Lula faz sua última viagem a Bahia como presidente da República
Foto: TS |
|
Deputado Marcelo Nilo instala turnão para reduzir despesas nos custos da ALBA |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, PDT, faz balanço das atividades e perspectivas do parlamento baiano para 2011 em almoço com jornalistas da área política e que atuam na ALBA, nesta terça-feira, 28. Ano eleitoral nunca é bom para desempenho de atividades parlamentares porque os deputados se preocupam bastante com as suas reeleições e a Casa funciona pouco. Ainda assim, há o que comemorar.
2. Diria que todos os projetos essenciais ao Poder Executivo foram aprovados. Em especial, as autorizações legislativas para a contratação de empréstimos junto ao BNDES referente aos projetos da Copa do Mundo de 2014, a Arena Fonte Nova e a melhoria do sistema de transporte. Aprovou-se também a LDO e o Orçamento para 2011, sem maiores problemas e questionamentos. De certo modo, com a derrota do líder da Oposição, Heraldo Rocha, o qual não conseguiu reeleger-se, isso foi bastante facilitado.
3. A oposição baixou a crista de tal ordem neste final de ano que assustou aos jornalistas que acompanham os trabalhos na Casa Legislativa. A vitória esmagadora de Wagner, deixando Paulo Souto gongado e sem perspectivas políticas à vista, a debacle do DEM, e a falta de entusiasmo do PMDB, fizeram com que a liderança da maioria trabalhasse na aprovação dos projetos finais sem sobressaltos. Foi um passeio. Chegou-se a pensar em uma disputa mais acirrada, mas, nada aconteceu.
4. O líder da maioria, deputado Waldenor Pereira (PT), o qual deixa a ALBA para assumir uma cadeira na Câmara Federal, foi o grande destaque da Assembleia ao lado do presidente Marcelo Nilo. Uma sintonia perfeita e que ajudou muito o governador Wagner. Outra peça importante, trabalhando nos bastidores e atuando na relatoria das matérias mais importantes foi o deputado Paulo Câmera (PDT).
5. Também se destacaram nos embates os deputados Zé Neto, Paulo Rangel e Bira Corôa, do PT; Paulo Azi, Heraldo Rocha, Luis de Deus, no DEM; Elmar Nascimento e Pedro Alcântara, no PR; João Carlos Bacelar, no PTN; e Álvaro Martins, no PCdoB. A sobriedade e frequencia do deputado Gilberto Brito (PR) teve sua dimensão, assim como o desempenho do líder do PMDB, Leur Lomanto Jr, que amadureceu bastante na legislatura.
6. Há sinais de bons parlamentares para a próxima legislatura. Mas, nunca se sabe. De repente, de onde menos se espera é que surge alguém com destaque. Alguns nomes novos na ALBA, porém experientes na vida política podem se ressair, especialmente no PT. Quem for inteligente e souber fazer uma oposição firme e consequente pode crescer. Há indicadores apontando para Paulo Azi, Sandro Régis e Leur Lomanto Jr.
7. Marcelo Nilo tem tudo para ser reeleito presidente pela terceira vez. É o preferido de Wagner e o PT já sinalizou que o melhor é manter o projeto do governador em curso sem arestas deixando a disputa pela presidência da Casa no período que compreende entre 2013 e 2014. É uma posição inteligente. A possível oposição de Ronaldo Carletto (PP) a Marcelo Nilo acredito que não prospera.
8. Nesta terça-feira, 28, Marcelo Nilo faz seu balanço e dará uma opinião. E, vai anunciar a instalação do turnão na ALBA a partir de 3 de janeiro até 14 de fevereiro visando economizar alguns recursos. Mas, a proposta, se vingar é adotar o turnão durante todo ano.
**
9. Em 2011, acontece os 100 anos de Carybé e os 80 anos de João Gilberto.
10. Diz-se que 2011 é o ano de Oxum, do dourado e do ouro. Na China, quem comanda o ano é o coelho.
11. A carroça da AA continua operando na linha Salvador-Recife-Miami. Tem dias que passa por Vilas roncando mais do que meu compadre quando tomas umas e outras.
13. Interessante a quantidade de jovens estudantes da UNEB e da Escola Normal de Serrinha no lançamento do livro de Tasso Franco, "O Chalé do Meu Avô". Uma grata surpresa.
14. Em seu último programa de rádio do ano, o governador Jaques Wagner destaca o sucesso do programa Minha Casa, Minha Vida no estado, reconhecido pelo próprio presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que fará a ultima visita oficial à Bahia nesta quarta (29) para autorizar a construção de novas unidades no País, sendo mais 11 mil somente na Bahia.
15. Fala também da entrega de aproximadamente dez mil títulos de terra a antigos moradores de áreas não regularizadas e acrescenta que somando os itens "podemos ter um número acima de 100 mil entre os que já foram entregues e os que serão distribuídos em breve".
16. "É um avanço muito grande. Casa é fundamental para dar dignidade e tranquilidade a cada uma das famílias", diz o governador, mostrando que o trabalho vai continuar nos próximos quatro anos. Ele ainda afirma a sua confiança na presidente Dilma Rousseff, que "continuará na mesma batida".
17. Alguns prefeitos baianos estão reclamando do Minha Casa, Minha Vida porque passadas as inaugurações e os momentos da festa sobram para as municipalidades o trabalho de apoio aos conjuntos habitacionais com assistência médica às familias, limpeza urbana, segurança e outros itens.
18. E que, para essas finalidades, estado e governo federal não ajudam em nada.
19. Casa Civil da Prefeitura Municipal de Salvador informa que o recurso de impugnação interposto pela Leiaute contra o nome do publicitário Marco Gavazza, foi inadimito e que o sorteio dos participantes do juri será no dia 03.01, às 15h30min -horário de Brasília- no Auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão - SEPLAG, Vale dos Barris.
20. A democracia tem suas virtudes.
21. Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA, a Empresa de Turismo de Salvador - Saltur e o Conselho Municipal do Carnaval - Comcar, assinam entre si, termo de acordo e compromisso, registrando as responsabilidades de cada instituição para o Carnaval 2011. O termo visa evitar a sobreposição de ações e tem como objetivo o apoio institucional mútuo para a execução de projetos e atividades relacionadas ao Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Carnaval no Pelô.
22. A assinatura acontece nesta terça feira (28/11) as 9h, no Palácio Rio Branco com a presença do secretário de Cultura do Estado Márcio Meirelles, do presidente da Comcar, Fernando Boulhosa e do presidente da Saltur, Cláudio Tinoco.
23. O Lobisomem de Serrinha presente no lançamento do livro de Tasso Franco. Fez o maior sucesso. Uma hora dessa vou pedir para ser cidadão de Salvador.
24. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, no dia 22 de dezembro, a Lei nº 18.629/2010, inédita no país, que institui a carreira de Professor Indígena no quadro do Magistério Público do Estado da Bahia.
25. A proposta, encaminhada pelo Governo da Bahia, foi construída coletivamente pela Secretaria da Educação e os movimentos indígenas. A Bahia conta com 14 etnias indígenas distribuídas em todo o Estado.
26. A imprensa baiana passou batida.
27. Trabalhadores reunidos na manhã de hoje em Assembleia Geral Extraordinária realizada no Auditório do Sindijudiciário, deliberaram pela filiação do Sindicato à Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados (FENAJUD).
28. Na Chácara do Alto - Colônia de Férias do SINPOJUD - a festa natalina mostrou que a presença dos servidores filiados, convidados e familiares uma união muito positiva. Segundo Zezé, ninguém conseguiu ferir o orgulho e a dignidade desses trabalhadores.