidência do partido passando-a ao senador Raup. Como isso evitar uma eleição e pode voltar a qualquer momento. Até quando essa fórmula vai funcionar sabe Deus.
18. Se Temer conseguir acomodar todas as correntes do partido no governo, menos mal. Agora, se ficar pendências muito fortes, a turma grita e vai exigir eleições. Por ora, os caciques principais, o próprio Temer e José Sarney foram contemplados.
19. Marcelo Nilo, presidente da Assembleia, está com a missão de convencer ao deputado Roberto Carlos (PDT), seu colega de partido, a não disputar a 1ª secretaria da Mesa com o deputado J. Carlos (PT). Marcelo garante que consegue seu objetivo, mas, RC está irredutível.
20. Curioso foi o outdoor que Roberto Carlos espalhou por Salvador e Juazeiro afirmando que, quando Deus quer é assim. E coloca o número de votos que obteve em sua reeleição. Mais embaixo, no mesmo outdoor agradece ao povo baiano.
21. A Agenda Cultural Bahia, publicação da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, recebe material de divulgação para a edição de fevereiro 2011 até o próximo dia 07/01 [sexta-feira].
22. Produtores culturais que tem eventos programados para fevereiro podem enviar sua programação através do e-mail agendaculturalbahia@gmail.com ou através do site da Agenda Cultural http://www.agendacultural.ba.gov.br/ . 23. As informações solicitadas para a divulgação é um breve descritivo do evento: (até 20 linhas), com informações de quando será o evento (dia e horário), quem está realizando, onde será o evento, valor do ingresso, telefones para contato etc. e imagens e fotos em arquivo jpg ou tiff, em alta resolução (acima de 300 dpi, o que significa um arquivo de imagem superior a 500kb).
24. Deputado Nelson Pelegrino faz peregrinação nas posses dos ministros baianos em Brasilia. Deputado Bira Corôa também não perdeu nenhum momento.
25. Prêmio nacional de fotografia Pierre Verger inscreve até dia 18 de março.
26. Na próxima sexta-feira, o projeto Delícias do Porto agita o local.
27. Neste ano, o Estica Verão minguou. O Carnaval é em março.
28. Aurelio Schommer deixa a direção da Camara Bahiana do Livro atirando na politica cultural do estado Tem um dado, inclusive, grave: o Minc liberou dinheiro para o Mais Cultura através do vale livro, mas o governo estadual não botou a contrapartida, aí ninguem fez nada e o dinheiro foi devolvido.
29. O livro é o primo pobre da cultura baiana. No momento, se não é a ALBA estaria na indigência.