Lemos Passos comemora 49 anos prestando bons serviços
Foto: Ricardo Stuckert/PR) |
 |
Presidente Lula visitou neste sábado o vice-presidente José Alencar, em SP |
Miudinhas globais:
1. Faltando apenas 24 horas para a eleição de segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), os militantes desses dois partidos e dos coligados e forças auxiliares mantém a esperança da vitória e ninguém abaixa a guarda. Impressionante. Mesmo com os institutos apontando uma vantagem para Dilma entre 12% a 17%, o tucanato ainda acha que Serra pode vencer.
2. Hoje, em SP, o governador eleito, Geraldo Alckmin, falou dessa vitória de Serra com uma convicação enorme. Como ele não mora no Nordeste e anda pouco pelo Brasil pode ser que seu otimismo se lastrei pela força do PSDB em SP. Fora daí, e do "movimento silencioso" protagonizado por Aécio Neves, o ex-governador bom de votos de Minas, aponando uma provável virada no silêncio, Ibope, DataFolha, Vox e Sensus apontam Dilma como vitoriosa.
3. Ora, como só existem 4% de eleitores indecisos e a diferença de Dilma para Serra é da ordem de 12% a 17% há margem de sobra é enorme. Daí que a possibilidade de vitória de Dilma é bem maior do que a de Serra. Acreditar em milagre a essa altura do campeonato e achar que declarações do papa Bento XVI pode alterar um quadro político num país continental e afro-pop-evangélico-povo de santo-católico brasileiro é sonhar com os anjos.
4. Hoje, na Rádio Metrópole, o governador Jaques Wagner (PT) já faz planos para indicar ministros num eventual governo de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Tem sentido. Wagner, depois de Lula e Dilma é o personagem político mais importante do PT.
5. "O ministério não é meu, é dela, mas eu falo com muita tranquilidade que não vejo como não ter, (indicados dele no primeiro escalão) pelo papel que a Bahia joga, pela sua importância: nós temos a quarta população, a sexta economia (do País), dos estados governados pelo PT esse é o maior de todos, disparado, a Bahia também é um referência nacional como terra-mãe do Brasil", declarou.
6. Wagner fez questão de mensurar a sua força política como cartel para reivindicar ministérios para a Bahia. "Não vejo como a Bahia não ter participação. Nós temos lá (no Congresso) três senadores que estamos oferecendo apoio a ela, vão chegar lá 31 deputados federais ai incorporando todo o grupo que a apoiaram tanto nosso como PMDB, - do nosso acho que vão 23, 24 e mais 7 do grupo do PMDB - e o governador, então não vejo como ficar de fora".
7. O governador lembrou que no governo Lula, a Bahia teve dois ministros baianos, o peemedebista Geddel Vieira Lima (Ministério da Integração Nacional) e Gilberto Gil, depois Juca Ferreira (na Cultura), além da presidência da Petrobras que equivale a um ministério.
8. Aí é que a porca torce o rabo. Wagner, com sua força política atual, vai querer colocar no Ministério alguém do PT. O momento é outro, o quadro político na Bahia também é outro, e embora o PMDB esteja na aliança com Dilma (Michel Temer é o candidato a vice) recolocar Geddel num Ministério parece algo imponderável.
9. O outro ministro da Bahia que se mantém no poder é Juca Ferreira. Menos mal. Pertencia ao PV e preferiu se manter no Ministério a apoiar Marina. O PV diz que não deseja Juca mais nos seus quadros. Juca permanecer no Ministério pode até ser desde que não pese numa possível barganha para Wagner.
10. Na época, Lula indicou Gil e teve o beneplácito de Wagner, pois, Gil foi um dos primeiros apoiadores de sua campanha, em 2006. Gil levou Juca para ser secretário Geral do Ministério. Com a saída de Gil, antes mesmo de seu apoio a Marina, por questões de natureza profissional, Juca foi alçado a condição de Ministro. Lula manteve Juca porque não quis mexer numa área bastante polêmica no final do seu governo.
11. Wagner anunciou que após descanso da maratona política do 1º e 2º turno vai cuidar de sua casa, do seu governo. Daí que, dentro do contexto político, como o governador anunciou que a Bahia (por direito) terá um ministro (ou mais de um), a indicação poderá recair sobre um deputado federal. Não necessariamente. Mas é a lógica. Permitindo, assim que Popó (ex-boxeador) e Emiliano José sejam alçados a condição de deputados federais.
