Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BACELAR PROVOCA COLEGAS DOS DIREITOS HUMANOS QUE FICARAM MUDOS

SEAGRI anuncia visita do governador Wagner a Nova Zelândia
09/11/2010 às 21:00

Foto: BJÁ
Deputado Valmir Assunção, taquígrafas e presidente Rogério Andrade. Sem sessão.
  Miudinhas globais:
 
  1. O deputado João Carlos Bacelar, PTN, no que restou da Assembleia em plenário porque a Casa está paralisada desde 7 de julho, abordou na sessão de ontem antes de ser derrubada a pedido do deputado Valmir Assunção (PT), um posicionamento das Comissões de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade, comandadas pelos deputados Yulo Oiticica (PT) e Bira Corôa (PT), sobre as agressões que teria sofrido uma mãe-de-santo, Bernadete de Souza, em Ilhéus.

  2. Além disso, recomendou um posicionamento mais firme da secretária da Reparação estadual, Luiza Bairros, sobre o caso, pois, segundo depoimento da vitima, envolve tortura e agressões por parte de Políciais Militares. Bacelar não teve resposta da bancada do governo porque só estavam presentes na sessão Valmir Assunção (PT), Paulo Câmera (PDT), Maria Luiza Laudano (PTdoB) e Gilberto Brito (PR), os quais nada falaram.

  3. A fala de Bacelar, no entanto, traz à luz da razão como o poder modifica o comportamento das pessoas. Esses deputados e outros da hoje base governista (Nelson Pelegrino, Luis Alberto, Lídice da Mata, Emiliano José, Javier Alfaya, etc) eram firmes e resolutos quando o tema direitos humanos entrava em pauta. Na época de ACM, então, se um PM desse um cocorete na cabeça de um malfeitor era um Deus nos acuda. Agora, estão mudos.

  4. O caso dessa mãe-de-santo é emblemático. Embora duvide-se no meio religioso do candomblé que ela tenha incorporado Oxóssi depois que recebeu puxões nos cabelos por parte de PMs, ainda assim, ao ser lançada num formigueiro e receber safanões, era para esse pessoal falar, agir, tomar posições. Mas, nada como um dia após o outro. Ficaram mudos.

  5. Esse é apenas um caso. O que está acontecendo em Salvador com extermínio de jovens nos bairros populares é uma situação muito grave. Toda semana a imprensa relata casos de verdadeiros absurdos e nada acontece. Ninguém é punido, o pessoal dos direitos humanos engoliu a língua e a vida segue ainda se falando em Governo Republicano e outros adjetivações.

  6. Muito lamentável toda essa situação. Nesta terça-feira, 9, esperava-se que o assunto repercutisse na Assembleia. Mas, sem surpresas não houve sessão.
                                                      **
  7. O presidente Lula endoidou. Tudo bem que houve avanços na educação no país, o ENEM é importantíssimo, Prouni mais ainda, agora dizer que o atual ENEM foi um sucesso tenha santa paciência.

  8. O pernambucano cria os empregos com a instalação do Salvador Norte Shopping e João e o "Galego" querem faturar. Como diria FHC assim não dá!

  9. Marcelo Nilo continua sua jornada à reeleição da ALBA. Hoje, um dos seus interlocutores foi o ex-prefeito de Feira, José Ronaldo. Quer conquistar o voto de Carlos Geilson, radialista eleito por Feira deputado estadual e ligado a Ronaldo.

  10. O ministro Franklin Martins diz que o marco regulatório para os meios digitais (TV, rádio e internet) sai pelo bem (entendimento) e pelo mal (enfrentamento). Essa rapaz vai passar para a história muito mal.

  11. Felipe Massa diz que vai ajudar Fernando Alonso a ser campeão F! no Oriente Médio. Esse Massa é um azarão da zorra. Se eu fosse Alonso batia na madeira 30 vezes.

  12. Agora descobriram que o homem mais velho do mundo mora na Bahia é tem 115 anos. Ora, ora...o Lobisomem de Serra completa no próximo Natal 189 anos e ainda põe a espada para funcionar.

  13. Acompanhado por lideranças da pecuária baiana, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, segue nesta quarta-feira, (10), para Nova Zelândia, onde se encontrará sexta-feira com  o governador Jaques Wagner, com a missão de atrair novos investidores para ampliar a produção de leite na Bahia.

  14. Salles vai proferir palestra para os empresários neozelandeses mostrando o potencial de crescimento de pecuária de leite no Estado, partindo da experiência exitosa da Fazenda Leitíssimo, no município de Jaborandi, na região Oeste do Estado. A Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas ocupa o 23º lugar em produtividade por vaca ordenhada.

  15. Em Jaborandi, a Letissímo produz três vezes mais do que na própria Nova Zelândia. O problema é a distância entre o Brasil e a Nova Zelândia. Mas, tudo bem, leite também segue de avião. Só pode.

  16. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar (PM), está realizando até o dia 20 de novembro uma campanha para orientar a população sobre os procedimentos a serem tomados durante blitz policial.

  17. As principais recomendações para uma melhor postura do condutor são manter a calma, acender a luz interna do veículo, abrir os vidros e deixar as mãos visíveis. Estas informações também estarão disponíveis em uma cartilha que será distribuída à população.

  18. A campanha é estadual, porém a atuação junto à comunidade está sendo realizada na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), além dos municípios de Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Porto Seguro.

  19. A rede Pão de Açúcar realiza uma parceria com o Instituto Rodrigo Mendes  para venda de canecas e bowls com imagens produzidas por alunos do Instituto.  São seis diferentes  modelos de desenhos impressos nas cerâmicas, com preços a partir de R$ 8,90, e que terão parte da renda de sua comercialização destinada  ao Instituto.  

  20. O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte.

  21. Além de cursos, oficinas e exposições de arte, desenvolve programas voltados à formação de profissionais envolvidos com o tema da inclusão e projetos de geração de renda para alguns de seus beneficiários. Seus programas são abertos a todas as pessoas, independente de origens sociais, culturais e características físicas.

  22. O CD de Cid Moreira com dizeres bíblicos que acompanha o Correio deu um encalhe legal.

  23. A Justiça brasileira está mobilizada para a semana de conciliação, que será realizada entre 29 de novembro e 3 de dezembro sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Diversos tribunais de justiça instituíram centrais de conciliação, que estão agendando as audiências por telefone e pela internet.

  24. Outros tribunais optaram pelo agendamento diretamente nas secretarias das varas. Todos eles também estão selecionando voluntários para o esforço nacional.

  25. Na última campanha política o presidente Lula quis eliminar a oposição, extirpar, agrediu políticos e chutou o balde do marketing político de Dilma no segundo turno. Depois da eleição vai à rede nacional de TV propor paz e amor.