Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASSEMBLEIA DISCUTE ORÇAMENTO TERÇA E NILO ENQUADRA SECRET'ÁRIO MARTINS

Vereador Gilmar Santiago responde ao colega Paulo Magalhães com ironia
18/12/2010 às 21:00
Foto: DIV
Marcelo Nilo na base do bateu levou defendeu os interesses dos deputados
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Assembleia Legislativa tem ritos próprios. As declarações do presidente Marcelo Nilo (PDT) enquadrando o secretário da Fazenda do Estado, Carlos Martins, dando conta de que "Martins manda na SEFAZ. Quem manda na ALBA são os deputados" (A Tarde deste sábado) diante de insinuações do executivo sobre cortes no Orçamento da Casa revelam que um desses ritos é a autonomia da Casa Legislativa quando o tema é interesse coletivo dos deputados.

  2. Ora, constitucionalmente, toda vez que a Câmara Federal reajusta os dividendos dos deputados há um efeito cascata direcionado às Casas Legislativas estaduais e municipais de capitais. Ou seja, o Congresso ao conferir um reajuste superior a 60% elevando os salários (base) dos deputados e senadores para R$27.6 mil elevou, automaticamente, os salários dos deputados baianos para algo em torno de R$20 mil.

  3. E vai, por tabela elevar os proventos dos vereadores de Salvador. A opinião do secretário Martinhs atuando em seara alheia e situando que a Assembleia deve se ajustar à realidade e cortar na própria carne, como se deputados gostassem desse tipo de interferência, foi extemporânea porque não cabe ao secretário de um poder (Executivo) interferir noutro poder (Legislativo).

  4. Nos bastidores e amigavelmente até se admitiria aconselhantmentos da SEFAZ, o que é até natural, mas, de público, na base do carão, do enquadramento, não tem sentido e foi deselegante. Daí a resposta de Marcelo Nilo, à altura, o que terá o apoio da maioria do parlamento. Isso ninguém tenha dúvida. O corporativismo na ALBA é causa pétrea ainda mais quando mexe no bolso dos parlamentares.

  5. Caberá a ALBA e tão somente a ela fazer os ajustes orçamentários e, para isso, uma reunião está programada para a próxima terça-feira, 21. Quanto ao reajuste dos valores orçamentários direcionados à ALBA também vai depender da evolução da receita do Estado. A todo momento é o própio secretário quem diz que a receita está ótima, com gastos dentro da LRF, daí que se tudo vai bem, a ALBA terá um pouco mais.

  6. Na última apresentação do secretário Martins na ALBA, relatório do segundo quadrimestre, os números da SEFAZ foram bastante promissores. Então, se tudo vai bem, se o ICMS cresceu em arrecadação mais de 12.5% em relação ao mesmo período do ano anterior, não há necessidades de cortes no Orçamento.

  7. Também na próxima terça-feira, 21, a ALBA começa a analisar a votação do Orçamento para 2011.
                                                          **

  8. Sobre nota publicada no site Bahia Já contendo a opinião do vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) acerca da intenção do vereador Gilmar Santiago (PT) de participar das prévias do PT para a escolha do candidato a prefeito, o petista declarou o seguinte:

   9. "Em vez de brincar sobre a possibilidade de uma possível pré-candidatura minha, em um partido que é democrático e que qualquer filiado ou militante tem o direito de pleitear, ele deveria se preocupar com com o seu futuro político, pois deverá perder a vaga que tem na mesa da Câmara e poderá perder a próxima eleição. Paulo Magalhães Jr. se deu mal quando rompeu com ACM Neto, seu grande cabo eleitoral. Na última campanha, ele só conseguiu obter 9 mil votos em Salvador, o que coloca em risco a sua reeleição em 2012. Talvez ele precise de um Papai Noel com o saco cheio de votos pra salvar seu mandato".

  10. Foram premiados com troféus e medalhas na manhã deste sábado (18) os jovens que disputaram as seis modalidades de atletismo nas Olimpíadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, nos dias 16 e 17. A competição contou com 1.043 jovens que fazem parte do Competi em Feira de Santana.
 
  11. A premiação ocorreu nesta manhã, no Ginásio Municipal de Esportes.
Com a oportunidade aos jovens da sede e zona rural, o prefeito Tarcízio Pimenta considera que as olimpíadas representam a oportunidade de descobrir jovens talentos no município. 
 
  12. "Somos gratos pela dedicação e por eles terem se envolvido nesse projeto. Vamos trabalhar para fazer o evento novamente no próximo ano", disse o prefeito, que foi homenageado como "Amigo do Peti", juntamente com outras autoridades presentes.
 
  13. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, encerrar os jogos com a premiação significa a concretização de um sonho com chave de ouro. "Conseguimos este resultado com a participação de todos. O Peti de Feira de Santana é referência no estado e no país", destaca.
 
  14. Pense numa situação caótica! Pois bem, isso aconteceu no trânsito da Estrada do Coco, município de Lauro de Freitas, na zona comercial entre o complexo de viadutos 2 de Julho (Aeroporto Luis Eduardo Magalhães) até as proximidades de Portão. O tráfego intenso de veículos travou de tal ordem que os motoristas ficaram mais de 1h30min para atravessar esse trecho.

  15. Nenhum PM, nenhum agente de trânsito da Prefeitura de Lauro de Freitas. Descaso total com os motoristas, furtos no decorrer no percurso, uma desordem.

  16. O ditador Chavez, da Venezuela, radicaliza com imprensa e instituições do país. Entrou na fase do desespero.

  17. Com o apoio da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a Associação Beneficente de Manutenção e Defesa do Terreiro Tumba Junçara realizou na quinta (16) e nesta sexta-feira (17), o "4º Seminário Tumba Junçara. Redescobrindo a sua História". O evento, que tem o objetivo de resgatar a memória e a cultura do povo bantu, foi realizado no Centro de Cultura da Câmara.



  18. O PhD em psicologia Paulo França explicou o animismo, teoria que considera a alma simultaneamente como o principio de vida orgânica e psíquica, e a importância das pessoas compreenderem melhor a temática. A palestrante Juçara Cristina Rego Dias tratou da relação entre o Candomblé e o meio ambiente.


  19. Também participaram do evento, o sociólogo Ricardo Nazazi; o Tata Kiowonda Kewaanze do Terreiro Tumba Junçara, Raimundo Dantas; a artista plástica Suzana Torres; a Kota Maiangansi do Terreiro Tumbancé, Veridiana Machado, e o neurocirurgião Augusto Cesar Alencar.


   20. O seminário integrou a solenidade de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a Carmelita Luciana Mameto Xagui. A sessão especial foi realizada no Plenário Cosme de Farias à noite.