Foto: Manu Dias |
![]() |
Governador Jaques Wagner almoça com jornalistas na governadoria e faz balanço |
fundamentais para a construção do Projeto, caso da SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - e o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
2. O Projeto foi durante todo o ano fruto de debates e reuniões entre diversos prefeitos , pois sua aprovação significa o início de um trabalho que visa a solução de diversos conflitos territoriais existentes entre os municípios, uma vez que dos 417 municípios baianos, muitos têm problemas em suas divisas intermunicipai.
3. Essas questões serão resolvidas com a demarcação exata dos limites de cada município, as chamadas fronteiras secas, caracterizadas por não terem essa demarcação exatamente definida, o que não é o caso de municípios onde há elementos
que facilitem estes marcos, caso de regiões separadas por rios, e que ainda
assim apresentam problemas.
4. Há também o caráter subjetivo da questão que é visto pelo deputado com igual importância, já que deve haver o respeito aos laços culturais dos habitantes que desejam manter suas origens e cultura tradicional, sendo considerados pertencentes às cidades onde têm de fato suas raízes culturais estabelecidas.
5. A notícia está sendo recebida com festa por inúmeros prefeitos, que entendem essa vitória do deputado como uma conquista de todo o Estado da Bahia, como demonstrado em declaração feita pelo Governador Jaques Wagner, que em audiência realizada em 16 de Novembro de 2010,declarou que a aprovação do Projeto de Lei do Deputado João Bonfim resolveria um problema de Estado.
6. Sérgio Santillán, presidente da VIABAHIA, concessionária que administra um trecho de 681 quilômetros nas rodovias BRs 116 e 324 e BAs 526 e 528, participará de coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 27 de dezembro, às 17h, na sede da VIABAHIA, na Avenida Magalhães Neto, Pituba.
7. O evento tem a finalidade de esclarecer dúvidas referentes ao início da cobrança de pedágio na BR 324 - que começará nesta terça-feira, 28 de dezembro, na Praça de Amélia Rodrigues -, o andamento das obras e a operação fim de ano nas praças de pedágio.
8. Em reunião na sede do PMDB, a bancada de vereadores na Câmara Municipal de Salvador (CMS), após três horas de debate, deliberou que o partido terá candidato à presidência da Casa e, por unanimidade, obtida após o vereador Everaldo Bispo abrir mão da sua pré-candidatura em nome da unidade partidária, decidiu-se pelo nome do vereador Pedro Godinho.
9. Na oportunidade, o candidato escolhido assumiu o compromisso de lutar por um legislativo independente, com a valorização dos seus pares, visando sempre atender os interesses da população.
10. A Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), iniciou uma série de medidas para mudar uma triste realidade vivida por dezenas de homens, mulheres, adolescentes e crianças do município.
11. O primeiro passo foi o cadastramento para saber quantos são e em que condições vivem. O segundo passo foi a entrega de kits de equipamentos de proteção individual (EPI) para os adultos e a retirada de documentos, principalmente das crianças, que estão sendo matriculadas em creches e escolas da rede municipal.
12. As crianças maiores estão sendo cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e não terão mais que passar horas no lixão.
13. O pessoal da GVT está rindo à toa. Com o incêndio da OI e o mal atendimento da empresa aos clientes muita gente está correndo para a GVT.
14. Às vésperas do Natal, milhares de estudiosos, políticos, educadores, empresários, produtores culturais, gestores públicos, estudantes ou, somente, cidadãos originários do semi-árido baiano ou que sempre defenderam o reconhecimento e inserção do povo do sertão e da sua cultura nas políticas e mecanismos do poder público, terão o que comemorar.
15. Eles ganham um presente já requerido há décadas por meio de pesquisas, estudos, relatórios e críticas de defensores da cultura sertaneja.
16. A Bahia pode vir a ser o primeiro estado da União a reconhecer, oficialmente, um ofício cultural. Um ofício que traduz o modo de ser e viver transformado ao longo de 300 anos em característica cultural das mais emblemáticas do Sertão baiano, o Ofício dos Vaqueiros.
17. Entre final de novembro e início deste mês o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC, http://www.conselhodeculturaba.wordpress.com/) analisou e aprovou dossiê sobre o Ofício dos Vaqueiros, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
18. Governador Wagner almoça com jornalistas e faz balanço do seus 4 anos de governo e perspectivas para o próximo.
19. Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm), vinculado a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), oferece nesta segunda-feira (27), 40 vagas efetivas para vigilante.
20. Os interessados precisam ter o ensino médio completo, seis meses de experiência e curso de vigilante atualizado ou reciclagem. O salário é de R$ 638,00 e a empresa, ainda, oferece vale-transporte e vale-refeição.
21. Os candidatos devem comparecer, com urgência, a um dos quatro postos do Simm, no Comércio, Cabula VI, Cajazeiras e Boca do Rio, levando originais da Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento é feito das 8h às 17h, mediante entrega de senhas que começam a ser distribuídas a partir de 6h30min.