Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DILMA QUER CRIAR MINISTÉRIO DA AVIAÇÃO E PMDB DESEJA COLOCAR GEDDEL

Ministro Ayres Britto é contra criação de Conselhos de Comunicação
28/11/2010 às 21:14

Foto: BJÁ
Está ficando bonito o novo gramado no entorno do Farol da Barra. Até o Carnaval!
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A presidente eleita, Dilma Rousseff, quer remodelar o setor aéreo do país. Ela decidiu criar uma pasta específica para a área, provavelmente com status de ministério.
O objetivo é abrir o capital do setor à iniciativa privada e acelerar a construção de aeroportos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
  2. A Secretaria Especial de Aviação Civil cuidará de assuntos e órgãos que hoje estão sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Responderão à nova pasta a Infraero, estatal que administra aeroportos, e a Anac, agência reguladora do setor.


  3. Não está no desenho montado pela petista a junção dessa nova pasta com a Secretaria de Portos --ao contrário das especulações da semana passada. Os portos podem, inclusive, voltar a ser um departamento do Ministério dos Transportes.

A decisão final, contudo, passará pela negociação partidária. Dilma tenta acomodar 12 legendas aliadas em cargos do primeiro escalão.


  4. Para comandar a nova pasta, a presidente eleita tem dito que não abre mão de um profissional com capacidade técnica. Isso não significa, porém, que não haverá negociação com alguma sigla de sua base de apoio. Ainda não há nomes em discussão.


  5. O PMDB está de olho não só na vaga, mas também no controle da Infraero. O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) já disse a peemedebistas que tem interesse em ser o titular da empresa. Nada mais justo. Geddel faz parte da base do governo e apoiou Dilma. A questão, nesse caso, é o veto de Wagner.

  6. Fala-se que o governador da Bahia estaria dando prioridade na sua escolha ao Ministério da Saúde, onde colocaria Jorge Solla. Hoje, esse Ministério é da cota do governador do Rio, Sérgio Cabral, ministro José Gomes Temporão. Se Dilma conseguir arranjar uma colocação melhor para os anseios de Cabral o problema estaria resolvido.

  7. No caso da Aviação Civil o que causa surpresa (só para os menos avisados) é a prática política do PT em defender a estatização, mas, quando se vê acuado como agora, com os aeroportos atuando no limite apela para a privatização ou parcerias público privadas. Pratica-se políticamente uma coisa e faz-se outra.
                                                   **

  8. Os nacionalistas da Convergencia i Unió (CiU) teriam vencido as eleições catalãs deste domingo, com a vitória de 63 a 66 deputados, frente aos socialistas, que teriam conquistado entre 24 e 27 cadeiras, e perdido o governo regional, segundo pesquisa de boca-de-urna divulgada pela televisão regional.



  9. Segundo a pesquisa, após o fechamento das seções eleitorais, às 20h locais (17h de Brasília), que teve participação de 61,4%, a CiU voltaria ao governo autônomo após sete anos de ausência, ao eleger entre 63 e 66 deputados, frente aos 48 que tem atualmente.


  10. O Partido Socialista da Catalunha (PSC), que lidera o atual governo tripartite juntamente com os eco-comunistas da ICV e os separatistas de esquerda do ERC, perderia um mínimo de 10 deputados e obteria entre 24 e 27 cadeiras, frente às 37 que tem atualmente.
 
  11. A capital da Catalunha é Barcelona uma das regiões mais desenvolvidas da Espanha e que luta para ser autônoma, como luta o chamado País Basco.

  12. A Toulon está completando 40 anos de existência. E dizer que essa grife, hoje, é considerada careta.

  13. Guanambi em festa: o preço do algodão in-natura subiu 50%.
 
  14. Dilma não vai a Conferência do Clima em Cancun. Nem ela, nem Lula. É isso: na época da campanha foram tantos compromissos com o ideário do PV e depois de eleita, bye-bye.

