Deputados estaduais da Bahia devem retornar ao trabalho nesta segunda
Foto: BJÁ |
 |
Famílias já antecipam as compras natalinas nos shoppings de Salvador |
Miudinhas globais:
1. A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, embarca na noite desta segunda-feira (8) para Seul, capital da Coreia do Sul, onde participa, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da reunião do G20, o grupo dos 20 países com a maior economia do mundo. Esta é a primeira viagem internacional de Dilma após a confirmação de sua vitória no segundo turno. 2. Dilma antecipou a volta das férias em Itacaré, no litoral Sul da Bahia e, segundo assessores, retornou a Brasília na noite deste sábado (6). Anteriormente, a assessoria havia informado que a presidente eleita chegaria em Brasília neste domingo (7). A imprensa (como sempre) teria incomodado Dilma. 3. A previsão é que a presidente eleita trabalhe em Brasília nesta segunda e embarque de noite para a Coreia do Sul em um avião comercial, acompanhada de assessores e do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A chegada de Dilma ao país asiático deve acontecer por volta do meio-dia de quarta (10). 4. Depois de ser convocada por Lula para comparecer ao evento e ser apresentada aos chefes de Estado das 20 nações participantes, Dilma recebeu um convite formal do governo sul-coreano para participar da cúpula. Com isso, ela terá acesso irrestrito a todos os eventos relacionados ao G20. 5. A agenda da presidente será casada com a de Lula, que chega a Seul um dia depois dela, às 11h de quinta-feira (11). Neste dia, Lula e Dilma ficam no hotel e participam à noite de um jantar oferecido pelo presidente sul-coreano, Lee Myung Bak, em que será discutido o tema "economia global e elaboração de um marco para um crescimento forte", segundo a agenda do presidente. 6. A cúpula do G20 tem início às 9h de sexta (12) com uma reunião que retomará o tema debatido na noite anterior. Às 10h, será discutido a reforma das instituições financeiras. Em seguida, por volta de 11h, os chefes de Estado dos países membros tiram uma foto oficial.
7. A reunião será retomada às 11h30, para discutir o tema "desenvolvimento". Por volta de 12h30, os líderes almoçam e discutem sobre comércio, mudança do clima e economia verde. Eles retomam a reunião às 14h com uma discussão sobre o tema "reforma do sistema financeiro".
8. Em seguida, os governantes tratam de energia, proteção do ambiente marinho e mudança do clima. O último segmento da cúpula será sobre "combate à corrupção". Às 15h30, os líderes divulgam um comunicado oficial, que trará as principais resoluções do encontro do G20 em Seul. Em seguida, o presidente sul-coreano concede uma entrevista coletiva. 9. Lula embarca para o Brasil por volta de 17h, mas antes deve falar com a imprensa, acompanhado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de Dilma Rousseff. De acordo com a Presidência, Lula deve ter ainda uma reunião privada com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, no dia da cúpula. 10. Nesse encontro, um dos temas que devem ser tratados é a compra de caças franceses pelo Brasil. França, Suécia e Estados Unidos disputam a venda das aeronaves ao governo brasileiro, nu negócio que pode chegar a US$ 5 bilhões. 11. O governo brasileiro já manifestou preferência pelo modelo francês, mas ainda não fechou as negociações com os três países. Na semana passada, Lula afirmou que, após o G20, fará uma reunião com Dilma e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para definir o assunto. **
12. Por causa do assédio da imprensa, a presidente eleita Dilma Rousseff antecipou o retorno para Brasília, na noite deste sábado (6), depois de passar três dias na Praia do Patizeiro, a 21 quilômetros de Itacaré, no litoral sul da Bahia.
13. Dilma decolou do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, na noite de sábado, com destino a Brasília, aproveitando a pouca movimentação no local - durante a noite e a madrugada não há decolagens ou pousos de voos comerciais no terminal. 14. Segundo um funcionário da fazenda do empresário paulista João Paiva, onde a presidente eleita estava hospedada, foi o assédio da imprensa que a fez retornar mais cedo da folga pós-eleição. De acordo com ele, a equipe de empregados do local havia sido avisada de que Dilma ficaria na propriedade pelo menos até a noite deste domingo. Um assessor de Dilma, porém, já havia dito que ela poderia retornar a Brasília no sábado. 15. O governador Jaques Wagner retornou à Bahia neste final de semana segundo sua assessoria. Já fez reunião com assessores no Palácio de Ondina visando formatar o seu novo governo.
16. Já é Natal no comércio de Salvador. As lojas dos shoppings estão decoradas e alguns desses estabelecimentos comerciais também já instalaram suas decorações, como o Barra, Iguatemi e Piedade. O Salvador Shopping inaugura a sua dia 10, na quarta, mas, neste domingo (vide foto) o movimento foi intenso nas lojas para as compras antecipadas de Natal.
17. Os comerciantes estão otimistas. Na terça, 9, a cidade ganha mais um shopping o Salvador Norte Shopping. A Prefeitura ainda não deu sinal de vida da decoração de rua, mas, deve repetir a do ano passado.
18. Sobrinho de Agaciel Maia, o apadrinhado de Sarney no Senado e diretor da Casa de notória especialidade, foi pego recebendo uma propina de R$50 mil numa operação da PF em Natal, RN. Deve ser mal de família.
19. O PCdoB sonha em manter o baiano Orlando Silva na pasta do Ministério dos Esportes. Tem sentido porque Orlando já vem acompanhando o desenrolar do Brasil para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos há muito tempo.
20. Estima-se que, nesta segunda-feira, 8, os deputados estaduais da Bahia retornem ao trabalho na Assembléia Legislativa. Estão visitando as bases desde 7 de julho último.
21. O presidente Marcelo Nilo, certa ocasição, até disse que iria cortar o ponto dos faltosos. Mas, era de brincadeira.
22. O PSDB já começou seu velho dilema de ser oposição pra valer ou oposição moderada. Depois, não fará nem uma coisa; nem outra.
23. Prevê-se para dia 20 a indicação dos ministros da Fazenda e do Planejamento do governo Dilma, e do presidente do BC.
24. O PMDB já avisou a Eduardo Dutra que só abre mão do Ministério da Saúde se houver a troca com o da educação. Jorge Solla, na cota de Wagner, estaria cotado para ser o novo ministro da Saúde se as negociações prosperarem.
25. O Lobisomem de Serrinha vai pedir ao prefeito Osni Cardoso (PT) para morar no prédio da antiga Prefeitura, antes que o monumento desabe.
26. A raposa deu o troco ao leão com um gude preso gol contra. Que maldade!
27. O ditador Chavito estaria aprontando com alguns compromissos assumidos e não cumpridos com os brasis.
28. A CPMF deveria voltar mas só ser cobrada dos políticos. Seria uma boa.
29. O PT diz que paga as despesas de Dilma em Itacaré. Que despesas? Só pode ser a viagem em sí. Não é possível que o empresário paulistano vá apresentar uma conta.
30. A Brahama investe no futebol com belo comercial tendo como craque Zeca Pagodinho.
31. A Nestlé amplia o mx natalino com cestas de Natal.
32. O Rasta do Pelô diz que vai passar uns dias na casa de Paiva, em Itacaré. Agora, esse Paiva é um compadre dele que morava no Curuzu e abriu uma birosca em Itacaré.
33. Dom Eugênio Sales, cardeal emérito do Rio e que já doi primaz do Brasil, completando 90 anos de idade.