Caetano diz que Bassuma caiu a máscara ao apoiar Serra na Bahia
Foto: DIV |
 |
Sexta-feira, 9. no Hotel Fiesta, reúne lideranças do PMDB e Michel Temer |
Miudinhas globais:
1. O deputado Geddel Vieira Lima está numa encruzilhada cheia de charutos, dendê, galo preto, farofa, feijão branco e velas. É um bozó que não tem mais tamanho. Hoje, sua assessoria de imprensa liberou uma nota afirmando sua fidelidade partidária ao PMDB, e sendo Michel Temer vice na chapada Dilma "vamos marchar juntos e tratar de fazer a campanha da ministra na Bahia".
2. A nota é de uma falta de entusiasmo na primeira leitura, na segunda leitura e na terceira leitura. E não poderia ser diferente - confidenciou-me um deputado do PMDB na Assembleia este também desmotivado para um esforço peemedebista em relação a Dilma. A tese que expôs na presença de outro deputado, este do PR, é a seguinte: - O projeto de Lula/Dilma é de Wagner. Isso ficou claro na campanha e no resultado do pleito.
3. Segue o deputado: - No momento em que Geddel apoiar Dilma depois de ter sido preterido na eleição do 1º turno por Dilma/Lula no palanque, em depoimentos e na massificação da TV, o que foi fatal para sua derrota, em tese, este volta a integrar o projeto Lula/Dilma. Acontece que esse projeto não é mais dele. É 100% Wagner.
4. O que o deputado quer dizer com mais clareza é o seguinte: as lideranças peemedebistas foram humilhadas por Lula/Dilma na Bahia, houve locais em que não conseguiram encaixar seus discursos porque as pessoas não acreditavam no que diziam uma vez que o segundo palanque foi desarmado. Agora - em tese ou em teste se for o caso - ninguém vai acreditar na recomposição do antigo palanque Geddel/Lula/Dilma.
5. Ademais, se Geddel quiser sobreviver politicamente na Bahia como liderança afirmativa tem que fazer oposição a Wagner. Se isso não acontecer, aceitando retornar ao palanque Wagner/Lula/Dilma se transforma numa força auxiliar.
5. Em Brasília, uma das cabeças mais pensantes do PMDB, senador Renan Calheiros, disse que o PMDB se submeteu ao anonimato na campanha de Dilma. Mais enfático foi Henrique Alves, deputado do RN cotado para o lugar de Temer na presidência da Câmara: "Não aceitamos essa história de campanha para um só partido. Ou ganhamos juntos ou perdemos juntos".
6. Na sexta-feira, no Hotal Fiesta, às 10h, Geddel reúne parte da cúpula do PMDB nacional e as lideranças no Estado para um encontro com a presença de Temer para referendar o apoio a Dilma/Temer. Para o BJÁ disse que colocou "todas as mágoas para Dilma, em encontro, tendo Temer como avalista e testemunha". E que não vai fazer política com o fígado porque tem responsabilidade consigo e com os seus.
7. Mas deixou claro que seu palanque será o de Dilma com Temer. Nada de palanque com Wagner/Dilma/Lula.
8. Isso significa dizer que Geddel quer, desde já, delimitar o seu espaço nacional (de poder) e local (na política).
**
9. A votação extraordinária de Tiririca tem a cara da política brasileira (pior com Tiririca não fica). Com o descrédito da maioria dos políticos Tiririca encarnou o ambiente do anarquismo, do quanto pior; melhor.
10. Diretório estadual do PT publicou nota afirmando que "nossa militância é ouro". Melhor seria "vale quanto pesa". Igualou-se com as demais. É só ir na sinaleira do Iguatemi para presenciar.
11. Chocante a morte da garota Ana Larissa por falta de assistência médica no mais equipado hospital público do estado. Mais chocante foi a nota que a SESAB divulgou hoja falando do caso.
12. Chance da vereadora Andréa Mendonça (DEM) emplacar a presidência da Câmara de Salvador é zero. A bola da vez, salvo terremotos, é Pedro Godinho (PMDB).
13. A personalidade de Gilberto José não combina com a de Maria Luiza. Daí que ele emplacar a secretaria de Saúde do município é difícil.
14. II Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro, de vento em popa. Garantido.
15. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) disse ao BJÁ que se não tivesse ido para o interior teria perdido a eleição. Obteve 21.000 votos na capital e 17.000 no interior. No total, fez contas para mais de 50.000 votos. E só pingaram 38.463.
16. O deputado Waldenor Cardoso (PT) tem uma explicação para a derrota de Dilma em Conquista: "É a cidade que tem mais evangélicos na Bahia". Além do que, algumas declarações de Dilma assustaram os evangélicos e os conservadores de VCA.
17. A jornalista Joana Darck segue com Waldenor para a Câmara dos Deputados.
18. A Academia de Letras da Bahia faz sessão especial nesta quinta-feira, 7, para homenagear a escritora Helena Parente Cunha.
19. "Vamos lutar muito para eleger Serra, pois ele é a pessoa mais preparada para enfrentar esse desafio e assumir o compromisso de fazer nosso país crescer", diz deputado federal Fábio Souto.
20. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que foi o coordenador político da campanha de Wagner, disse nesta quarta-feira (6) que o deputado Bassuma deixou cair a máscara porque prega uma coisa e faz outra.
21. "Quando ele estava no PT vivia reclamando que decisões eram tomadas sem que o coletivo fosse ouvido. Agora, sem ouvir ninguém se ofereceu para apoiar Serra com os parcos 3% que Marina lhe deu na Bahia, porque ele nunca tinha passado de 1% nas pesquisas", declarou Caetano
22. A palestra sobre processo tributário, ministrada pelos diretores do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Jorge Inácio de Aquino e Tolstoi Seara, foi adiada. O evento, promovido pela Universo, ocorrerá no próximo dia 14 de outubro e não hoje como estava previsto.
23. O horário e local foram mantidos e a palestra será realizada no Auditório da Universo, na Av. Antônio Carlos Magalhães, 2728 - Pituba, Às 19hs. Detalhes do processo tributário, como o processo administrativo fiscal e a importância do conselho de contribuintes nas soluções de lides tributárias, serão os temas abordados na palestra.
24. Nesta quinta-feira (7), entra em operação uma nova refinaria de petróleo no Polo Industrial de Camaçari. Com investimentos de R$ 20 milhões, a nova unidade da Dax Oil tem capacidade para processar até 2,5 mil barris de petróleo por dia, destinados a produzir resíduo combustível, que substitui o óleo nas indústrias.
25. Esta será a primeira refinaria privada do estado. Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a nova unidade conta com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e da Associação dos Produtores de Petróleo e Gás Natural Extraídos de Campos Marginais do Brasil (Appom).
26. Terminou o prazo para que as sete lojas de informática fiscalizadas pelo Procon-Ba, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, se adéquem às normas do Código de Defesa do Consumidor. Durante operação rotineira do órgão foram encontradas irregularidades como produtos sem preço e importados com manuais sem tradução, infrações que ferem o direito de informação assegurado ao consumidor.
27. A operação ocorreu, entre os dias 28 e 29 de setembro, nas lojas Nagem e Casa do Cartucho do Shopping Paralela; Salete Informática e Centro Digital dos Barris; Infotech, Casa do Cartucho e AA Informática do Itaigara. Todos os estabelecimentos receberam documento constatando as inadequações, com prazo de três dias para as devidas regularizações.
28. O Rasta do Pelô tá de catapora. Toma sacaneta.