  15. Essa saiu na coluna de Jorge Bastos Moreno: Dilma despachando com Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobrás, fala assim: - Chora baixo pra meu neto não acordar. Que maldade!

  16. A charge de Simanca o deputado Marcelo Nilo segurando a Assembleia com um cinto é antológica.

  17. Guerras no Rio, Iraque, Afeganistão e Coréia do Norte x Coréia do Sul. O ano de 2011 promete. O Irã está na lista.

  18. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres de Britto, é contrário a qualquer tipo de regulamentação ao exercício da liberdade de imprensa. Segundo Britto, a Constituição é a Lei Orgânica para este fim e não existe meio termo para tratar a matéria. 

  19. Segundo Ayres Britto, os conselhos de comunicação que estão sendo propostos são aberrações. Pois é: na Bahia, o governo está querendo criar um conselho desses.
Ou melhor: uma aberração.

  20. Mesmo com toda guerra no Rio, a Riotur já fechou com Itaú e Antárctica o Carnaval de Rua da cidade e exigiu colocar 6.800 sanitários químicos.

  21. A PM da Bahia deveria colocar uma Unidade Pacificadora no Nordeste de Amaralina e outra no Subúrbio de Coutos.

  22. A fome ainda ronda os lares de 11 milhões de brasileiros. Melhorou. Eram 8.24% da população (14.5 milhões), em 2004. Em 2009, 5.8% (11 milhões). O Bolsa Família saltou de 6.6 milhões, em 2004; para 12.3 milhões em 2009. Foi quem ajudou. O Maranhão dos Sarneys tem os piores indicadores do Brasil.

  23. Quando se bebe uma Itaipava em lata e depois bebe-se uma Skol, a segunda desce quadrada.

  24. Tá ficando bonito o entorno do Farol da Barra gramado. Vamos verificar até quando dura essa beleza pois vem aí o Reveillon e o Carnaval.

  25. Serginho Groissman completando 10 anos do Altas Horas. Legal!

  26. O PMDB no governo Lula tem os Ministérios da Integração, Defesa, Comunicação, Energia e Agricultura. E ainda quer Aviação. Que guloso!

  27. Sindimed faz assembleia na quarta-feira próxima para discutir o concurso público da SESAB e outras providências, especialmente a incorporação de médicos no REDA. 

  28. Acaba o mês da consciência negra e vai começar o mês do samba. Antes, era dia do samba (3 de dezembro). Já virou semana do semana e breve teremos mês do mês.

  29. Marco Aurélio top-top vai continuar no governo. Santo pai!

  30. Parabéns a Agenda Bahia do Correio. Belo programa. 

  31. A campanha de Pedro Godinho (PMDB) a presidência da Câmara de Vereadores vai bem. Ele não teme a disputa com Carballal, do PT, mas gostaria da compreensão de Everaldo Bispo em retirar sua candidatura.

  32. O tráfico de drogas no Rio emprega igual a Petrobras: um contingente de 16 mil pessoas. E movimenta R$600 milhões ano. Pior é que a imprensa ainda fica surpresa quando vê uma piscina e uma TV de plasma na casa de um traficante. 

  33. Antigamente o PT dizia que Paulo Souto, César Borges e Antonio Imbassahy eram paus-mandados de ACM. Agora, o DEM diz que Dilma é pau-mandato de Lula. Nada como um dia depois do outro.

  34. Problemas na licitação do Ministério da Saúde com as agências de publicidade vencedoras. A conta é gorda: R$120 milhões. Disputam a Propeg/BA, Pacheco, Calia Y2 e Borghierh Lowe.

  35. As vendas de produtos de Ciudad del Leste no Paraguai que abastece o Natal de rua em cidades brasileiras cresceram 30%. 

  36. O IGHB lança livro "Na Trilha de Pedro Calmon", de autoria de Edivaldo Boaventura, dia 10 de dezembro, 18h, patrocinado pelo governo.