Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR: OPOSIÇÃO QUER CEI PARA CASO EDUCAÇÃO E APURAR COMPRA LIVROS

Governador Wagner deve palavra de esperança sobre a violência
22/11/2010 às 21:02

Foto: ACM
Muro das lamentações em Israel? Nada. É o povo conferindo nome no Minha Casa, em Feira
 Miudinhas Globais:

  1. Por recomendação do andar superior não houve sessão na Câmara de Vereadores de Salvador nesta segunda feira, 22, quando os vereadores pretendiam discutir a exoneração do secretário da Educação, Carlos Soares, depois que a Justiça Federal promoveu indisponibilidade dos seus bens. O caso é rumoroso e antigo. O prefeito João Henrique está sentido porque Soares é uma dos seus auxiliares mais próximos.

  2. Vereadores da oposição querem uma CEI - Comissão Especial de Inquérito (CPI da Câmara) entendendo que existem muitas coisas a serem apuradas na Educação. Um desses contratos diz respeito a compra de livros que envolveria milhões de reais. Como não aconteceu a sessão os debates devem ficar terça-feira. Mas, ninguém garante que haverá quórum.

  3. Também nesta segunda aconteceram manifestações de apoio a Carlos Soares em frente a Secretaria da Educação, por servidores municipais efetivos e terceirizados. Fechou-se até a secretaria como sinal de protesto a atitude da Justiça e entoaram-se gritos e slogans de apoio a Soares.

  4. Vereadores que teriam aproximações com contratos terceirizados com a Educação estariam defendendo a permanência do secretário. Os meios de comunicação estão sendo inundados de notas desse pessoal afirmando que Soares deve ser mantido pelo prefeito e que o gestor da Educação é inocente.

  5. Vê-se, pois, que esse é um tema que vai render a semana toda.

  6. O secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, afirmou hoje que a delegada da 28ª delegacia no Nordeste de Amaralina, Jussara Souza, vai instaurar inquérito para apurar a morte do garoto Joel da Conceição Castro, vítima de uma bala perdida decorrente de uma operação policial no bairro.
 
   7. "É uma violência muito grande. Nós estamos analisado esse crime de extrema gravidade, principalmente àqueles vinculados ao tráfico de drogas. A policia está prontamente à disposição fazendo tudo para apurar o caso", afirmou.

   8. Salvador está perplexa. No final de semana, duas jovens foram decapitadas, cenas que há anos não aconteciam na capital. O pai de uma das jovens chegou a afirmar que é triste ver a cabeça da filha separada do corpo numa bandeja. É demais.

   9. O governador Wagner foi reeleito recentemente e precisa vir a público falar alguma coisa. É uma obrigação do chefe do Executivo em situações dessa natureza dar uma palavra de esperança. O caso do garoto Joel é estarrecedor. A comunidade do Nordeste de Amaralinha se revoltou e com completa razão.

  10. A violência chegou a tal ponto que não se respeita sequer os policiais. Um sargento e um policial civil também foram mortos no último final de semana. O sargento foi sepultado em Serrinha e a família do militar está abaladíssima. A morte do sargento aconteceu nas franjas do Palácio de Ondina.

  11. Uma vergonha nacional foi estampada em vários estádios de futebol do Brasil neste final de semana, torcidas pedindo que os jogadores entregassem seus jogos para prejudicar desafetos. Uma coisa vergonhosa, anti-esportiva, primitiva, tudo de ruim. O que aconteceu no jogo entre Fluminense x São Paulo foi de corar de vergonha.

  12. Excelente o comercial de final do ano da Natura na televisão.

  13. - Jesus não cobra ingresso. Frase do saudoso Renato Russo da Legião Urbana. A alfinetada é nos evangélicos que vivem explorando a pobreza brasis.

  14. Tchubiradiron é o hit que Léo Santana, o rei do pagode, lança neste verão/Carnaval.

   15. O show de Paulo McCartney em SP foi uma maravilha, de encher os olhos de lágrimas. Ainda bem que a Globo transmitiu trechos do espetáculo.

   15. O Bahia Já fechou outubro segundo relatório da Locaweb com 1.450.955 page-views. Já dá pra quebrar um galho: foram 46.805 matérias impressas ao dia.

   16. Santo pai: Juizes vão se reunir num hotel de luxo em Mata de São João. Toda vez que tem esse tipo de reunião dá rolo com o CNJ.

  17. O ex-governador de SP, Orestes Quérica, retorna ao hospital para cuidar do câncer.

  18. Uma reunião entre um grupo de trabalho do Itamaraty e integrantes da equipe de transição de governo definiu nesta segunda (22) os horários das atividades da cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff no próximo dia 1º de janeiro.
     19. O ato que marcará o início do mandato da presidente eleita será às 14h30, no Congresso Nacional. O horário foi escolhido para permitir a presença dos governadores eleitos, que serão empossados pela manhã em seus estados.


   20. De acordo com o Itamaraty, o primeiro evento do dia da posse será um cortejo em carro aberto. A bordo do Rolls Royce presidencial, Dilma sairá às 14h da Catedral de Brasília, em direção ao Congresso Nacional. Se chover, o deslocamento será em carro fechado. É no plenário do Congresso, na presença de deputados e senadores, que ela e o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), serão empossados.


   21. O termo de posse é lido pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, depois que Dilma e Temer fizerem, em voz alta, o juramento de "manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".


  22. Em seguida, Dilma deve fazer o primeiro discurso como presidente da República. Por volta de 16h, ela volta a desfilar em carro aberto até o Palácio do Planalto. Será recebida às 16h30 na rampa da sede do governo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que transmitirá a ela a faixa presidencial.

  23. Com a faixa, a presidente receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e autoridades presentes. Às 17h, Dilma discursará no parlatório, que fica na área externa do Planalto, voltado para a Praça dos Três Poderes.


  24. Depois de se dirigir, pela primeira vez como presidente, diretamente ao povo brasileiro, ela entra na sede oficial do governo para dar posse aos ministros. Às 18h30, a presidente oferece um coquetel no Itamaraty para autoridades e missões estrangeiras enviadas especialmente para a posse.