Serra tem chances de vencer a eleição no segundo turno
Foto: Achei Brumado |
 |
José Serra durante visita a Conquista na corrida para segundo turno |
Miudinhas globais:
1. Os números divulgados pela pesquisa DataFolha/Rede Globo neste sábado, 9, mostram as dificuldades que a candidata do PT, Dilma Rousseff, terá neste segundo turno das eleições. Ela aparece com 46% dos intenções de votos (- 0.91% do que teve no primeiro turno) e José Serra, PSDB, com 46% (+ 14.50% do que obteve no primeiro turno). Uma tendência que se for mantida com essa perspectiva tende a eleger o candidato "tucano", embora, hoje, Dilma ainda seja a favorita.
2. A questão é que a candidatura Dilma entrou numa zona de astral baixo, permanentemente na defensiva, tendo que ficar explicando sobre aborto e fé em Deus, enquanto a candidatura Serra entrou em astral alto embalada pelo entusiasmo São Paulo/Paraná/Minas Gerais e por ações propositvas deste candidato. Dilma, se quiser ganhar, tem que partir para a ofensiva e sustentar-se nos programas do presidente Lula.
3. Hoje, no programa de rádio, o PT voltou a questionar o que fizeram durante a campanha contra Alckmin, em 2006, dando a entender que Serra vai desmontar as estruturas estatais no Banco do Brasil, BNDES, Petrobrás e Caixa Econômica Federal. É uma estratégia que deu certo, em 2006, forçando Alckmin a vestir até uma camisa do BB, mas, parece-me que, em 2010, não terá o mesmo efeito.
4. Ainda assim é melhor do que a candidata ficar falando, permanentemente, que é a favor da vida e tem fé em Deus. Não cola mais porque a "guerra santa" já estabeleceu no conversadorismo e entre os evangélicos. Ela vai sofrer, literalmente, "o pão que o diabo amassou", entre os bispos que não toleram Lula e os pastores de Deus.
5. Diante das pesquisas já sendo divulgadas e faltando 20 dias para as eleições o PV ganha tempo e diz que só se decide, na voz de Marina, no próximo dia 17. A essa altura, se continuar com essa demora as bases já fizeram suas opções pelos dois candidatos e o efeito Marina poderá ser mínimo. É provável até que seja nulo se as indefinições de neutralidade de Marina continuarem nesse ritmo.
6. A julgar pelas trilhas opostas entre Dilma x Marina com a construção da BR-319 (Manaus a Porto Velho) que atravessa a Mata Amazônica e a BR-163, Cuiabá-Santarém, a estrada sustentável que a verde queria e Dilma vetou, a candidata do PV - ao que tudo indica - vai optar pela neutralidade e guardar seu patrimônio eleitoral (quase 20% dos votos) para 2014.
**
7. Agradeço a toda a população de Salvador a oportunidade de ter exercido o mandato parlamentar pelo período de seis meses na Câmara Municipal de Vereadores. Minha atuação foi marcada pela valorização da cidadania e do bem-estar social dos soteropolitanos. Quero também agradecer a votação de toda a população baiana papar os candidatos do PSC e destacar o crescimento do partido.
8. Este ano conseguimos, com o apoio e confiança da população, eleger dois deputados federais e cinco estaduais. Com a vitória do vereador Erivelton Santana (PSC) para a Câmara Federal volto a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores. Para realizar uma gestão em prol do cidadão, continuo trabalhando para construir uma cidade melhor.
Heber Santana (PSC).
9. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (Adab), comemorou o Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado em 12 de Outubro. Cerca de 60 profissionais da Agência participaram de um café da manhã em homenagem à categoria que teve a profissão regulamentada em 1933.
10. A cerimônia da Adab contou com a participação do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria da Agricultura, Raimundo Sampaio, representando o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Além de parabenizar os colegas da classe, o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, traduziu em um discurso enfático, o papel e a contribuição de um engenheiro agrônomo, para a sociedade em que ele atua. 11. Para o secretário Eduardo Salles, que saudou os profissionais da Adab através de Raimundo Sampaio, a atuação do engenheiro agrônomo é de fundamental importância no desenvolvimento da agropecuária baiana, setor responsável por 24% do PIB do Estado.
12. "A contribuição do engenheiro agrônomo para a sociedade vai além da orientação para o cultivo e a fiscalização de pragas nas lavouras. Somos também responsáveis pela segurança alimentar, na medida em que nossas ações em campo garantem alimentação de qualidade na mesa do consumidor", complementou Cássio Peixoto.
13. A Rede de Ouvidores do Município esteve reunida para mais uma etapa de capacitação permanente de seu quadro. A atividade de hoje teve como ponto central a palestra sobre eficácia, eficiência e efetividade na Gestão Pública, ministrada pelo diretor administrativo financeiro da empresa Trespontos e executivo da Caixa Econômica Federal, Luiz Antonio de Souza.
14. Para o ouvidor-geral do Município, Valdenor Cardoso, reflexões de conteúdo direcionadas aos ouvidores como a palestra de hoje produzem diferenciais no trabalho diário dos profissionais da Rede.
15. "Entendemos a parceria com a Trespontos como uma oportunidade ímpar de trazer conteúdo diferenciado e temas de grande relevância, para o programa de capacitação da nossa Rede de Ouvidores. Isso, com toda certeza, deverá trazer ganhos sensíveis ao trabalho dos nossos ouvidores em seus respectivos órgãos e entidades". 16. E na avaliação de uma dos ouvidores presentes, Sara Arêas Costa, da Secretaria Municipal de Saúde, a estrutura de capacitação desenvolvida pela OGM é mesmo positiva.
17. "Contribui para a nossa qualificação profissional, no momento em que nos instrumentaliza para dar continuidade às nossas ações de ouvidoria e busca a melhoria constante no atendimento aos cidadãos, além de promover integração do grupo de ouvidores municipais"., reforça.