Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARTIDO VERDE PERDE IDENTIDADE E ENSAIA VOLTA A SER FORÇA AUXILIAR PT

Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas juntas geram menos empregos que Recife
20/10/2010 às 22:07
Foto: DIV
Geddel diz que Wagner não pode arvorar a ser dono exclusivo votos para Dilma na Bahia
   Miudinhas globais:

   1. A decisão do PV em liberar seus partidários para que decidam individualmente ou em grupos, mas, sem usar a legenda e a marca do partido, por um dos dois candidtos a presidência da República já está trazendo a maior dor de cabeça para Marina Silva, a qual minimizou nesta quarta-feira a decisão de parte do PV apoiar a candidata Dilma Rousseff (PT).
 
   2. Depois do partido optar pela neutralidade na disputa entre a petista e José Serra (PSDB), a realidade é que as posições individuais racharam o partido ao meio. 

   3. E o que é pior: como muita gente está atrás de uma "boquinha" no futuro governo, o PV poderá contar com Marina para novos embates, porém duvida-se que tenha a mesma força que aconteceu este ano. O povo não é idiota.

   4. Entre os "verdes" que participaram hoje de ato em apoio a Dilma estavam um dos coordenadores da campanha de Marina à Presidência, Pedro Ivo, seis deputados federais do PV, incluindo Sarney Filho (ex-ministro do Meio Ambiente de FHC) e uma das filhas de Chico Mendes, Ângela, que se sentou ao lado da candidata. A viúva do líder seringueiro, Ilzamar Mendes, madrasta de Ângela, apoia Serra.

   5. Questionada sobre a declaração de voto de Pedro Ivo, Marina reagiu: "Ele não foi coordenador da minha campanha". Mas evitou se estender nos comentários sobre o apoio de uma ala do PV a Dilma. A ex-candidata reassumiu nesta quarta-feira os trabalhos do Senado depois do primeiro turno das eleições. Marina disse que, até o final do ano, vai apresentar propostas "relevantes" na área ambiental, assim como combater mudanças no Código Florestal.


   6. "Pretendo reapresentar alguns projetos que considero relevantes até a minha saída e trabalhar pela tramitação de alguns que são importantes na área de meio ambiente, educação, saúde. E evitar que alguns que são retrocesso sejam aprovados, como é o caso da mudança no Código Florestal do relatório do senador Aldo Rebelo [PC do B-SP]."


   7. Sem mandato a partir de 2011, Marina disse que vai continuar sua militância na área ambiental. "Vou continuar o trabalho que sempre fiz. Tive militância institucional e militância na sociedade civil. Vou continuar trabalhando no partido e na sociedade civil. Quanto a planos para o futuro, ainda é cedo, nem terminou o segundo turno."


   8. Vê-se, pois, como é ambígua essa posição dos verdes. Na Bahia, então, a ala que garantiu a candidatura de Bassuma ao governo da Bahia e fez com que o PV deixasse de ser força auxiliar do PT, o presidente Ivanilson e o deputado Édson Duarte já manifestaram apoio a Dilma.

   9. Bassuma  manifestou-se favorável a Serra, pois abomina qualquer posição mínima em relação ao aborto e chegou a ser expulso do PT porque contrariou o partido sobre a postura do governo de considerar o aborto uma questão de saúde pública. Beth Wagner e Juliano Matos os quais eram empregados do governo Wagner e se candidataram a deputados federal e estadual já estão com Dilma desde o 1º tuno.

   10. Essa turma da "boquinha" vai continuar nos governos do PT e diz-se que esse é o sonho do ministro Juca Ferreira, Cultura, que se manteve no governo e abominou a candidatura Bassuma. Observe, portanto, que o PV da Bahia (e isso acontecem em outros estados)  perdeu completamente sua identidade.

   11. Quando chegar as eleições municipais , em 2012, teria o PV candidato para lançar em Salvador onde Marina obteve mais de 400.000 votos ou será força auxiliar do PT como são o PSB e PCdoB?

   12. Essa é a grande questão. Olhar para o futuro. Bassuma poderia ter alcançado um melhor desempenho nas urnas. Sua campanha sofreu desde cedo essa dissidência interna e não foi bem conduzida no marketing. Mas teve o mérito de ser uma candidatura própria do PV. 

   13. Agora, pelo que está acontecendo entre "verdes", cada qual querendo garantir sua capitania hereditária nos governos esse futuro poderá ser incerto. Salvo se até lá, 2012 e 2014, aparecerem novos "verdes" com outras cabeças.
                                                                  **


  14. O deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) disse ao BJÁ que o governador Wagner ao sentenciar que a candidata do PT à Presidência da República terá entre 6% a 10% a mais de votos na Bahia em relação ao 1º turno, abrindo uma vantagem maior para o candidato tucano José Serra, pode até ter essa intenção de votos, o que é bastante salutar para a candidata da coligação PT/PMDB, "mas ele (Wagner) não pode se arvorar em entender que esse avanço seja uma ação exclusiva do PT".

