Prefeitura Salvador com dificuldades financeiras para pagar a folha
Foto: BJÁ |
 |
Em tempo Natal, papai fotografa filha conversando com velho Noel, no Shopping Barra |
Miudinhas globais:
1. Em reunião, os deputados estaduais (atuais e os eleitos) da bancada do PT, definiram nesta quarta-feira (17), a seguinte resolução a respeito da eleição à mesa da Assembleia Legislativa da Bahia: O PT trabalha pela unidade da base do Governo, inclusive no sentido de apresentar uma única chapa na eleição para presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
2. O PT poderá ter candidato a presidente ou apoiar qualquer outro candidato da base, sem estabelecer nenhum veto; o candidato a presidente da base deve se comprometer com a mudança do regimento da Casa, como também em acabar com a reeleição no intervalo entre os dois biênios de uma mesma legislatura. Finalizando, reafirmamos o nosso compromisso com a base do Governo.
3. A nota é extemporânea, mas tem um detalhe a ser considerado: "acabar com a reeleição no intervalo de dois biênios", o que significa uma postura de oposição para conter Marcelo Nilo, atual presidente, e que trabalha com apoio do governador Wagner para completar o terceiro biênio na presidência (2007/2013) impedindo que concorra a um quarto biênio (2014/2015).
4. A extemporaneidade da nota está no fato de que a bancada do PT se reuniu com o governador na semana passada, antes de Wagner seguir para Nova Zelândia, e ouviu deste que o melhor seria manter o projeto que está dando certo em curso, apoiando um terceiro biênio a Marcelo, freiando, assim, a candidatura de Paulo Rangel, líder do PT, que o fez até para testar sentimentos.
5. O PT, esta também é a opinião de J. Carlos e outros deputados mais antigos na Casa, hoje, por ter eleito a maior bancada individual por partido e ter o governador em reeleição deveria ficar com a presidência da Casa. Marcelo já foi presidente em dois biênios, é considerado estimado e fiel ao governo, mas, segundo alguns petistas chegou o momento do PT comandar a presidência da ALBA.
6. Wagner, no entanto, amigo e protetor de Marcelo, prefere, na próxima legislatura com renovação muito grande na Casa e ainda diante de um cenário imprevisível, não correr riscos e optou por manter o seu projeto de governo em curso, o que significa, também, a ncessidade de ter Marcelo na presidência e garantir a aprovação das matérias do Executivo sem traumas.
7. Ainda que se diga que o governador não interfere na sucessão da ALBA, e isso é verdadeiro se consideramos que ele não vota, o faz de forma indireta, sem citar o nome de Marcelo diretamente, porém, colocando o seu projeto como prioritário. Ora, para bom entendedor, meia palavra basta.
8. Daí que, embora ainda esteja cedo para se falar em sucessão na Mesa Diretora do Poder Legislativo, o que só vai acontecer de fato em fevereiro de 2011, como o processo foi desencadeado por Paulo Rangel, Marcelo faz campanha e amparou-se bem em Ondina. Só perde se houver um tsunami.
**
9. A ALBA pretende resolver a questão dos limites entre inúmeros municípios baianos, cujos conflitos perduram por mais de 20 anos, sem que tenha pelo menos colocados os litigantes à mesa para conversarem. Poderia aproveitar a ocasião e propor a anexação dos municípios inexpressivos aos maiores, donde nunca deveriam ter se desmembrados.
10. De acordo com os dados populacionais do novo Censo, deveriam estar arrolados Aiquara (4.602 habitantes), Catolândia (2.600), Cravolândia (5.036), Contendas do Sincorá (4.604), D. Macedo Costa (3.864), Gavião (4.553), Ibiquera (4.659), Lafaiete Coutinho (3.901), Lajedão (3.733) e Lajedinho ( 3.899). Quase todos ( única exceção é Gavião) foram criados há 50 anos e só fizeram diminuir de população ficando cada vez mais dependente, em tudo, do município-pólo vizinho.
11. O BJÁ fez uma enquete sobre a Proclamação da República e perguntou quais desses personagens teria feito a dita: Getúlio Vagas, marechal Floriano, Marechal Deodoro, Dom Pedro II, Princesa Isabel. O resultado foi o seguinte: Marechal Deodoro (55.17%) das respostas o que é correto.
