Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A OUSADA PROPOSTA WAGNER DE 4.600.000 VOTOS À DILMA, POR TASSO FRANCO

Matança de jovens da periferia continua intensa em Salvador e RMS
19/10/2010 às 22:00

Foto: Manu Dias
Wagner mede tamanho de votos para Dilma com sua camisa fashion PT
  Miudinhas globais:

  1. O governador Wagner colocou como meta para a eleição presidencial em segundo turno, aumentar a votação de Dilma Rousseff na Bahia entre 6% a 10%. Trata-se, pois, de uma tarefa bastante audaciosa. Tais percentuais considerando a votação que Dilma teve no Estado, em 1º turno (4.188.099 ou 62.62% dos votos válidos) elevariam a votação da candidata petista para 4.440.000 e/ou 4.607.000 votos com pergentuais que se aproximariam de 70%. Sobrariam, portanto, para José Serra 30% dos votos ou algo em torno de 1.920.000 tomando-se como base os válidos totais do 1º turna que foram 6.425.015 votos.

   2. Se o governador conseguir tal objetivo, a diferença de votos entre Dilma e Serra será da ordem de 2.700.000 votos um número bastante expressivo e que pode pesar bastante na balança da candidata petista. E, evidente, alçá-lo à condição do mais expressivo cabo eleitoral de Dilma depois de Lula.

   3. A coligação DEM/PSDB vê o panorama com outra perspectiva entendendo, como realisticamente já afirmou o deputado ACM Neto, "ser impossível Serra ganhar na Bahia", mas, a diferença poderá ser menor entre ele e Dilma. Trabalha-se ou sonha-se com a equação 60x40. Ou seja, Dilma ficaria com 60% dos votos, algo em torno de 3.900.000 a 4.000.000 e Serra entre 2.400.000 a 2.500.000 votos.

   4. Observando-se o que se passa na Bahia, hoje, vê-se que a meta proposta por Wagner está mais factível do que a do DEM/PSDB. A campanha de Dilma está muito mais estruturada na Bahia, borbulha, se movimenta em várias direções, coisa que não se enxerga para Serra.

   5. É óbvio que uma parte do eleitorado se orienta pela consciência, pelos meios de comunicação e pelas propostas dos candidatos. Mas, outra parte, a maior, porque a Bahia é um estado que tem uma das maiores populações rurais do país segue os cabos eleitorais, as lideranças e a movimentação das campanhas.

   6. Nos grotões se o eleitor não for motivado, em alguns casos até conduzido à votar, levado até o local de votação, nada feito. E a campanha de Serra da forma que está sendo conduzida na Bahia, nem papelaria de divulgação tem no comitê do Lucaia, nada feito. O que poderá melhorar a vida de Serra é a migração de votos de parte de lideranças do PMDB e do PR insatisfeitas com a opção preferencial de Dilma à Wagner e aí superar os 20.98% dos votos que teve no estado.

   7. Bom lembrar, ainda, que Marina Silva teve 15.74% dos votos dos baianos e dificilmente esse percentual migrará todo para Dilma. O PV na Bahia está dividido. Agora, então, que o partido abriu a cancela para que cada qual apoie quem quiser, sem usar a sigla do PV, o que, aliás, não tem a menor importância, a banda Bassuma foi para Serra; e a banda Euler e Edson Duarte para Dilma. 

   8. O prefeito João Henrique pode dar uma razoável ajuda a Dilma na capital. Não muita coisa porque o pessoal que esteve com seus candidatos a deputados do PMDB e a deputada Maria Luiza já votaram com Dilma. De toda sorte, cada dia mais distante de Geddel, João aproximou-se de Wagner.

   9. Claro, candidato algum despreza ou menospreza apoios. Mas, passada a eleição, quaisquer dos presidenciáveis eleitos, João tem que reorganizar sua vida política. Se fizer um novo pacto com o PT, depois de tudo que aconteceu em 2008, ficará desmoralizado.

   10. Geddel, de sua parte, partidariamente apoia Dilma e só. Já sinalizou através do presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, seu irmão e deputado federal eleito, que será candidato a governador, novamente, em 2014. E, portanto, não passa por sua cabeça dispurar uma eleição majoritária em Salvador para prefeito, em 2012. Vai, evidente, trabalhar, influenciar, participar, mas, nada de cabeça de chapa. Seu objetivo é o governo do estado. E, para tanto, fará oposição ao governo Wagner, independente de quem será o próximo presidente.

