Estudantes da UCSAL temem abastecimento de caixa Santander com seguranças armados
Foto: BJÁ |
|
Confraternização dos auditores do IAF no Unique, com baile animado pela Lordão |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Assembleia Legislativa da Bahia espera encerrar seus trabalhos na semana do Natal com a votação, em 2º turno, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na próxima terça-feira, 21, e, imediatamente, tentar aprovar o Orçamento do Governo do Estado para 2011. Esse é a peça mais importante da gestão estadual, onde estão embutidas as emendas dos deputados e os investimentos para cada secretaria e órgãos públicos, embora, como se sabe, metas orçamentárias nunca são cumpridas na íntegra pelos governos. Ainda assim, é a base para nortear a gestão.
2. Há consenso na aprovação do 2º turno da LDO através de acordo das lideranças, estabelecido na última terça-feira, 14, mas, quanto ao Orçamento existem muitas pendências até se chegar a um possível entendimento. Os deputados da oposição exigem oficialmente a aprovação de emendas que transferem recursos da publicidade para os setores essenciais, e sonham com emendas individuais da ordem R$ 1,5 milhão.
3. Diria que são quase impossíveis de acontecer. As emendas individuais são as preferidas dos deputados porque recursos distribuidos nas suas bases para pequenas obras e serviços. São as chamadas obras que dão votos. Com a proximidade das eleições municipais, em 2012, essas verbas são cortejadíssimas. Retirar da Comunicação para outros fins nem pensar. O governo já está a mil gastando em publicidade e propaganda. 4. É bom lembrar que, nos últimos quatro anos o governo Wagner foi muito criticado na Assembleia, óbvio, nos bastidores, pois as autorizações das emendas individuais sairam a conta gotas. A queixa sempre foi muito forte entre os deputados da oposição, assim como de segmentos bancada do governo, para a qual só foram concretizado, em média, um terço das propostas. 5. O relator da matéria orçamento é o experiente deputado Paulo Câmera (PDT). Vai ter muito trabalho duirante a semana. Mas, nada assustador porque o governo só coloca o que quer. Câmera sabe disso. Reunirá as emendas no pacotaço e depois passa a guilhotina. Nada indica que a oposição será tratada a pão-de-ló. O governo é Republicano, mas, só para determinados segmentos.
6. Para outros, ao invés do pão-de-ló; pão e água.
**
7. Estudantes da UCSAL estão achando que o assalto ao Banco Santander no Campus da UCSAL de Pituaçu teve armação da vigilância. A suspeita tem sentido porque toda vez que acontece troca de dinheiro no caixa e outros serviços são vários homens armados com reólveres e escopetas (isso dentro da UCSAL em pleno funcionamento). E, de uma hora para outra assaltantes chegaram na maior facilidade e fizeram a limpa.
8. Outra coisa: a manutenção do Santander (repósição de dinheiro e recolhimento) é feito com os estudantes em salas de aula e homens armados nas proximidades. É um absurdo tão grande que, na semana passada, uma garota do curso de enfermagem se sentiu mal. O certo é fazer a reposição sem os alunos nas salas e corredores.
9. Se Maluf e Garotinho forem absolvidos pelo TSE e empossados deputados federais, a Lei da Ficha Limpa vira letra morta.
10. Que caso cabeludo esse de Ivete Sangalo e o baterista Toinho Batera. É acusação que lembra o tempo da escravidão na Colônia.
11. Falar nessa galera da Axé, Daniela Mercury (reapareceu a margarida) vai cantar no Revéillon do Rio; Ivete Sangalo, no Revéillon do Iatch Club de Pernambuco; e Claudia Leitte, no Bahia Maria. Sobrará quem para o Réveillon do Farol da Barra?
12. O secretário de Segurança Pública, César Nunes, faz balanço de final de ano e diz que a violência na Bahia diminuiu. Vemo Relatório Saúde Brasil, do Ministério da Saúde, e diz que a Bahia é o 4º estado com maior taxa de homicídios do país. Ou seja, 57.1 óbitos por 100 mil.