  15. Segundo Geddel, o PMDB também está trabalhando e muito para ampliar a votação de Dilma Rousseff na Bahia. "Fizemos uma grande reunião com todos os nossos liderados, muitos prefeitos inclusive, tenho conversado por telefone com frequência com o comando da campanha Dilma e estamos atuando dentro das nossas possibilidades", comenta. 

  16. Entende que faz a sua parte com bastante interesse e dando uma contribuição valiosa a candidatura Dilma.

  17. O deputado situa, no entando, que sua estrutura é muito menor do que a do governador, o qual dispõe de mecanismos que são do conhecimento do mundo da política. "Agora, ele (Wagner) não tem a capacidade de isolar o DNA dos votos e não pode repetir a mesma empáfia que ACM utilizava na Bahia em termpos recentes", frisou.
                                                 **
                                                         
  18. Construir barcos na Baía de Todos os Santos é uma idéia velha, do tempo de Tomé de Souza. A proposta é boa, mas derrapa na falta de quem deseja investir e de mercado. Aqui na Bahia ainda se conta lanchas e barcos como na época em que surgiram os prmeiros automóveis na cidade: aquela é de fulano; a outra ao lado é de beltrano; a teceira é de doutor tal e assim sucessivamente.

   19. O mercado aqui é pequeno e tem gente fazendo isso em várias partes do mundo com mais competitividade.

   20. O governo do Estado abriu licitação de seguro para dois aviões super Ximango.

   21. Esperto, o PT desviou o foco: em vez de atacar os bispos que mandaram fazer o panfleto contra Dilma; atacou a dona da gráfica.

   22. Jutahy Magalhães Jr em SP; Imbassahy em SP; João Almeida em Brasília. Na Bahia,...Serra a ver navios.

   23. Os dois candidatos a Presidência da República só querem saber da Igreja Católica e dos Evangélicos. Povo de santo e espíritas nem pensar. Depois de eleitos quando veem a Salvador a primeira coisa que pedem é pra visitar um candomblé. Se eu fosse pai de santo mandava fechar o terreiro.

   24. Certo faz o Rasta do Pelô que é de Oxalá, acredita nas forças da natureza, e diz que nem Serra; e nem Dilma terão seu voto.

   25. Que tristeza: Serrinha é a cidade que mais demite na Bahia. Santo pai!

  26. Agora veja como estamos no buraco: entre as 50 que mais admitem. Salvador é a 16ª e perde para Fortaleza, Recife, Natal, Curitiba e tantas outras até do interior. Feira de Santana vem em 36º lugar e Lauro de Freitas em 38º. E só.

   27. Juntando Salvador/emprego carteira assinada setembro (2.392) + Feira (1.227) + Lauro de Freitas (1.187) = 4.806 empregos. Só Recife registrou 5.322 e Ipojuca (na RMR) + 5.523.

  28. Choveu em Salvador lenhou: caos total na manhã desta quarta-feira inclusive com falta de luz em vários bairros. Os semáforos de trânsito ficaram (a maioria) o dia todo embaralhados. Da Barra ao CAB, mínimo de duas horas de carro. Uma loucura.

   29. "Votaremos a LDO assim que o prefeito João Henrique enviar um projeto de lei fazendo a mudança de regime de contratação dos agentes de saúde e combate às endemias de celetistas para estatutários", explicou o vereador Gilmar Santiago (PT), líder da oposição.

   30. Além dos oito vereadores da oposição (PT e PC do B) aderiram à proposta de Santiago os vereadores Adriano Meireles, Odiosvaldo Vigas, Leo Kret, Andréa Mendonça (DEM), Palhinha (PSB) e Law (PSB). Os agentes de saúde fizeram um acordo, há dois meses, com o então secretário de Saúde, José Carlos Brito, envolvendo várias reivindicações da categoria, inclusive a mudança de regime. Porém, o prefeito deixou de encaminhar para a Câmara o projeto para materializar o acordo.

   31. Para realização de serviço emergencial de manutenção em equipamento da estação de tratamento do sistema de abastecimento de água da Ilha de Itaparica, o fornecimento está interrompido até amanhã, dia 21 de outubro, nos municípios de Vera Cruz e de Itaparica. O abastecimento será gradativamente regularizado a partir da madrugada da sexta-feira, dia 22.

  32. A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A vem, por meio deste comunicado, prestar esclarecimentos sobre o acidente ocorrido ontem (19) na BR 324 que vitimou o funcionário Lúcio dos Santos, empregado da empresa WS Serviços de Engenharia LTDA., que presta serviços para a VIABAHIA.

  33. Segundo declaração do delegado Pedro Andrade, titular da 10ª Delegacia Circunscricional, localizada em Pau da Lima, consta nos autos da polícia  que o condutor do veículo causador do acidente declarou ter adormecido ao volante, atingindo uma placa de sinalização da obra em questão e, em seguida, o funcionário da prestadora de serviço, que veio a óbito.