12. Ao comentar qual será a participação do presidente Lula no eventual governo de Dilma, Wagner acredita que como ex-presidente, ele vai atuar como um grande conselheiro. "Não acho que ele vai se meter, não é o perfil dele, o conheço há muito tempo. Ele vai deixar ela conduzir e quando convidado, e acho que ela vai querer várias vezes conversar com ele, vai opinar, sempre disposto a ajudar não de frente, nos bastidores".
**
13. A senadora eleita Lidice da Mata (PSB) vai votar às 11h no Colégio Luiz Viana Filho, no bairro de Brotas (Salvador) na 6ª Zona, 39 ª Secção. Às 9h30 ela acompanha o governador Jaques Wagner na votação no Colégio Lídia Coelho Pinto, em Arembepe, litoral norte .No início da tarde segue para Brasília para acompanhar a apuração dos votos do segundo turno.
14. Demos um grande passo para solucionar a dívida do cacau. Agora nossas atenções estarão voltadas para a diversificação das culturas e para a verticalização da cadeia produtiva do cacau", disse em Paris o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao ser informado que o Banco Central publicou a resolução 3.917do Conselho Monetário nacional, CMN, permitindo o pagamento das parcelas do Pesa vencidas em 2010 e em anos anteriores com bônus de adimplência.
15. "Essa decisão é um grande avanço. Dá fôlego novo aos produtores que estavam na expectativa da regularização dessa situação", festejou José Mendes, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Faeb.
16. O secretário destacou que a vitória é dos produtores e do governador Jaques Wagner, que três dias após sua reeleição o enviou à Brasília para defender junto aos ministérios da Agricultura e da Fazenda propostas de resolução das pendências da dívida do Cacau.
17. O Rasta do Pelô anda invocado. Diz que vai seguir os passos de Hebe Camargo e também vai lançar um CD e um DVD com suas músicas inéditas. É cada coisa que se escuta!
18. O senador eleito Walter Pinheiro (PT-BA) vota, às 11 horas deste domingo (31), na seção 193 (2ª zona) do Colégio Sátiro Dias, na Rua Pará, bairro da Pituba. Antes, acompanha o governador reeleito Jaques Wagner votar em Camaçari, às 9h30. Pinheiro embarca às 14 horas com Wagner para Brasília, onde acompanham juntos a apuração do 2º turno das eleições 2010.
19. Lídice e Pinheiro não querem dizer, mas vão na carona do governador Wagner. Na nota que a Agecom liberou sobre o local e a hora de votação do governador dizia-se, também, que o governador segue para BSB onde acompanha com Lula e Dilma o resultado do pleito. Claro, Pinheiro e Lídice foram mais discretos.
20. A rede de cinemas UCI Orient está oferecendo às instituições de ensino a
Sessão Escola, uma iniciativa que leva os estudantes às salas de exibição para uma aula descontraída, mas com muito conteúdo. O objetivo da Sessão Escola é mostrar aos alunos que o cinema pode servir como uma atividade recreativa e educativa ao mesmo tempo.
21. Através da discussão de temas diversos encontrados nos filmes, o público estudantil poderá enriquecer ainda mais o seu conhecimento e a sua percepção em relação à opinião do outro, além ampliar a sua noção de mundo.
22. A assessoria de imprensa do senador João Durval não liberou o seu horário e local de votação.
23. A Lemos Passos completando 49 anos de existência. Ademar Lemos satisfeitíssimo e com razão.
24. Em 14 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Alfabetização e para antecipar as atividades em prol da data, a ONG Viva o Beco inicia, no próximo dia 1º, a Semana da Alfabetização. Para marcar o período, irá acontecer o lançamento das oficinas de educação gratuitas para a comunidade, voltadas ao público gay adulto.
25. O responsável por ministrar as aulas será Eduardo Souza, formado em magistério pelo Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA). A oficina é indicada para quem teve pouco ou quase nenhum contato com o ensino formal de leitura e escrita, e quer aproveitar a chance para dar o pontapé inicial nos estudos ou aprender um pouco mais.
26. O vice-presidente José Alencar voltou a se submeter a tratamento de quimioterapia contra o câncer, informa boletim médico divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
27. De acordo com a nota, Alencar permanece internado para tratamento de suboclusão (obstrução) intestinal. Alencar está internado desde o dia o último dia 25. Nesta sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita ao vice-presidente, antes de embarcar para Recife.
28. Em julho de 2009, Alencar foi submetido a uma cirurgia motivada por problema semelhante: uma obstrução intestinal causada por tumores abdominais. Alencar tem câncer na região do abdome e já passou por mais de 15 cirurgias. W