Propaganda do governo continua vilã da campanha e carimbo pega em Wagner
Foto: DIV |
|
Candidata ao Senado, Lídice da Mata, entrega representação a Sidney Madruga |
Miudinhas globais:
1. Os programas eleitorais dos candidatos a governador desta segunda-feira, 13, seguiram o mesmo enredo com Wagner mostrando suas realizações e os adversários (Geddel e Souto) advertindo para o que chamam de "propaganda enganosa do governo". Geddel pontuou que os números da violência na Bahia são assustadores e fez comparativos com Pernambuco onde os índices cairam. Segundo Geddel, na Bahia, falta gestão.
2. Com o tempo reduzido devido corte feito pela lei 9504/97, o candidato do PMDB tentou expor suas propostas para segurança, educação e saúde, mas, não deu para absorver devido a falta de tempo. O telespectador, na rapidez que foram expostas as propostas, não consegue captar nada. A abertura do ator jovem é boa, porém, não passa tanta emoção como foi o filme de Duda para Lula, em 2002.
3. Souto mudou a forma de apresentação do seu programa e ficou melhor. Falando direto com o telespectador advertiu para os números diferenciados entre a propaganda do governo sobre o Topa (500 mil alfabetizados e 1.000.000 até final de 2010) e os números do IBGE (86 mil). Também mostrou os mesmos indicadores da propaganda (2.500.000 atendias pelo Água para Todos) e os números do IBGE (700 mil).
4. Por fim, reportou-se a área da segurança pública também expondo números e a frase de Wagner sobre cadeia e caixão para os usuários do crack. Essa atitude nova de Souto deve ter algum impacto junto ao eleitorado, mas, a julgar por sua rejeição ao modelo que representa, não abalará os alicerces de Wagner. Reforçou o programa com depoimentos populares, bons.
5. Wagner, de sua parte, manteve a pegada de mostrar o que está realizando pela Bahia, o que considera "um novo tempo" e expôs números do Topa e da Estradas. Quanto ao Topa participou de um encontro com alunos do programa e traduziu bem a mensagem para o telespectador. O programa de estradas estava bem editado. E os depoimentos populares, melhores ainda. A fala de Wagner para seguir em frente é boa.
6. Marcos Mendes, como sempre, o único candidato que está fazendo jornalismo. Aproveitou a Parada Gay e mostrou sua participação e do pessoal do PSOL.
**
7. A candidatura de Salvador para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014 foi oficializada na tarde desta segunda-feira (13) com a entrega de carta do prefeito João Henrique ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Brasileiro, Ricardo Teixeira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. 8. No documento, que teve como portadores o chefe de gabinete do prefeito e coordenador municipal das ações da Copa, Leonel Leal, e o secretário municipal de Educação, Cultura e Lazer (Secult), Carlos Soares, João Henrique disponibiliza a cidade para abrigar o evento considerando que a capital baiana atende as condicionantes técnicas requeridas pela FIFA e know how na realização de megaeventos de entretenimento, como o Carnaval. 9. O chefe do executivo de Salvador reafirmou ainda o cumprimento dos prazos estabelecidos pela Federação para preparar Salvador para abrigar o mundial de futebol, item que vem sendo viabilizado através da integração das diversas esferas, instâncias e órgãos governamentais baianos envolvidos no projeto.
10. O prefeito faz sua parte ou seu marketing pessoal. A questão básica é que o prefeito não tem um padrinho forte para "sensibilizar" a CBF/FIFA, os investimentos para a Copa em Salvador estão sendo feitos pelos governos federal e estadual, e o governador Wagner não vai contrariar o desejo pessoal do presidente da República, Lula da Silva, o qual deseja que a abertura da Copa seja em São Paulo. Lula já disse que é impensável um evento desse porte no Brasil sem São Paulo.
11. Além disso, o presidente joga no mundo da política e seu time, o Corinthians, tem uma das maiores torcidas do país. Lula deseja, pois, com as derrapagens da direção do São Paulo Futebol Clube e do Morumbui, que a abertura da Copa além de atender São Paulo, a cidade, o estado, que se viabilize no novo estádio do Corinthians. Lembrando, ainda, que Lula não é simpático a João e nem tampouco a Salvador. 12. Ainda assim, o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, também entregou nesta segunda-feira (13), às 15h, ao presidente do Comitê Organizador Local e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, na sede da entidade, documentos que oficializam o pedido de candidatura da Bahia para ser a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. 13. No encontro, o secretário apresentou carta do governador Jaques Wagner, que solicita o estado como postulante do evento, bem como um livro que contém manifestações de apoio de personalidades baianas, além de fotos e textos informativos que ratificam a capacidade de Salvador para sediar a partida inaugural do torneio.
