Secretário estadual da Agricultura otimista em relação ao PAC do Cacau
Foto: DIV |
|
Artur Napoleão entrega as insígnias da Confraria do Bonfim a Edvaldo Brito |
Miudinhas globais:
1. Está acontecendo uma situação curiosa nesta campanha em relação ao PV nacional, o desempenho de Marina Silva nas pesquisas até agora (10%), e o PV baiano, com Luiz Bassuma só conseguindo amealhar 1% das intenções de votos segundo todas as pesquisas realizadas até o momento. Era de se supor, pela mensagem do PV e a quantidade de gente que, hoje, abraça essa causa, da sustentabilidade, do mundo verde, do culto a preservação da natureza, que Bassuma tivesse um desempenho melhor.
2. E por que isso não acontece? Parece-me que a razão principal é estrutural do próprio partido na Bahia com dois grupos de atuações que não se bicam, vivem às turras, e uma parte está atrelada ao PT e ao projeto de Wagner/Lula/Dilma e a outra com Marina Silva. O essencial que é a mensagem dos verdes, aquela que conduz a uma votação pelo amor à causa, se esfarrelou.
3. Bassuma é ligado ao deputado Edson Duarte, candidato a senador e de fato quem manda no PV da Bahia, impôs sua condição de candidato atropelando o grupo do ex-secretário estadual Juliano Matos e do ministro Juca Ferreira, não permitiu que João Jorge presidente do Olodum fosse candidato ao Senado, e faz uma campanha com uma mensagem mais voltada para a área da educação, o seu forte, do que uma coisa plural e apreciável pelos seguidos do ambientalismo.
4. O contigente populacional que gostaria de votar num "verde" se sente sem segurança, sem confiabilidade no apelo do partido na Bahia, e, embora vote em Marinha no plano nacional, no plano local está optando por outros candidatos a governador. Esse contigente é muito grande no Brasil e na Bahia tanto que Marina tem 10% das intenções de votos mesmo com aquela voz estridente e uma campanha apenas regular.
5. Evidente, também, que pelo andar da carruagem Marina não terá na Bahia 10% dos votos do eleitorado, mas, ainda assim, se supõe que ficará acima do 1% reservado a Bassuma. E, não vejo, não enxergo, não vislumbro que essa situação de Bassuma melhore porque não existe uma mobilização nesse sentido, ninguém está sensibilizado, isso por mais que a pessoa queira vota no PV.
6. Admite-se, nos bastidores, que o PV poderá fazer um deputado federal: ou Rose Bassuma, que é esposa do candidato a governador e herdeira dos seus votos naturais (Bassuma era deputado federal eleito pelo PT); ou Juliano Matos, ex-secretário do Meio Ambiente, filho de Filemon Matos, ex-deputado estadual e hoje conselheiro do TCE, vinculado a Wagner. Deputado estadual é provável que o PV não chegue lé.
7. Essa situação do PV, com Juca Ferreira tentando se agarrar ao cargo de Ministro da Cultura no provável governo Dilma Rousseff, trará reflexos na campanha municipal de 2012, pois, este partido, não deverá impor uma condição melhor para disputar espaços municipalistas. E o campo é extremamente aberto. Gilberto Gil, que é um ícone do PV baiano desde o Onda Azul, mantém sua fidelidade ao partido, mas, aposentou-se da política.
8. A verdade é que o contingente de pessoas que adota o ambientalismo, cultua o verde, é simpática a esta causa, está órfã de liderança na Bahia.
**
9. O vice-prefeito de Salvador e candidato a senador Edvaldo Brito (PTB) é o mais novo membro da "Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim". A posse aconteceu hoje (05) durante a missa das 7h30min na Colina Sagrada, celebrada pelo padre Edson Menezes.
10. Com a igreja lotada, Edvaldo Brito fez o juramento e recebeu as insígnias dos juizes da Devoção Artur Napoleão Rego e Flodoardo Azevedo. "Sinto-me extremamente honrado por fazer parte da Devoção, estreitando ainda mais os meus laços com a Igreja do Bonfim. No início do ano fui escolhido juiz das festas e agora passo oficialmente a ser integrante dessa irmandade que existe na Bahia desde o século XVIII, o que me dá muita alegria", declarou Brito.
11. Apareceu um candidato a deputado com o sugestivo nome de Neto Pobre.
12. Dra Tereza que aparece na TV como candidata a deputada federal trata-se da vice-prefeita de Camaçari, pelo PSDB.
13. A diretora da Cheche Beu Machado, Maria Jose Machado (Nenen), está apoiando a candidatura de Antonio Brito (PTB) à Câmara Federal.Ela contou que começou a admirar Brito , ao constatar como ele decide com rapidez. Mesmo decepcionada com os políticos, Nenen acredita no ex-secretário Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).de Salvador.
14. Nenê conheceu Brito durante um encontro de creches comunitárias,.Ela conta que ficou impressionada ao constatar tantas diretoras de creches elogiando Brito. "Pedi a palavra e o desafiei a ajudar minha creche que funciona há 25 anos".Ele prometeu atendimento com o programa de suplementação alimentar para as crianças e cumpriu".
15. A decepção de Nenen não se justifica porque quando prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy, ajudou e muito sua creche.
16. "O PAC do Cacau não trata só do endividamento. Passa pelas questões da verticalização e da diversificação. São as três vertentes nas quais estamos trabalhando para recuperar toda a região cacaueira", disse na manhã deste domingo, (5), no município de Uruçuca, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
17. O secretário afirmou que as perspectivas para o cacau são as melhores possíveis, e disse que a secretaria está envidando esforços para obter novos recursos para a diversificação das culturas e para a verticalização da produção.
18. As declarações do secretário foram feitas para um público superior a 500 produtores, pesquisadores, extensionistas da Ceplac, EBDA e Adab, na abertura do Workshop "A cacauicultura e seus novos caminhos", promovido pelo Grupo Pensar Cacau, Fazenda Vitória, onde o secretário estimulou o associativismo e a união de todos em benefício da cacauicultura.
19. De otimistas o mundo tá cheio. Agora, a realidade do cacau é dura.
20. Agora vai: Gabeira anuncia apoio a Aleluia.