Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL TEM IDH ELEVADO MAS AINDA ESTÁ BEM ATRÁS DO CHILE E ARGENTINA

Políticos de Lauro de Freitas fazem romaria ao Bonfim pró-Dilma
04/11/2010 às 22:00

Foto: BJÁ
Bradesco da Baixa Sapateiros instala sanitário ao lado dos caixas. Que beleza!
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Brasil ocupa a 73ª posição no ranking do IDH 2010 (Índice de Desenvolvimento Humano), em uma lista que traz 169 países. A colocação indica que o país apresenta desenvolvimento humano elevado, de acordo com relatório divulgado nesta quinta pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). A categoria superior a essa, e máxima, é a dos países de "desenvolvimento humano muito alto".

  2. Ainda assim, atrás do Chile, Argentina e outros países da AL, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer.



  3. Segundo a Pnud, não é possível fazer uma comparação com o resultado brasileiro em 2009. Isso porque neste ano o relatório traz o "novo IDH", calculado a partir de metodologia e dados diferentes. O índice continua a ser composto por três dimensões: educação, saúde e renda. Na saúde, a variável usada ainda é a expectativa de vida, mas houve mudanças nos dados relativos à educação e à renda.


  4. O "IDH antigo" levava em conta a alfabetização e as matrículas no primário, ensino médio e superior. O "novo IDH" é calculado com base nos "anos médios de estudo" (número médio de anos de educação recebidos por pessoas com 25 anos ou mais) e nos "anos esperados de escolaridade" (número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar na escola pode esperar receber).


  5. Na dimensão renda, mais mudanças: o novo IDH passou a utilizar a RNB (Renda Nacional Bruta) per capita, em vez do PIB (Produto Interno Bruto) per capita, incluindo fatores como remessas do exterior e ajuda internacional. Para o Brasil, foram registrados 7,2 anos médios de estudo e 13,8 anos esperados de escolaridade. A expectativa de vida ficou em 72,9 anos e o RNB per capita, em US$ 10.607 (o valor do dólar é o ajustado pela paridade do poder de compra).


  6. No ranking do IDH 2010, a Noruega é o país que aparece no topo, seguido por Austrália e Nova Zelândia. Os Estados Unidos são o 4º da lista. Todos eles apresentam desenvolvimento humano muito elevado, de acordo com o relatório do Pnud. Na América Latina, o país mais bem colocado no ranking é o Chile, que ocupa a 45ª posição, seguido pela Argentina. O país com a pior colocação na lista completa é o Zimbábue.


  7. O relatório do Pnud calculou o "novo IDH" para o Brasil desde o ano 2000. Para Flávio Comim, coordenador do relatório no Brasil, o país apresentou avanços importantes em dez anos. "A expectativa de vida aumentou em quase 3 anos [de 70,19 anos para 72,93 anos]", lembrou o pesquisador.


   8. O Relatório do Pnud deste ano trouxe também outras novidades, como o IDH-D (IDH ajustado à desigualdade). Esse novo índice captou as perdas no desenvolvimento humano considerando as desigualdades na distribuição de saúde, educação e rendimento em 139 países. "O IDH-D também mostra o percentual do IDH que é 'perdido' por conta da desigualdade", afirmou Comim. Com o ajuste pela desigualdade, o Brasil perde 27,2% de sua pontuação no IDH.


  9. O relatório do Pnud também calculou neste ano o IDG (Índice de Desigualdade de Gênero), que mede a discriminação das mulheres. O Brasil ficou em 80º lugar, numa lista de 138 países, que é liderada pela Holanda.


  10. Vê-se, pois, que apesar da intensa propaganda do governo atual em relação a ascensão de parte da pobreza para a classe C, um contingente estimado em mais de 30 milhões de brasis, os dois principais gargalos nacionais são a educação e a saúde públicas. Mesmo no Brasil, de região para região, os desníveis são gritantes. A Bahia, então, na última avaliação do MEC estava bem abaixo da média nacional.

  11. Mais preocupante ainda são as rede municipais de ensino. São de um atraso impressionante. A todo momento assistimos denúncias de locais onde ainda faltam cadeiras escolares e salas de aulas. A maioria dos municípios baianos sequer paga o piso salarial aprovado pelo Congresso Nacional, algo em torno de R$950,00 por absoluta falta de recursos orçamentários ou desleixo dos administradores municipais.
                                                                      **
 12. O Bradesco da Baixa dos Sapateiros instalado numa agência antiga e sem espaço para construir sanitários como prevê a nova Lei Municipal, está fazendo WCs (M e F) ao lado dos caixas e próximo às gerências de relacionamento. Vai ser uma beleza. De repente, se o camarada esquecer de guardar a "marinheira" como recomenda, e sair balançando a tetéia à vista de todos.