12. Ainda assim: a princesa Isabel obteve 25.86 dos votos; Dom Pedro II 13.7%; marechal Floriano 5.17%; e Getúlio Vargas 0%.
13. O que aconteceu na história: quem proclamou a República foi um golpe de estado do Exército Brasileiro comandato pelo marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889. Dom Pedro II era imperador do Brasil e estava desgastado com a Guerra do Paraguai e o fim parcial da escravatura após a Lei Aurea, assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888.
14. Com isso, as forças paulistas da economia cafeeira retiraram o apoio a Dom Pedro II e Deodoro deu o golpe. A família imperial foi para o exílio na Europa. Getúlio Vagas só vai entrar na história, em 1930, quando derruba essa República de Deodoro e dos paulistas com a Revolução dos Tenentes.
15. Ex-diretor do Correios, Pedro Bifano, diz que Hélio Costa (ex-ministro de Lula) sucateou o órgão para atender interesses da iniciativa privada.
16. Norah Jones homenageou Luis Gonzaga, rei do baião, em seu show paulistano.
17. É sempre péssimo perder para a Argentina. Aquele gol de Messi no finalzinho do jogo foi de doer a alma. Mas, faz parte do futebol que é jogado durante os 90 minutos. É claro que Mano Menezes só está começando e não tem culpa por tal desdita. Mas, ainda assim, historicamente falando os brasis tem procedimentos que precisam acabar de uma vez por todas, senão, em 2014, adeus aurora.
18. Pelo menos são três atitudes ingênuas dos brasis: jogadores cai-cai achando que o juiz vai marcar falta ou pênalti; qualquer coisinha reclamações e muxoxos com o árbrito; o jogo é jogado 90 minutos com fé e amor a camisa.
19. Sem isso, caro Mano, a seleção não vai pra lugar algum.
20. Leitor diz que Lula é igual a Maradona. Lula não reconhece FHC e Maradona faz o mesmo com Pelé. Quem é mesmo?
22. Falar em seleção no Casseta & Planeta de ontem, em paródia, Dunga foi pedir emprego a Dilma.
23. Muitos deputados baianos aposentaram os twitteres.
24. Recupera-se bem o deputado federal Jorge Khoury num hospital em SP.
25. O jornal Massa tem uma coluna que gosto muito: Deixa com a Gente. É um termômetro. Dos entrevistados até agora, todos disseram que o maior problema de Salvador é a violência. Tá vendo: nem precisa a Agecom contratar o Vox.
26. O DEPOM de Lauro de Freitas pensa que os sites e blogs vivem de brisa e os jornalistas dormem em camas de pregos. Não paga a fatura de banneres veículadas em agosto.
27. A vereadora Marta Rodrigues (PT) quer transformar a Casa do Caboclo na Lapinha em ponto de atração turística. Ó Paí Ó!
28. Final de ano e servidores da Justiça Federal entram em greve. Que Natal!
29. TJ/BA põe aviso de reposição em pregão eletrônico para compra de 586 notebooks. Agora vai!
30. Por enquanto, todos nomes citados da Bahia para composição do governo Dilma são especulações. Wagner ainda chega da Nova Zelândia amanhã.
31. Lançamentos Solisluna nesta quinta com ZédeJesus Barrêto e Gustavo Fálcon autografando no Museu Carlos Costa Pinto a partir das 18h.
32. Dezenas de peixes apareceram boiando na praia do Porto da Barra nesta quarta-feira. Pescadores dizem que é maré vermelha de Itaparica.
33. Nesta quinta na Academia de Letras da Bahia tem bate-papo literário com Gláucia Lemos, Joaci Góes e Angela Viana, a partir das 18h.
34. Comentários na Câmara de Vereadores nesta quarta davam conta de que a Sefaz municipal estaria com dificuldades para pagar a folha dos servidores até dia 30. Pode ter pequeno atraso. A Sefaz teve que deslocar uma grana, algo em torno de R$14 milhões, para pagar uma das faturas da Vega que ameaçava parar.