Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

STF DEVERIA APRESSAR DECISÃO DA LEI DA FICHA LIMPA E SAIR DO IMPASSE

Programa Tambor Cidadão tem convênio entre Olodum e Sedes
25/09/2010 às 21:00
Foto: BJÁ
No Farol da Barra neste domingo mini-expo de animais da Prefeitura, Secult. Pitoresco.
  Miudinhas globais:

  1. Faltando sete dias para as eleições, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não sabe como resolver o impasse entre seus ministros diante da Lei da Ficha Limpa. O placar do pleno deu 5x5 e o ministro presidente Cezar Peluso, o qual teria a autroridade para desempatar e acabar com a novela, votando para que a lei tenha validade já neste pleito; ou pelo contrário, delegando a competência para o próximo pleito, lavou as mãos.

  2. Na dúvida, culpou o presidente da República por ainda não ter preenchido a 11ª vaga no STF com a aposentadoria de Eros Grau, e esta uma das leis mais importantes que o Congresso já aprovou, emanada da vontade popular para tentar moralizar o meio político, permanece no limbo. Enquanto isso, só na Bahia, 21 personalidades com problemas nas fichas poderão concorrer às eleições.

  3. No Brasil, entre os notórios estão Paulo Maluf (PP/SP) e Jader Barbalho (PMDB/PA) figuras que já deveriam ter se aposentado, entre ouras. Diante do impasse do STF, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, diz que a Lei Ficha Limpa está em pleno vigor e continuará sendo aplicada pela Justiça Eleitoral. Ou seja, vale em meio termo, porque se o Supremo decidir mais adiante (fala-se até na possibilidade disso acontecer na quarta-feira, 29) que só será aplicada em 2012, fica o dito pelo não dito.

  4. Será uma frustração enorme para a opinião pública. O pior é que vai ser uma dança de cadeiras enorme porque TREs vão cassar mandatos de eleitos e depois o TSE/STF vão recolocá-los nos devidos tronos. Certo teria feito o candidato ao governador do DF, Joaquim Roriz, que lançou sua mulher no pleito em Brasília temendo ter o diploma cassado mais tarde.
                                               
  5. Trata-se, pois, de uma situação muito curiosa e que o STF, a bem do anseio da sociedade, deveria tomar uma posição logo, pra valer desde já. Quem tem ficha suja não vai limpar de uma hora para outra, nem de um pleito para outro. É uma situação endêmica.
                                                               **
  6. Começou o curso do projeto Tambor Cidadão, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) - por meio do programa Jovem Baianos - com a Escola Olodum.

  7. A aula inaugural aconteceu no Museu Teixeira Leal, no Pelourinho, onde, além dos alunos e a equipe disciplinar da Escola, estava presente a secretária da Sedes, Arany Santana.

  8. "É de fundamental importância esse trabalho", ressaltou Arany Santana, acrescentando que tanto Governo quanto Olodum trabalham com públicos com o mesmo perfil. "São jovens afro-descendentes em situação de vulnerabilidade que buscam superar a pobreza e alcançar o desenvolvimento social através do conhecimento e da inserção no mercado de trabalho. E a nossa função é criar oportunidades".

  9. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, já passou dos 70% das intenções de votos. Wagner se situação entre 48% e 52%. Essa é a diferença. Lá, o governo federal tem investimentos muito maiores do que na Bahia.

  10. Até agora o sindicato chapa fria dos jornalistas baianos nada comenta sobre os movimentos de Lula para garrotear a imprensa nacional.

  11. A FIEB está na contra-mão da história. Defende o horário de verão como se a Bahia tivesse relações de negócios e da política com o NE e não com Brasilia e o Centro-Sul. Cabeça atrasada.

  12. Chavão mais difundidos pelas assessorias de imprensa na reta final das campanhas: "O candidato tal intensificou sua campanha..."

  13.  A prisão do garoto de programa que matou Jorge Pedra foi no acaso. Ainda assim, a cúpula da Policia baiana se apresentou toda engravatada diante da imprensa para contabilizar os feitos.

  14. A UFBA é a melhor universidade da Bahia e só faltam 133 professores nas salas de aula. 

  15. Diz o anúncio de uma construtora que morar no Morro Ipiranga é uma questão de estilo. Faltou completar: e de grana também. O Rasta do Pelô é o sujeito mais estiloso que conheço e, no máximo, só pode frequentar a Roça da Sabina, morrinho ao lado do Ipiranga.

  16. Depois do leite derramado a Braskem olha para a Bahia com nova planta verde. Deu sorte porque ACM já morreu.

  17. Aleluia está sendo considerado a Alice Portugal dos anos 2010 com sua campanha "Rebele-se".

  18.
Representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Ministério Público do Estado e da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador visitaram a primeira residência terapêutica de Salvador, criada para pacientes com transtornos mentais do Hospital de Custódia e Tratamento do Estado (HCT).

  19. nsferências desses pacientes é resultado de um longo trabalho pela desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos e de custódia, e está em conformidade com a política nacional de saúde mental. Ao todo, 14 pacientes serão transferidos do HCT para a residência terapêutica localizada no Subúrbio Ferroviário, em Ilha Amarela.
  20. A sopa de nomes e números na Avenida Paralela entre os cartazes dos candidatos não dá pra fixar nada. Pra completar, Alfaya escreveu um livro.

  21. O governador e candidato à reeleição Jaques Wagner, o vice Otto e os candidatos ao Senado, Lídice e Pinheiro, participam neste domingo (26) de mais duas carreatas da coligação "Pra Bahia Seguir em Frente", desta vez nas cidades de Ipirá, na região da Bacia do Jacuípe, às 13 horas, e às 15 horas em Iaçu, no sertão do Piemonte do Paraguaçu.

  22. O alto nível das palestras e os reflexos positivos a curto e médio prazo dos investimentos em banda larga no país foram destacados pelo vereador Orlando Palhinha (PSB) no Centro de Cultura da Câmara, no segundo dia da audiência pública intitulada "Os Desafios e as Oportunidades com o Plano Nacional de Banda Larga - PNBL".

  23. Falta de criatividade total na propaganda de rua dos candidatos em Salvador. Parece até que foi uma mesma empresa que fez os cartazes. Tudo igual. Só a delegada Patrícia Nuno que mudou o padrão.

  24. Qualificação profissional é a palavra de ordem da Ong Anjos do Mar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira (IBTH) neste semestre. Cursos regulares dos projetos Não Provoque e Trabalhe Bahia, como também o de Turismo Náutico, estão com inscrições abertas.

  25. A cerveja bateu a casa dos R$5,00 em Vilas do Atlântico, nas barracas de praia, e o acarajé completo R$4,50. Santo pai!