13. A diretora licenciada da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Célia Padilha, registrou hoje (15) a candidatura para disputar o cargo de Defensora Pública Geral da Bahia.
14. Tá uma excessiva expansão do crédito neste Natal. Vende-se de tudo nos shoppings a médio e longo prazos. Os analistas acreditam que a inadimplência vai aumentar bastante no início de 2011.
15. O Jornal da Midia diz que Eva Chiavon e a madrinha da TWB, do sistema Ferry Boat. Que maldade!
16. O presidente do Bahia, deputado Marcelo Guimarães Filho, deseja ser candidato a prefeito de Salvador, em 2012. Brincadeira tem hora.
17. O "cientista" Aloizio Mercadante foi anunciado oficialmente como novo ministro da Ciência e Tecnologia. No Sebrae isso se chama "arranjo criativo".
18. O Rasta do Pelô também quer ser ministro. Vai pleitear junto ao partido que é filiado o Ministério da Cultura. É bamba em tamborim e antenado com a cultura popular.
19. Que maravilha! O Bahia Já se valeu de dados do Ibó News, um blog de um distrito de Abaré, Bahia, para ter a notícia da interdição e protesto na BR-116. A internet promove a maior democratização da informação.
20. Pior que ainda tem gente querendo criar Conselho de Comunicação.
21. O Bahia Já agradece a todos aqueles que estão enviando mensagens de Natal e Feliz 2011. É o que desejamos também.
22. Outra coisa fantástica também colhida pelo BJÁ junto aos seus parceiros no interior da Bahia pela rede web foi o desfile (Vide na Editoria de Variedades/Verão) em Guaratinga, lá no extremo Sul da Bahia, para incrementar as vendas de Natal. Desfile em praça pública feito pelo pessoal lojista. Nota dez.
23. O senador ACM Júnior (DEM) se despediu hoje (15) do Senado com um discurso de prestação de contas. Com a presença do filho, o deputado ACM Neto (DEM), que acompanhou no Senado, ele contou que logo quando assumiu o mandato, em 2001, enfrentou dificuldades sobretudo por conta da perda do pai, Antonio Carlos Magalhães.
24. "Procurei seguir o exemplo de amor e dedicação à Bahia deixados por ACM, e lutei em defesa do nosso estado", declarou. 25. ACM Júnior comemorou principalmente a vitoriosa luta pela aprovação da permanência, por tempo indeterminado, do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, idealizado por ACM em 2001 e cuja vigência terminaria no próximo dia 31 de dezembro, provocando um prejuízo de R$1,1 bilhão para a Bahia.
26. ACM Júnior foi o autor da emenda que torna o fundo permanente, que foi aprovada na noite de ontem no plenário da Câmara e agora será promulgada.
27. Nesta quinta-feira (16), serão diplomados os deputados, senadores e governador/vice para o exercício da próxima legislatura (2011-2014). A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no processo eleitoral de outubro será realizada no Centro de Convenções da Bahia, no bairro do Stiep, em Salvador, a partir das 17 horas.
28. Única mulher eleita deputada federal pela Bahia, Alice Portugal obteve 101.588 para sua terceira legislatura na Câmara Federal. A parlamentar, que iniciou sua carreira política no movimento estudantil e, posteriormente, ingressou na militância sindical, é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), há 32 anos.
29. Lídice da Mata, senadora eleita pelo PSB, será a primeira senadora da Bahia.
30. Ao apoiar os moradores do seu município (Abaré) no fechamento da BR-116 para que o governo federal adote providências na melhoria da segurança das pessoas (Distrito de Ibó), na Divisa Bahia/Pernambuco, às margens do Rio Francisco, o prefeito Delísio Oliveira (PMDB) fez valer a cidadania e honrou aqueles que votaram nele.
31. Depois do protesto (e algumas mortes) o DNIT diz que vai resolver o problema.