  13. E se o camarada soltar um "barrinho" daqueles vai ter alguém que aguente uma zorra de perfume dessa natureza!

  14. Falar em banheiros/sanitários a Prefeitura adotou uma medida sui-generis na Avenida Centenário: soldou as portas dos mesmos. Ou o camarada faz xixi na grama ou nas portas dos ditos.

  15. A mudança no cálculo do IDH provocou a exclusão de 17 países, para os quais não havia, segundo o Escritório do Relatório de Desenvolvimento, dados disponíveis, entre eles Líbano e Cuba --que apresentava boa colocação nos relatórios anteriores. No caso de Cuba, não havia, diz o relatório, dados sobre renda per capita. No do Líbano, faltavam dados sobre escolaridade.



  16. O relatório não inclui o Iraque (que já estava ausente no ano passado), mas inclui o Afeganistão, que também passou por guerra civil e ocupações militares nos últimos 40 anos. Os dados para o Sudão, que vive conflito no sul, são referentes apenas ao norte do país africano.
 
   17. O Rasta do Pelô diz que vai assistir a corrida de F1 em São Paulo. Que chic! Vai se hospedar no Viaduto do Chá. Embaixo.

  18. Tudo bem que a paulistana Mayara Petruso extrapolou em suas opiniões sobre os nordestinos e o Nordeste, diante das eleições e os votos de cabestro para Dilma. Agora, querer classificar a garota de racista só porque emitiu sua opinião é demais. 

  19. A Barra é um caso perdido de indisciplina urbana. De toda sorte, a Prefeitura de Salvador assina ordem de serviço para recomposição da grama do Farol da Barra, sexta-feira, 5, às 10h30min, no Forte São Antônio da Barra, numa parceria com a Coca-Cola. Estarão presentes no ato, o prefeito João Henrique e secretários municipais.

  20. Políticos de Lauro de Freitas festejaram a vitória de Dilma Roussef com uma carreata pelas ruas da cidade. A manifestação que saiu da Praça da Matriz, seguiu em direção ao Largo do Caranguejo, em Itinga. A prefeita Moema Gramacho agradece à população os 73% de votos dados à petista.

  21. Na sexta, um grupo tendo à frente o secretário municipal de governo Apio Vinagre, faz caminhada de Itinga à Igreja do Bomfim, também em agradecimento pelo resultado da eleição. 

   22. Essa é penitência! Por precaução é bom colocar uma ambulância do SAMU seguindo a romaria.

   23. Através das comissões de Saúde e Regimento Interno, a Câmara Municipal de Salvador realiza, até o dia 10 de dezembro, campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar). Os alimentos, que serão doados a instituições carentes, devem ser entregues na Sala das Comissões, no hall de entrada do 2º andar do Edifício Martins Catharino.

   24. A família do Lobisomem de Serrinha vai promover uma cesta básica de Natal (em benefício próprio) e aceita cabritos e galinhas. Quem quiser doar pode entregar no bar do Teco. Raposa também vale.

  25. Abaré é o maior curral eleitoral de Dilma na Bahia. Na época de ACM o maior curral da Bahia era Coronel João Sá.

  26. A edição desta semana de J&Cia traz como destaques o fim do caderno de cultura do Brasil Econômico, o Outlook; quatro encontros internacionais discutem Jornalismo na América Latina e Europa; e o blog Mulher 7x7, de Época, chega a mil posts e bate recorde de audiência.

  27. Registro também para a morte de Ulrica D'Orey, editora de Beleza da revista Claudia. Outros assuntos relevantes são os 548 trabalhos inscritos para o Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade; e o início das comemorações do sesquicentenário do padre Landell de Moura.

   28. O jornalista e escritor baiano, radicado no Rio Grande do Sul, Manoel Soares lança neste fim de semana, em Salvador, seu mais novo livro "Os Zumbis da Pedra", que trata do universo do crack.

  29. Soares é presidente da CUFA - Central Única das Favelas, região Sul, e tem um vasto trabalho social, além de uma história de vida comovente, saindo das ruas para o jornalismo, sendo hoje uma das maiores referências do jornalismo documental brasileiro, atuando em programas como o "Profissão Repórter", ao lado de Caco Barcellos.

   30. O lançamento está marcado para o próximo sábado, dia 06.10, às 16h, na livraria Saraiva, do Shopping Salvador. A entrada é gratuita. O livro é pago.