Wagner começa maratona pelo interior em Feira de Santana
Foto: AE |
 |
José Serra em Porto Alegre conquistando parte das lideranças do PMDB |
Miudindas globais:
1. O segundo turno da eleição presidencial no próximo dia 31 marcha para um confronto bem mais acirrado do que foi a disputa Lula x Alckmin, em 2006, num pleito que está completamente aberto com uma diferença de 6% entre as intenções de votos para Dilma (49%) e Serra (43%), segundo o Ibope, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.
2. Esta é a segunda pesquisa divulgada neste segundo turno e, observando-se a anterior, do DataFolha, quando a diferença era de 9% estreitou-se ainda mais essa margem.
3. Há, portanto, uma tendência em curso da ascensão de Serra e ainda faltam 16 dias para a eleição. Isso pode continuar nessa direção, como também pode estancar e mudar de direção. Vai depender muito mais de Dilma do que de qualquer outra personalidade.
4. O que o presidente Lula fez por ele é público e notório. Salvo melhor juízo não há mais nada a ser feito do ponto de vista da identificação Dilma com a continuidade do projeto do governo Lula. Agora é mobilizar (como aconteceram nos eventos de Ceilândia e Terezina) e sustentar o confronto de idéias.
5. O governador Jaques Wagner está com três missões distintas nessa parada: 1) Cuidar da Bahia e ampliar a votação de Dilma: 2) Coordenar a campanha dos candidatos a governadores do PT que estão no segundo turno: 3) Participar da coordenação da campanha Dilma.
6. Esteve em Brasília e Piaui e amanhece nesta quinta-feira, em Ondina. Na sexta-feira inicia sua missão 1, cuidar de sua própria casa, fazendo campanha em Feira de Santana.
7. Wagner quer percorrer as principais cidades do Estado nos intervalos entre as outras duas missões. Seu papel na coordenação da campanha Dilma é fundamental para ela e Lula porque é um dos mais experientes políticos do PT, além de grande negociador. Wagner não pode falhar (claro que não depende tudo dele) porque uma coisa será seu governo com Dilma; e outra coisa será seu governo com Serra.
8. Por mais que Serra diga, como falou hoje em Porto Alegre que vai governar para todos trata-se de uma verdade relativa, entendendo-se o preferencial o PSDB e depois o DEM.
9. O PT baiano está preocupado com o que possa acontecer. Hoje, no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Neto (PT), de Feira de Santana, um dos porta-vozes mais firmes do partido na Casa Legislativa acusou a Rede Globo de tentar reimplantar a política vigente na Velha República (1889/1930) baseada na aliança do café com leite.
10. Ou seja, a união entre São Paulo e Minas Gerais. E disse que se essa tese for vitoriosa haverá um retrocesso no país porque o Nordeste e o Norte existem e são brasis.
11. Segundo Zé Neto a campanha contra Dilma é "caluniosa" e repleta de ardis e "picuinhas" e que o melhor para a Bahia, para o Brasil e para Wagner é a vitória de Dilma. Tem sentido as observações de Zé Neto e o PT nacional determinou que a candidata e sua campanha tenham mais atenção com Minas Gerais.
12. Minas é um estado politizado e que tem uma classe média densa e é a cara mais perfeita do Brasil conservador. Lá estão, entre outros, a TFP, a Opus Dei e braço forte da Canção Nova. Tem decidido eleições e raramente fica de fora dos embates nacionais decisivos desde a República Velha.
13. Dilma tem que ser mais afirmativa nos projetos de governo, a continuidade que seu programa de TV classifica com inovação, e deixar de ficar justificando-se sobre a vida, a família e o aborto. O tempo é curto. É jogo duro e quem derrapar no final, adeus Aurora.
**
14. O cartel dos combustíveis em Salvador e RMS aproveitou o segundo turno e majorou a gasolina para R$2,77 o livro. Até anteontem, no Posto de Ondina, a gasosa era vendida a R$2,29.
15. O Brasil atinge a casa de 190 milhões de telefones celulares.
16. Com juros altos e dólares baixos o Brasil virou estacionamento para investidores especulativos. Mantega está preocupado e com razão.
17. Uma fonte palaciana confidenciou ao BJÁ que não tem o menor fundamento qualquer nota especulativa sobre equipe de governo Wagner, mudanças ou o que seja, até que não se decida a eleição presidencial.
18. E o PP nacional em cima do muro.
19. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) sentou à pua nos banqueiros na sessão da ALBA nesta quarta-feira. Para ele são um bando de gananciosos que tem lucros extraordinários e que só querem passar migalhas aos bancários.
20. Em discurso elegante na tribuna da Assembleia, o deputado Roberto Carlos (PDT) agradeceu aos juazeirenses sua reeleição e aos demais de todo estado. Findou sua fala com um "obrigado Bahia".
21. O sargento Isidório, novo deputado estadual, disse ao BJÁ que foi eleito graças aos calos de suas mãos. Ao contrário do que se imagina, teve 5.600 em Candeias; e 15.000 em Salvador.
22. A implantação em Salvador do Projeto Orla será tema de audiência pública, nesta quinta-feira (14), às 17h, no Centro de Cultura da Câmara. À frente do debate, a vereadora Marta Rodrigues (PT) destaca que o assunto é dos mais importantes para o turismo e para a economia da cidade. Alexandra Reschke, secretária de Patrimônio da União, fará apresentação do projeto.
23. O Bloco Xoxota completa 15 anos de folia na Micareta de Portão. Começa na próxima sexta, 15. Quem sai no Xoxota é xoxoteiro. É cada coisa que se vê!
24. O Rasta do Pelô que sai no Olodum diz que gosta de xoxotear. É um verbo.
25. Nesse tempo de conservadorismo é melhor ficar calado.
26. Um grupo de estudantes do 8º semestre do Curso de Serviço Social da Universo visitou a Câmara Municipal de Salvador na manhã desta quarta-feira, 13. 27. Acompanhadas da professora Maria Elizabeth Vieira, as alunas conheceram um pouco da história da Casa e da cidade na visita ao Memorial da Câmara e ao Plenário Cosme de Farias. Já no Centro Digital de Cidadania (CDC), resultado do convênio entre a Câmara e a Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI), o grupo conheceu a experiência do Projeto Escola Cidadã, criado pelo CDC em 2009, dentro do Programa de Inclusão Sociodigital da SCTI.