Bagunça e desrespeito no final de linha em Vilas do Atlântico
Foto: BJÁ |
|
Ônibus fazem fila dupla no final de linha de Vilas e Prefeitura de Lauro é omissa |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Há sinais de que a Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia (FETRAB) vai engrossar o caldo contra o governo do Estado, em 2011, por conta de prováveis reajustes salariais dos servidores, recuperação da defasagem salarial, instituições de pisos salarias em algumas categorias e pagamento da URV.
2. O ambiente de paz e amor que reinava entre sindicatos e a SAEB estabelecido na Mesa Central de Negociações e nas mesas setoriais, dá sinais de exaustão. Alguns sindicalistas estão se sentindo traidos ou pelo menos sem conseguir os ganhos esperados nas negociações com a SAEB.
3. Esta semana dirigentes da FEBRAB foram barrados no baile ao tentar protocolar um rol de reivindicações na governadoria e o clima esquentou. Os servidores programam atos de repúdio na Lavagem do Bonfim, próximo dia 13, e Marinalva Nunes, presidente da FEBRAB, até então discreta e cordeira com o governo, disse em A Tarde criticando a postura palacina que "E pensar que quando o governador Jaques Wagner venceu a eleição (2006) nós festejamos como se fosse um companheiro".
4. O que acontecerá a partir das datas bases dos reajustes salariais das categorias, em 2011, ainda é imprevisível porque a maioria dos sindicatos está submissa ao governo ou pelo menos tem uma atuação muito discreta na defesa dos trabalhadores estatais.
5. E, quando se esperava que o governo da Bahia realizasse mais concursos públicos o que se viu foram contratações do REDA e terceirizados. Além do que, na Saúde, instituiu-se como nunca as PPPs. Os dois grandes hospitais construidos pelo governo (do Subúrbio Ferroviário, em Salvador; e da Criança, em Feira de Santana) são gerenciados por empresas. Os sindicatos dessa categoria, bravios e valentes na época de Souto e Borges, hoje, pouco reivindicam.
6. Segundo dados apresentados pelo secretário da Fazenda, Carlos Martins, na sua prestação de contas na Assembleia Legislativa, relacionadas com o segundo quadrimestre de 2010, a situação financeira do Estado é boa. Deve fechar o ano numa situação ainda melhor, segundo analisam os técnicos da SEFAZ. Esse é mais um dado para que a FEBRAB tem em mãos para engrossar o caldo das reivindicações.
**
7. A anarquia continua no final de linha dos ônibus em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, sem que a Prefeitura tome a menor providência. Além de não ter sanitários para os motoristas que fazem suas necessidades na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e no Rio Sapato, agora, as empresas determinaram que os coletivos façam filas duplas (vide foto acima) na principal avenida de Vilas.
8. Os ônibus páram na frente das garagens das residências, ocupam espaços indevidamente, e os fiscais da Prefeitura fazem vistas grossas. Mais recentemente estão cozinhando a céu aberto embaixo de uma amendoeira com botijões sem a menor proteção, inclusive com crianças por perto. Quando acontecer uma acidente vão dizer que foi fatalidade.
9. A Ricardo Eletro está dando descontos de 70% nas compras de Natal. O Procon tem que verificar o que isso significa em plena época do Natal, de aquecimento das vendas. Alguma coisa está errada.
10. Faixa exposta na passeata do Fórum de Combate ao Racismo pelas alamedas do Salvador Shopping: - O Shopping Salvador é racista.
11. Quatro pessoas ficaram levemente feridas durante um acidente na manhã
de hoje (19) no KM 772 Sul da BR 116, próximo ao município de Vitória da Conquista. Uma carreta, ao tentar voltar à pista após uma ultrapassagem, colidiu com a traseira de outro caminhão, pegando fogo na hora.
12. O acidente aconteceu por volta das 7h30. A equipe da VIABAHIA prestou os primeiros socorros e encaminhou as vítimas para o Hospital Regional de Vitória da Conquista.
13. A Polícia Militar realiza, nesta segunda-feira (20), partir da 16h30, no Largo dos Aflitos, junto com o Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Salvador, uma celebração de Natal, com apresentação dos corais Girassol e da PMBA e da Banda de Música Maestro Wanderlei.
14. Está aberta à visitação pública, até quarta-feira (22/12), a 3ª Mostra de Artes Visuais Estudantis, composta de 99 obras produzidas por estudantes da rede estadual de ensino. A exposição pode ser conferida na sede da Secretaria Estadual da Educação, no CAB, no horário das 8h às 18h.
15. Os trabalhos marcam o encerramento das atividades pedagógicas do Projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), que envolveu mais de um milhão de estudantes, em 2010.
16.
A Band Bahia alcançou a vice-liderança ao exibir a final da Copa Sul-Americana entre Goiás x Independiente, da Argentina. Durante a transmissão do jogo a Band Bahia chegou a alcançar a liderança durante 24 minutos, atingindo picos de 18 pontos de audiência e 54 de share.
17. A Band Bahia esteve na telinha de 116.000 domicílios baianos, com toda a credibilidade e tradição na transmissão de grandes eventos esportivos. 18. O clima no plenário da Câmara Municipal de Salvador deverá continuar quente amanhã (dia 20), quando a bancada do prefeito espera a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
19. De acordo com o líder da Oposição, vereador Gilmar Santiago (PT) foi firmado um compromisso com alguns vereadores governistas para só votar o orçamento da prefeitura para o próximo ano se o prefeito João Henrique enviar nesta segunda-feira projeto de lei mudando o regime de contrato de trabalho dos agentes de saúde.
20. Atualmente eles são contratados por meio da CLT, porém lutam para que a contratação seja feita pelo regime estatutário, o mesmo dos demais servidores do município.
21. De segunda até quarta (20 a 22), das 18h às 20h30, no Auditório Milton Santos (CEAO), Pç. Inocêncio Galvão, nº 42, Dois de Julho, acontece um curso que pretende enfocar os processos contemporâneos de formação dos
Imans e lideranças muçulmanas nos espaços lusófonos, de modo especial a partir da comparação com as experiências do Brasil, Portugal, Angola e Guiné Bissau.
22. O encontro destacará as relações entre inserção nos projetos locais de cidadania e as relações transregionais com as demais comunidades muçulmanas. As aulas serão ministradas por Patrícia Schermann, professora Adjunta I do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutora do Centre d'Étude d'Afrique Noire/Sciences Politiques Bordeaux IV.