   11. Esse é o quadro na Bahia. Daí que a audaciosa proposta de Wagner pelos 70% dos votos para Dilma pode dar certo. Agora, eleitor é mais traçoeiro do que cobra cascavel.
                                                    **

   12. A julgar pelo que foi publicado na imprensa baiana, o sargento PM que atirou num turista espanhol no Porto da Barra está precisando de uma reciclagem.

   13. O acidente na BR-116 próximo a Serrinha com 5 mortos mostra como esse pessoal de Hylux e outras caminhonetes dirigem nas estradas baianas. Não respeitam ninguém na maioria das vezes e voam nas pistas.
 
   14. Só se ouve falar de políticos arregarçando mangas para ajudar Dilma e Serra. A maioria conversa fiada. Até o Rasta do Pelô veio com essa conversa pra cima de mim.

   15. A defesa de Eliza Samúdio pediu a quebra do sigilo telefônico do advogado "satanás" do caso Bruno.

   16. Taí! Conhecia advogados das diferentes áreas. Inclusive acompanhei a reeleição do nobre Saul Quadros. Agora, advogado manfarico é a primeira vez que ouço falar de viva voz.

   17. Agora vai! Maragerth Menezes apoia Dilma.

   18. A coordenadora da campanha de Dilma entre os prefeitos do Nordeste, Moema Gramacho organiza para esta quinta-feira, dia 21, reunião dos partidos da base aliada com lideranças evangélicas, às 19h, no Pestana.

   19. No dia 22, sexta-feira, Moema vai a Belo Horizonte, onde participa do encontro da  candidata Dilma Roussef e do ministro Alexandre Padilha com prefeitos de capitais.
 
   20. No sábado, uma caravana sai de Mata de São João, às 9h, passa por Dias D´Ávila, Candeias e Madre de Deus seguindo até Salvador, onde acontece um grande ato, no Iguatemi. No domingo, os prefeitos de Lauro de Freitas, Camaçari, Salvador, São Francisco do Conde, Amélia Rodrigues e São Sebastião do Passe, promovem caminhadas e mini carreatas para intensificar a campanha de Dilma em seus municípios.

   21. O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) cobrou hoje do governo Wagner ações para conter a violência que atinge jovens, sobretudo os negros, pobres, moradores das periferias e com baixa escolaridade e, por isso mesmo, desempregados ou subempregados em sua maioria.
 
   22. "Não temos conhecimento de uma ação dessa Secretaria de Reparação no combate à violência", protestou Bacelar.



   23. Segundo o deputado, de sexta feira até hoje houve o registro de pelo menos 18 jovens assassinados ou envolvidos com violência em Salvador e Região Metropolitana. "E o que vemos? O governador tratando de eleições, em vez de se envolver com os problemas do Estado. Foi para isso que ele foi eleito? O governador não se envolve nos problemas administrativos da Bahia", completou o parlamentar.

   24.  A Ong Anjos do Mar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira (IBTH) está promovendo os cursos regulares do projeto Trabalhe Bahia, e também do de Turismo Náutico. Ambos estão com inscrições abertas.



   25. Graças ao apoio da Ong Anjos do Mar, o curso de Turismo Náutico está com valor reduzido. Agora o curso custa R$ 210,00 e será realizado em três sábados. Todas as aulas serão à bordo de uma escuna, inclusive a aula teórica, em várias localidades da Baía de Todos os Santos. Ao final do curso, os alunos que desejarem participar de um batismo de mergulho com um instrutor deverão pagar a quantia de R$ 50,00. http://www..anjosdomar.net/ 
 
   26. A Câmara de Salvador, numa iniciativa da vereadora Tia Eron (DEM), homenageará o major da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro com entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. A solenidade será nesta quinta-feira (21), às 19h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador.



   27. "É o reconhecimento da Câmara pelo empenho do major Lázaro na área da segurança pública e pela sua contribuição no combate à violência em Salvador", justifica Tia Eron.

   28. O Dia do Médico, 18 de outubro, foi comemorado pelo Hospital da Bahia (HBA) com um jantar para 200 pessoas no restaurante Amado, em Salvador. O evento contou com a presença do presidente do HBA, Fernando Rodrigues Júnior, que recepcionou a todos os convidados expressando a sua satisfação em reunir os médicos nesta data tão importante para a classe.
 
  29. "O jantar é uma forma de homenagearmos estes profissionais que enfrentam conosco os desafios da profissão e que nos ajudam a oferecer um serviço de saúde de qualidade para a população baiana", disse.

  30. O Lobisomem de Serrinha vai arregarçar as mangas pró-Dilma e fará uma carreata na região do Sisal reunindo todas as famílias de lobisomens votantes.