Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEIRA INSTALA URPB COMO BRAÇO POLÍTICO PARA SER REGIÃO METROPOLITANA

Governador inicia campanha para Dilma em Feira, Jequié e Guanambi
14/10/2010 às 22:01
Foto: Blog Jair Onofre
Prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, aponta 4 grandes projetos para a RMF
  Miudinhas globais:

  1. A União dos Representantes Políticos da Bahia (URPB), que começa a ser implantada com sede em Feira de Santana sob a liderança do prefeito Tarcízio Pimenta, na visão do líder feirense não nasce com o objetivo de contrapor o ideário e as ações da União das Prefeituras da Bahia (UPB), órgão colegiado que reúne todos os prefeitos do Estado, mas, como uma entidade que visa somar, ser um braço direito da UPB. Porém, adverte Tarcízio: "Um braço inteiro, forte, e não um braço quebrado".

  2. O objetivo principal é ter um órgão político com suporte técnico capaz de reivindicar os projetos que as regiões Norte e Nordeste do Estado merecem, muitas vezes não percebidos pelos governantes ou até menosprezados por falta de conhecimento ou mecanismos da política.

  3. Tarcízio disse ao BJÁ que a URPB surge como manifestação de base alicerçada por mais de 40 lideranças políticas da região, de municípios que gravitam em torno de Feira de Santana.

  3. "Desejos e pressões foram enormes e Feira de Santana, por ser o município mais importante da região, o pólo comercial, industrial e de serviços não se furtou de sediar a entidade atuando como centro dinâmico desse processo", comenta Tarcízio explicando que, em mais 30 dias, a comissão provisória da URPB que é presidida por Orlando Santiago formatará os estatutos e será instalada oficialmente, com registros cartoriais e assessorias.

  4. Tarcízio enumera pelo menos 4 temas mais abrangentes que a URPB vai se debruçar assim que for instalada e comece a atuar: 1) A proposta de efetivação da Região Metropolitana de Feira de Santana, no original, emanada de uma ação política do deputado Colbert Martins; 2) As questões pertinentes a Pedra do Cavalo e seu entorno, assentamentos e uso da água; 3) O Portal do Sertão com a constituição de consórcios em diferentes áreas, reduzindo custos em obras de infraestrutura e outras; 4) As privatizações da BR-324 e BR-116 e quais os ganhos que terão os municípios.

  5. Trabalho, portanto, é o que não falta. "Nascemos fortes porque Feira é pujante e um dos pólos de desenvolvimento mais importantes do estado" finaliza Tarcízio certo de que URPB terá voz e força política para decidir sobre os projetos que mais interessam as duas regiões.
                                                  **   6. Para quem gosta de números segue o resultado das eleições, em 1º turno, Presidência da República, na Bahia: Dilma Rousseff 4.188.099 votos (62.62%); José Serra 1.403.153 votos (20.98%); Marina Silva 1.052.674 (15.94%); Plínio Arruda do PSOL 30.603 (0.46%). Anote para conferir o que acontecerá no segundo turno.


  7. O PT quer elevar a votação de Dilma para 70% dos votos válidos. Levando-se em consideração os válidos no 1º turno (6.425.102) a votação de Dilma atingiria algo em torno de 4.400.000 a 4.500.000 votos. Em sendo assim, Serra teria 30% ou algo em torno de 1.850.000 a 1.920.000).



  8. O DEM/PSDB quer elevar a votação de Serra para 40% o que representaria algo em torno de 2.500.000 a 2.600.000 votos; ficando Dilma com 60% ou algo em torno de 3.800.000 a 3.900.000 votos. No Nordeste, hoje, segundo Sensus, Serra já tem 31.6% de intenções de votos.



  9. É importante ainda observar o seguinte: a abstenção na Bahia foi de 21.56% no 1º turno (2.057.633 eleitores) e deve ser maior no 2º turno porque não existe a motivação dos votos nas eleições proporcionais (deputados estaduais e federais). O percentual de votos nulos foi de 9.24% (692.025) podendo diminuir porque ficou mais fácil votar.



  10. O PT, historicamente, sempre defendeu as demandas do movimento feminista e das minorias. Dilma está quebrando esse paradigma. Se vencer a eleição, menos mal. Conserta-se as dissidências sobre aborto, gays, lésbicas e afins. Se perder, a turma do PT que não abre mão dessas bandeiras vai ter um trabalho enorme pela frente.



  11. Os moradores da Barra ainda têm fé que um juiz federal embargue a obra do conjunto habitacional que se realiza no antigo Clube Espanhol. Quando se fala em ecologia, sustentabilidade e meio ambiente é uma obra tão absurda que causa asco.



  12. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, deu um exemplo de solidariedade com os mineiros salvos da morte. Tudo bem que se aproveitou da midia (especialmente a televisiva), mas, ainda assim, vale para outros dirigentes latino americanos.



  13. O prefeito João Henrique, antes tarde do que nunca, diz que vai colocar a casa em ordem e promover ações conjuntas para recuperar áreas públicas invadidas por toda natureza de objetos e traquitanas. Hoje, deve estar sentindo na pele quanto perdeu de popularidade por não ter tomado medidas dessa natureza antes.



  14. O vice-prefeito de Santo Antonio de Jesus, Joanito Barbosa, vai participar de um seminário em Portugal. 

   15.  
O governador reeleito Jaques Wagner, ao lado do vice Otto Alencar e dos senadores eleitos, Lídice da Mata e Walter Pinheiro, participa nesta sexta-feira (15), às 16 horas, de grande carreata na cidade de Feira de Santana pela candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.


   16. Os deputados federais e estaduais eleitos e reeleitos, além dos que foram candidatos às eleições do último dia 3 de outubro também participam da carreata que sai da Avenida João Durval Carneiro, próximo ao Shopping Boulevard e percorrerá as principais ruas da cidade.


   17. No sábado (16) a comitiva participa de mais duas carreatas, a primeira em Jequié, às 9 horas, e a segunda na cidade de Guanambi, com concentração prevista para 11 horas.

  
    18.
Como parte das atividades programadas para a Semana Mundial da Alimentação, de 11 a 17 de outubro, a Câmara Municipal de Salvador realiza campanha de arrecadação de alimentos para serem doados a instituições carentes da capital baiana.

   19. A idéia é que servidores da Casa e a população contribuam com gêneros alimentícios não-perecíveis (com exceção de sal e açúcar), integrando o movimento de luta contra a fome.
   20. A arrecadação está sendo feita no 2º andar do Edifício Martins Catharino, no Centro, através de caixa coletora no hall de entrada da Sala das Comissões.


   21.
Estudantes do ensino médio podem se inscrever até esta sexta-feira (15) para concorrer a um convite para participar da Super-revisão com o professor Pasquale Cipro Neto que será promovida pela UNIFACS, em Salvador, no próximo dia 19 de outubro, às 19h, no Hotel Pestana.Os interessados em participar da aula devem se cadastrar no site www.unifacs.br/vestibular.    

  22. Aviso do leitor Joselito Conceição Bispo: " Um buraco no meio do Paraíso. Quem passar pela Rua do Paraíso que liga Nazaré a Avenida Sete encontrará um buraco bem no meio da rua, um perigo de acidente que a Prefeitura pode evitar".

  23. O vereador Joceval Rodrigues agradece os 32.173 votos que obteve para deputado.

  24. Andar, dizem os médicos, evita a demência. Todo dia digo isso ao Rasta do Pelô. O camarada só quer ficar ancorado na Cantina da Lula bebericando.