Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROTESTO NA ESCADARIA PREFEITURA SALVADOR VIRA AMBIENTE DE AGRESSÕES

Marcos Mendes foi o único candidato que mostrou na TV drama dos barraqueiros
25/08/2010 às 22:22

Foto: AE
Estado que ficou avião da Passaredo que caiu em Conquista. Ninguém ficou ferido.
  Miudinhas globais:

  1. O inferno astral do prefeito João Henrique segue em frente. Nesta quarta-feira, 25, a situação ficou ainda mais tensa quando manifestantes de bairros populares organizados pelos vereadores da oposição tentaram lavar a escadaria da Prefeitura, numa alusão ao episódio do Transcon. Guardas Municipais e PMs agrediram manifestantes, um policial sacou uma rama, um clima de conflito e insegurança.

  2. Os manifestantes se propunham a fazer uma faxina na Prefeitura e pediam a exoneração do superintendente da Sucom, Cláudio Silva, e do secretário Particular do prefeito, Ricardo Araújo, ambos envolvidos no episódio.

  3. "Não se justifica agressão de nenhum dos lados, mas foram eles que começaram, nos molhando. Estávamos aqui de forma pacífica para impedir que eles subissem a escadaria", afirmou o tenente-coronel Adelmário Xavier, que comandava a ação da PM. O militante do movimento negro Tiago Azeviche, 24 anos, que foi derrubado, pretende registrar a agressão na delegacia. "Eles rasgaram minha camisa, me bateram com os cassetetes e ainda me chutaram no chão", queixou-se.

  4. Como esse clima tenso no centro da cidade e nos bairros, sobretudo com a derrubada das barracas de praias, o prefeito deve redobrar a segurança. A candidata a deputada Maria Luiza, esposa do prefeito, tem evitado circular nos bairros, ultimamente.
                                              **
  5. Quando comprar uma roupa bonita irei ao Iatch camarada Lula Laranjeira.

  6. Leitor pede para lembrar o seguinte: que ACM derrubou duas invasões à beira mar. A primeira em Ondina, onde tem o largo, a prainha e parte do Ondina Apart, que se chamava Bico de Ferro. A outra era uma invasão que havia na Pituba onde hoje se encontra o Jardim dos Namorados.

  7. Nesses dois casos - lembra o leitor - existiam muitas moradias, arruados de casas de alvenaria e barracos. Ele só tá falando isso pra dizer que é diferente do quadro atual, embora em muitas barracas de praias (hoje) famílias estivessem morando. Pelo menos durante a temporada de verão.

  8. Sacanagem pura: já tem gente falando em Transcamas.

  9. Comemorar vitória antecipada em eleições é um perigo. Quem avisa amigo é. Barriga de mulher e cabeça do povo só depois que as urnas são abertas.

  10. Tudo pelo social: só os lenhados vão a júri popular sobre a morte de Neylton Souto. A promotora do MP assentou com todas as letras a culpabilidade das mandantes, Aglaé Amaral e Tânia Pedroso, mas, a vida como ela é.

  11. Legal essa ideia do baile black de Valmir Assunção. Comitê o próprio nome já diz uma parte.

  12. Agora vai! Caetano Veloso apoia Marina Silva.

  13. O presidente do IAF, Helcônio Almeida, diz que tem munição (e muita) para detonar a "credibilidade" do Sindsefaz. E que tem um dirigente sindical usando a máquina para tentar se eleger deputado.

  14. Cadê Yulo, Pelegrino e outros, e mais os órgãos de direitos humanos para pelo menos acalentar os barraqueiros de praias de Salvador. Cadê?

  15. Uma festa comercial como a Vaquejada de Serrinha, que de cultura não tem nada, recebeu R$318 mil do FazCultura.

  16. Valmir Assunção me mandou um convite para o comício de Lula. Ora, queria um convite era para o Baile Black.

  17. A edição desta semana de J&Cia traz, entre outros temas relevantes, um intenso vaivém de profissionais de renome, a saber: Cynthia de Almeida deixa a Editora Globo para voltar à Abril; Ricardo Setti começa na Veja.com; Fred Melo Paiva deixa o Brasil Econômico e César Giobbi será colunista do jornal; Fábio Zanini deixa Brasília e passa a editor de Mundo na Folha; e Marília Assef começa na TV Cultura.

  18. Outros assuntos em destaque são matérias especiais, sobre o fim da circulação do JB impresso, no próximo dia 31/8; a reestruturação da Abril Educação e a saída de Mauro Calliari da empresa; os congressos dos jornalistas e da ANJ; e um artigo de Márion Strecker, diretora de Conteúdo do UOL, sobre eleições e internet.

  19. Manchetes ainda para o selo que os Correios vão lançar no sesquicentenário de nascimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura; a edição de J&Cia Entrevista com o apresentador Fausto Silva, o Faustão, que sairá na próxima 2ª.feira (30/8); e as repercussões do especial sobre os dez anos do assassinato de Sandra Gomide, que circulou no último dia 20.

  20. Aqui na Bahia está tudo parado.

  21. Estender o aprendizado de inglês para além da sala de aula, a fim de aprimorar o conhecimento do idioma e fortalecer as chances de inserção no mercado de trabalho. Esta é uma das propostas da parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID), que resultou na oferta de 42 bolsas de estudo de inglês para estudantes da rede estadual de ensino.

  22. O curso, na Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu), tem início neste sábado (28), na sede da instituição, no Corredor da Vitória, e terá duração de quatro semestres (dois anos). O cronograma será montado a partir do material didático utilizado nas aulas do programa da Secretaria de Empregabilidade e Tecnologia em Inglês - Enterjovem.

  23. Ponto para Marcos Mendes. Foi o único candidato a governador que mostrou na TV (ainda que com poucos minutos) o drama dos barraqueiros de Salvador e suas familias. Os outros candidatos deconsideraram o assunto. Foi como se eles estivessem morando na Suiça.

  24. Geddel optou por mostrar obras que realizou no Estado quando era ministro da Integração Nacional referendadas por depoimento de Lula e disse que, enquanto no governo Lula as desigualdades sociais diminuiram na Bahia aumentaram. Lançou um programa chamado Casa Bonita.

  25. Souto manteve a pegada sobre a violência crescente na Bahia. Entrevistou uma senhora residente no Nordeste de Amaralina para falar do seu programa Viva Nordeste que fechou as portas no atual governo. E Wagner destacou a geração de empregos no Estado comentando o projeto que deu certo no Brasil com Lula há 8 anos; e o que está dando certo na Bahia há 4 anos.

  26. De uma forma geral, os programas desta quarta foram todos fracos, sem emoção, sem convencimento. O melhor foi o de Marcos Mendes que soube explorar um fato jornalístico que a cidade toda está ligada, que mexe com o coração de muita gente, para fazer seu comentário.

  27. Tem um camarado aí por nome Cacá dos Colchões candidato a deputado federal. Cuidado para não errar o nome meu caro.

  28. O Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos (Mãe Aninha), comemora um século de existência sediando encontro com secretários da educação dos municípios baianos no dia 26 de agosto, no próprio Terreiro, no bairro de São Gonçalo, em Salvador.

  29. Promovido com a parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o encontro Ofin no Olope (Lei em Ação) traz na pauta o debate sobre a implantação da Lei nº 10.639|2003, que inclui História e Cultura Afro-Brasileira como disciplina obrigatória no currículo oficial da rede de ensino do Brasil.

  30. Acontece também o lançamento do livro didático Epé Laiyé - Terra Viva, de autoria de Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida nacionalmente como Mãe Stella de Oxossi.