Ministro dos Transportes tem encontro com empresários na FIEB
 |
Presidente Lula comemora seu aniversário no Palácio da Alvorada |
Miudinhas globais:
1. A três dias das eleições presidenciais, de acordo com as pesquisas DataFolha, Ibope e Vox Populi só um "tsunami" desse que passou pela Indonésia, recentemente, pode abalar a vitória de Dilma Rousseff no próximo domingo. Não há sinais de virada de Serra nas regiões onde Dilma foi preferencial no 1º turno, a taxa de rejeição do "tucano" se elevou para 34%, a campanha da candidata petista realinhou sua direção e agora é só aguardar o "ronco" das urnas.
2. Em tese, a única coisa que poderia mudar o quadro, mas não substancialmente, seria o debate da Rede Globo. Acontece que depois que Dilma derrapou no debate da Band, bastante agressiva e sem rumo, melhorou e muito nos subsequentes na Rede TV/Folha e Record e vai se apresentar no tom certo no enfrentamento com Serra. Ao contrário do que aconteceu com Dilma, Serra passou a ser mais agressivo pós Band,e sua rejeição só fez aumentar.
3. Além disso, Dilma trouxe à cena as mazelas do "ninho" tucano nas administrações FHC e do próprio Serra, em SP, agora, então, pedindo apurações nas licitações de linhas do Metrô que foram anuladas pelo atual governador Alberto Goldmann, mas, operadas na gestão Serra. Nada demais. Porém, tudo que tem que explicar é sempre problema e o governo agiu certo ao defenestrar Erenice Guerra e simular que está fazendo "apuração rigorosa" dos casos envolvidos pela ex-chefe da Casa Civil.
4. O presidente Lula está como se diz no popular "como o diabo" gosta. Na festa do seu aniversário, em SC, recomentou que Serra fosse às ruas usando capacete numa ironia à agressão sofrida pelo candidato pela milícia petista que lhe atirou uma rolo de fita adesiva, mas, sem dimensão para provocar exames em hospital e tomografia computadorizada. E até tripudiou com parte do povo brasileiro ao dizer que os 3% de ruim que tem na pesquisa de avaliação do seu governo "devem ser do comitê de alguém".
5. Serra, de sua parte, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao afirmar que ele se dedica mais à campanha eleitoral que ao governo. "O Lula tem direito de ter candidata. Só que eu acho que ele passou dos limites. Ele deixou de governar para fazer campanha. Ele largou o governo", disse. 6. O candidato do PSDB também criticou os institutos de pesquisa e disse que se encontra em situação de empate técnico com a candidata petista. Pesquisa divulgada nesta terça pelo DataFolha aponta Dilma com 56% e Serra com 44% dos votos válidos. O levantamento desta quarta divulgado pelo instituto Sensus atribui 58,6% dos votos válidos a Dilma e 41,4% a Serra. 7. "Dos dados que eu tenho, há, hoje, um empate técnico. O Vox Populli e o Sensus são pesquisas pagas com dinheiro publico, descontadas na folha, todo mundo sabe disso. E as outras têm problemas de metodologia.", disse Serra. 8. Cada qual tem seu ponto de vista. Agora, brigar com números de institutos de pesquisas não é bom sinal.
**
9. O Ministério Público estadual funciona normalmente amanhã, dia 28, "Dia do Servidor Público Estadual", mas terá o expediente suspenso na sexta-feira, dia 29, e na segunda-feira, dia 1º, em razão do estabelecido no Ato nº 170/2010, que transferiu o feriado dos servidores do dia 28 para 29 e suspendeu o expediente na segunda-feira, véspera do feriado de Finados, 2 de novembro.
10. Os servidores do MP compensarão a folga já na semana seguinte, quando trabalharão uma hora a mais. A suspensão do expediente considera o Decreto Judiciário nº 076/2010, que suspendeu o expediente no Poder Judiciário no mesmo período.
11. A propósito da nota Lula será colunista de CartaCapital, que publicamos na edição 767 de J&Cia, em circulação nesta 4ª.feira (27/10), Sérgio Lírio, redator-chefe da CartaCapital, informa não ter havido rigorosamente nenhum compromisso, negociação ou mesmo simples contato no sentido de que o presidente Lula passe a colaborar com a revista depois de deixar o cargo.
12. O que houve de fato, segundo ele, foi que no discurso que fez na festa da premiação das Empresas Mais Admiradas no Brasil, na noite desta 2ª.feira (18/10), Lula brincou dizendo que, quando deixar a Presidência, "gostaria de escrever sobre coisas que agora não pode" e que, para isso, talvez até viesse a pedir que o diretor da revista, Mino Carta, lhe cedesse um espaço de vez em quando, com o que este prontamente concordou.
13. "Foi esse o contexto em que o assunto surgiu e não houve qualquer outro desdobramento dele", esclarece Lírio. 14. J&Cia informa ter extraído do artigo Às favas a verdade factual, de Mino Carta, publicado na edição 619 de CartaCapital, o trecho que reproduziu na nota em questão.
15. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visita amanhã (quinta-feira, dia 28.10), às 16h45, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia, para um encontro com empresários locais. Baiano de Muritiba, Paulo Sérgio Passos participará de reunião da Diretoria da Fieb, quando apresentará projetos da pasta dos Transportes para a Bahia. Das 16h45 às 17h15, o ministro irá receber a imprensa.
16. Marina Silva diz que os debates entre Serra e Dilma não são produtivos para o país. Essa Marina é uma chata de galocha.
17. Tem gente construindo discurso de democrata e políticas públicas para depois censurar à imprensa.
18. Anuncia-se no Salão do Automóvel em SP três novas indústrias automobilísticas a serem instaladas no Brasil. A Rossin-Bertin, em Bluemenau, SC; a chinesa Chery, em Jacareí, SP; e a Suzuki, ainda sem local.
19. Pouco destaque em A Tarde para falecimento do jornalista Juarez Conrado. Juarez foi uma personalidade importante em A Tarde para difundir este jornal em Sergipe, especialmente em Aracaju.
20. Governo faz magia nas contas públicas e saldo no superavit primário usando a Petrobrás como escudo. É a maquiagem contábil.
21. Essa de Claudia Leitte se justificando que não estava bebum no show Black Eyed Peas não cola. A loira teria tomado todas.
22. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) amanheceu rosa. Os funcionários foram trabalhar vestidos com a cor que simboliza o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, comemorado em 27 de outubro. Laços rosa também foram distribuídos pelo órgão. O objetivo da campanha é chamar a atenção de homens e mulheres sobre a importância de exames que possam identificar a doença.