14. Ou seja, nesse jogo, o placar está 1x1. Mas, duvida-se muito que São Paulo perca essa parada.
** 15. Um deputado do PR dizia o seguinte: entre o suplente de senador de Pinheiro, Roberto Muniz, ex-secretário de governo carlista; e o suplente de senador de Lídice, Nestor Duarte Neto, ex-secretário de João Henrique; o nome de Tércia Borges como suplente de César Borges é o melhor, disparado.
16. Netinho de Paula (PCdoB) passa Marta Suplicy (PT) em São Paulo na campanha ao Senado e agora ela teme uma subida de Aloysio Nunes, do PSDB.
17. Esse Rubinho Barichello continua fantástico: culpou o carro por seu mau desempenho na última corrida na Itália.
18. Trinta anos de Orgulho Gay e Luiz Mott não deixou por menos. Compareceu a Parada Gay usando um cocar de cacique.
19. Na Parada Gay os políticos perderam para as propagandas de cervejas em lata Skol e Schin. Tinha uma enorme que dizia: 3 Latão por 5.
20. Erenice Guerra é o símbolo do Brasil atual.
21. É a cara da Bahia o Muquifest no Wetn W'ild com 12 horas de pagode. Criativo e porradão.
22. Imagina! Vai acontecer o Med Folia com Harmonia do Sampa e Stakazero dia 2 de outubro. Véspera da eleição.
23. Todo mundo elogiando a PPP - Parceria Público Privada - do Hospital do Subúrbio. Isso até pouco tempo era uma coisa impensada no PT. Alguns setores ainda pensam assim. Nesse aspecto, Solla acertou em cheio. 24. A candidata ao Senado Lídice da Mata ingressou com uma representação no Ministério Público Eleitoral contra panfletos de origem apócrifa de conteúdo calunioso. O material estava sendo distribuído nesta segunda-feira, de forma articulada, por três pessoas, nas imediações do Iguatemi. 25. "Não vão conseguir me atingir com esses práticas que remetem ao passado da política. O povo de Salvador me conhece", declarou Lídice. "Essa atitude é motivada pela nossa força, pelo nosso crescimento nas pesquisas e pelo desespero de alguns", acrescentou a deputada socialista, que esteve no MPE acompanhada de sua advogada, Tatiana Pinheiro. 26. O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, João Almeida (BA), Gustavo Fruet (PR), líder da minoria, e o senador Álvaro Dias, vice-líder no Senado, se reúnem na tarde de terça-feira (14/09), com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel para entregar representação na qual exigem que o Ministério Público da União investigue denúncia feita pela revista "Veja" envolvendo o filho da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra.
27. O esquema teria ocorrido no período em que a candidata à Presidência da República do PT ainda chefiava a Casa Civil. Na época, Erenice ocupava o cargo de secretária executiva e era considerada "braço direito" de Dilma Rousseff.Para o líder João Almeida, essa é mais uma evidência de que existe um esquema criminoso em órgãos do governo petista.
28. "Trata-se de mais um indício de que o PT tem uma quadrilha atuando em cada área do governo, inclusive dentro da Casa Civil. A coisa é mais grave do que parece, pois aconteceu dentro de um órgão que é o coração do governo. Isso é trágico e antirrepublicano", afirma. 29. Agenda de Geddel: Dia 14 - terça-feira: Salvador, 12h - TV Bahia - Bahia Meio Dia14h - Gravação de programas para o horário eleitoral. Dia 15 - quarta-feira, 16h - Rio de Contas - Carreata; 18h - Livramento de Nossa Senhora - Carreata; 20h - Brumado - Comício.
30. Nesta terça-feira (14), o candidato ao Governo da Bahia (PV), Luiz Bassuma, visita obras do Colégio Bairro da Paz, às 09h30. À tarde, se reúne com coordenação de campanha. Às 19h, Bassuma participa de debate da UNE e DCE da Unijorge, Paralela.
31. O candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, grava programa eleitoral, na manhã desta terça-feira (14/09). Pela tarde, se reúne com lideranças políticas. À noite, concede entrevista ao programa Bahia Record, na TV Itapoan/Record.